Por que surgiu o Dia do Profissional de Informática?
O que faz um Profissional de Informática?
Quais as principais competências do Profissional de Informática?
Super dica!

Você sabia que o Dia do Profissional de Informática é comemorado em 19 de Outubro?

Descubra mais sobre a importância do Dia do Profissional de Informática, as habilidades fundamentais e como se preparar para o mercado de trabalho nesta área.

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
Você sabia que o Dia do Profissional de Informática é comemorado em 19 de Outubro?

O Dia do Profissional de Informática - ou Dia do Profissional de Tecnologia da Informação (TI) - é comemorado no dia 19 de outubro. A data é celebrada devido à importância do suporte técnico tecnológico principalmente nas empresas.

O seu trabalho está diretamente relacionado à otimização de processos, por meio da criação de sistemas e de softwares e da manipulação de dados e de informações.

Para que você saiba mais sobre o Profissional de Informática, continue neste artigo e confira os seguintes tópicos:

  • Por que surgiu o Dia do Profissional de Informática?
  • O que faz um Profissional de Informática?
  • Quais as principais competências do Profissional de Informática?
  • Super dica!

Vamos lá!

Por que surgiu o Dia do Profissional de Informática?

O Dia do Profissional de Informática surgiu para homenagear aqueles capacitados na resolução de problemas em softwares e em sistemas de dados, além da automatização de tarefas do cotidiano.

A data comemorativa conta com debates e palestras para discussão dos temas relevantes na tecnologia da informação, área que está em constante evolução e em melhoria contínua.

O Dia da Informática é celebrado no dia 15 de agosto, quando o primeiro computador digital produzido em larga escala surgiu.

O que faz um Profissional de Informática? 

O Profissional de Informática atua na resolução dos principais problemas encontrados em softwares e hardwares, além da busca pela otimização dos mais diversos processos presentes em nosso cotidiano.

O profissional pode ser graduado em Ciência da Computação, Engenharia de Software, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação.

Os profissionais da área são divididos em programadores, desenvolvedores, engenheiros de softwares, analistas de redes, analistas de segurança, analistas de sistemas, gerentes de TI, entre outras funções.

Este técnico pode tanto ser contratado por uma empresa e ter um trabalho fixo, como ser autônomo e prestar serviços a várias empresas e a várias pessoas. O suporte técnico e a manutenção de dados são suas principais funções.

Quais as principais competências do Profissional de Informática?

No geral, os profissionais de TI são responsáveis pelo suporte técnico e pela criação de soluções para problemas do sistema. Confira a seguir algumas das competências necessárias para a execução de suas funções:

Boa Comunicação

O profissional desta área deve possuir boa comunicação para se relacionar com clientes e colegas de equipe. Isso implica também em melhor compreensão das demandas propostas.

Conhecimento Técnico

O profissional de informática é também um grande executor. Dessa forma, é essencial que tenha conhecimento técnico para desempenhar as suas funções. Deve buscar se capacitar em sua área constantemente.

Raciocínio Lógico

O raciocínio lógico é uma de suas principais competências. Este profissional deve solucionar problemas, logo, o desenvolvimento de um pensamento crítico é imprescindível para o sucesso em seu trabalho.

Adaptabilidade

O mundo atual é considerado volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA). Assim, os profissionais de informática devem também ser dinâmicos e buscar a adaptação nos mais diversos cenários.

Melhoria Contínua

Este profissional deve buscar sempre a melhoria contínua, levando em conta que a tecnologia está em constante evolução e as suas soluções e funcionalidades

Dessa forma, é essencial que busque se atualizar constantemente das tendências e inovações do mercado.

Super dica! 

Para continuar a sua capacitação para o mercado de trabalho, a nossa super dica é o curso sobre a importância do Pensamento Crítico. Nele, você desenvolverá competências cognitivas para a tomada de decisões mais assertivas. Acesse a nossa plataforma e confira!

Já se sentiu ansioso e indeciso na hora de tomar uma decisão, tem medo de arriscar ou onde suas ações podem te levar?!
Com o Curso voltado para o Pensamento Crítico você se tornará capaz de resolver os problemas com mais eficiência e assertividade!
Ao acessar esse material você vai ter a chance de identificar o quanto você precisa desenvolver para se tornar o profissional capaz de resolver problemas de maneira eficaz!
Está esperando o que? Garanta sua inscrição gratuita por tempo Limitado, basta clicar no botão abaixo.

Pensamento Crítico

Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

Formação em Cientista de Dados

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formação Em Cientista De Dados

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.