O que é um tecnólogo?
Tecnólogo e Técnico são a mesma coisa?
Quais são as áreas de conhecimento cobertas pelo curso de tecnólogo?

Dia 6 de Outubro é o comemorado o dia do Tecnólogo!

Conheça agora a área de atuação de um tecnólogo, aprenda as principais diferenças entre o mesmo e um técnico, e veja as oportunidades da área!

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Dia 6 de Outubro é o comemorado o dia do Tecnólogo!

O curso de tecnólogo vem ganhando destaque ao passar dos anos. Toda essa evolução se deu após os primeiros cursos que foram oferecidos no Brasil, em 1969, que eram voltados para as engenharias e áreas da tecnologia.

Hoje, já existem mais de 5.000 mil cursos registrados e oferecidos pelo MEC no Brasil, e é considerada uma das áreas mais promissoras no país.

Segundo o Censo de Educação de Ensino Superior do Brasil, o curso registra mais de 650 mil matrículas por ano!

Quer conhecer melhor? Então continue a leitura para descobrir e entender mais sobre:

  • O que é um tecnólogo?
  • Tecnólogo e Técnico são a mesma coisa?
  • Quais são as oportunidades?

Vamos lá!

O que é um tecnólogo?

No dia 6 de outubro é comemorado o dia do tecnólogo. Essa é a profissão destinada às pessoas que optam por cursos mais rápidos, visto que a inserção no mercado de trabalho é mais veloz.

A data surgiu para homenagear e colocar voz e reconhecimento ao trabalho dos tecnólogos.

Mas, você sabe o que um tecnólogo faz? Basicamente um tecnólogo é um profissional  que adquiriu conhecimento e técnica em alguma área específica, e isso é resultado de muita determinação, foco, estudo e habilidade.

O curso de tecnólogo vem se desenvolvendo no mercado de trabalho há alguns anos, e vem tendo um desempenho interesse muito próspero pelos estudantes, e isso também ocasionou uma abertura maior de novos cursos para serem ofertados.

Além disso, pode se dizer que um tecnólogo é um profissional que teve o processo de aprendizagem rápido, sendo de dois a quatro anos, e o resultado das oportunidades de emprego tem destaque também, com um índice de contratação acima dos 75%.

Diante disso, diversas faculdades têm investido alto em novas tecnologias e segmentos de cursos, pois a demanda específica é grande!

Vale ressaltar também que o curso de um tecnólogo pode ser em áreas distintas. Isso porque, o objetivo antigamente era muito voltado à área da tecnologia, mas, hoje isso não se resume mais a computadores e a informática, mas sim, a técnica necessária para fazer algo.

No entanto, ainda assim, não há uma regulamentação para essa área, o salário pode variar, e quem define algumas dessas questões é a demanda e o mercado de trabalho. Muito interessante não é mesmo? Não deixe de conferir o próximo tópico para saber como diferenciar um técnico de um tecnólogo!

Tecnólogo e Técnico são a mesma coisa?

Muitas pessoas acabam por confundir Técnicos e Tecnólogos. Mas engana-se você em achar que esses termos são a mesma coisa, ou a mesma profissão!

O curso técnico pode ser oferecido simultaneamente ao ensino médio, e é voltado para apresentar a teoria e a prática em alguns cursos, e tem o intuito de prospectar para o mercado de trabalho.

Em média possui a duração entre 800 horas e 1200 horas. E o seu certificado é reconhecido.

Agora, tratando-se do Cursos Tecnólogos, são ofertados cursos de nível superior mais específicos,  e com o desenvolvimento do assunto e novas demandas do mercado, foram criando-se novos cursos para suprir essa necessidade.

A carga horária é de 1600 horas para cursos de gestão e de 2400 horas para cursos das engenharias, além disso orientam-se sempre a continuidade nos estudos e a busca pela qualificação e novos conhecimentos.

Quais são as áreas de conhecimento cobertas pelo curso de tecnólogo?

Com todo esse desenvolvimento da área, hoje existem mais de 100 graduações distintas, e podem ser ofertadas por faculdades dentro das modalidades de ensino.

Além disso, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, elaborado pelo (MEC), atualmente, no total contam com 13 áreas, sendo elas:

  1. Ambiente e Saúde
  2. Apoio Escolar
  3. Controle e Processos Industriais
  4. Gestão e Negócios
  5. Hospitalidade e Lazer
  6. Informação e Comunicação
  7. Infraestrutura
  8. Militar
  9. Produção Alimentícia
  10. Produção Cultural e Design
  11. Produção Industrial
  12.  Recursos Naturais
  13. Segurança

Muito interessante não é mesmo? Então, se você tem interesse em se desenvolver mais, gosta de estar em crescimento e busca alcançar seus objetivos, mas tem dificuldade ao longo do processo, podemos te ajudar a entender e aplicar  Metas para crescer!

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

10 empresas com cultura data-driven para se inspirar

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

10 Empresas Com Cultura Data Driven Para Se Inspirar

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.