Apesar de ser nomeado em homenagem ao matemático inglês John Venn, existem registros que mostram que o diagrama de Venn é utilizado desde o século XIII. Hoje em dia, é amplamente difundido e suas aplicações vão desde a matemática até a gestão de negócios, passando por linguística e educação.
Ficou curioso para saber por que essa ferramenta é tão usada? Continue neste artigo, nele abordaremos:
O diagrama de Venn, também conhecido por diagrama de Venn-Euler, é uma representação visual das similaridades e diferenças entre dois ou mais itens. Ele consiste na sobreposição de uma série de formas, normalmente círculos.
Também conhecidos como diagramas de conjuntos ou diagramas lógicos, são amplamente utilizados na matemática, estatística, lógica, ensino, linguística, ciência da computação e nos negócios.
Cada forma representa um grupo ou entidade. As características comuns entre os dois grupos são encontradas na parte em que as formas estão sobrepostas. Itens exclusivos de uma entidade são escritas na parte em que não há outras formas concorrentes.
O objetivo do diagrama é facilitar o entendimento nas operações básicas de conjuntos, como: união e intersecção, relação inclusão e pertinência, diferença e conjunto complementar.
Confira agora o eBook Gráficos de Controle!
A carta de controle, ou Gráfico de Controle, é uma das ferramentas de gestão voltadas para a qualidade. Ela tem a função de ilustrar, por meio de um gráfico, as características as quais o produto ou processo foram finalizados, permitindo-se identificar de forma clara quando algum destes estiver fora do limite de aceitação, evitando que produtos não conformes cheguem até os clientes, ou avancem dentro da linha de produção, reduzindo os gastos com desperdícios e retrabalhos. Além disso, a partir do Gráfico de Controle é possível perceber eventuais anomalias dentro de algum processo, quando por exemplo, uma série de produtos começam a apresentar defeitos semelhantes dentro de um curto espaço de tempo.
No Ebook Gráficos de Controle, ensinaremos como criar um Gráfico de Controle no Excel de forma bem simples e ilustrativa. Seu objetivo é acompanhar estatisticamente o desempenho de um processo, verificando se o mesmo se encontra dentro dos limites de especificação para o processo.
Veja como usar essa poderosa ferramenta para controle de processos.
Como foi dito anteriormente, o seu uso é amplamente difundido em diversas áreas. Alguns exemplos disso são:
São comumente utilizados no ensino de conceitos matemáticos fundamentais, como conjuntos, união e interseção. Eles também são usados na resolução de problemas matemáticos avançados.
A teoria dos conjuntos é considerada um ramo completo da matemática.
Especialistas em estatística fazem uso dos diagramas de Venn para auxiliar na determinação da probabilidade de algum fato ocorrer, uma atividade importante na parte de manutenção preditiva e análise estatística.
Diferentes conjuntos de dados podem ser comparados para encontrar os graus de semelhança e distinção entre eles.
Os diagramas são usados para estabelecer a validade de determinados argumentos e conclusões. Em um raciocínio dedutivo, se as premissas são reais e a forma de argumentação está correta, então a conclusão deve ser verdadeira.
Por exemplo, se todos os cachorros são animais e seu pet Rex é um cachorro, então o Rex tem que ser um animal. Se nomearmos variáveis A, B e C, vamos dizer que os animais são “A”, os cachorros são “B” e o Rex é “C”.
Dessa forma, podemos dizer (e desenhar os conjuntos): Todo “B” (cachorro) é “A” (animal). Se “C” (Rex) é “B” (cachorro), então “C” (Rex) é “A” (animal). Chegamos à mesma conclusão de antes.
Os diagramas de Venn podem servir para evidenciar os traços comuns e as diferenças entre línguas diferentes ou de elementos pertencentes à uma mesma língua.
Além disso, auxiliam no aumento da compreensão de leitura. Estudantes podem desenhar diagramas para comparar e contrastar as ideias que estão lendo sobre.
Nos negócios, são utilizados para comparar e diferenciar produtos, serviços, processos ou praticamente tudo que possa ser representado em um conjunto. É uma ferramenta de comunicação muito eficiente para ilustrar esse tipo de comparação.
Nesse contexto, pode ser utilizado na escolha de um novo funcionário, por exemplo:
Uma coleção de itens. Considerando a versatilidade do diagrama de Venn, isso pode ser qualquer coisa. Podem ser itens, objetos, membros ou similares.
Quando um grupo de conjuntos é representado e todos os seus itens estão englobados. No caso, é a soma elementos do conjunto A e do conjunto B:
São os itens que são comuns à dois conjuntos. Também podem ser chamados de subconjuntos.
Representa tudo que está dentro dos conjuntos, exceto a interseção entre eles.
São todos os itens que não estão dentro de um determinado conjunto.
Tudo que está em um conjunto, mas não está no outro.
Como possui forte apelo visual, esse tipo de diagrama é uma escolha muito utilizada em relatórios e apresentações, dado que é fácil e rápido de perceber as relações entre os conjuntos estudados.
Além disso, o diagrama de Venn possui os seguintes benefícios:
É útil para analisar as relações entre conjuntos de itens, como similaridades e diferenças. Estudantes e profissionais fazem uso disso para pensar na lógica por trás de um conceito e explicitar relações por comunicação visual. Essa característica é útil desde questões elementares até nas mais avançadas.
É possível ver claramente o que seus conjuntos têm em comum, em contraste com suas diferenças. Isso pode ser utilizado, por exemplo, para selecionar um produto ou serviço importante que precisa ser adquirido.
Como é baseado na teoria dos conjuntos, possui grande utilidade na resolução de questões matemáticas;
Ajuda no entendimento lógico de situações, equações e frases. Um exemplo é a lógica Booleana, que pode ser representada por diagrama de Venn, mostrando como os conjuntos se relacionam de acordo com as palavras “e” e “ou”.
Apesar de todas as vantagens e propósitos mostrados acima, o diagrama de Venn pode apresentar algumas limitações no seu uso:
Quando são utilizados mais de três conjuntos, fica mais difícil manter todas as partes dentro da mesma proporção. Isso significa que para representar algumas das interseções, acaba sendo necessário “apertar” (diminuir) algumas partes que trazer outros itens para aquela região.
Com isso, seu real valor pode ficar distorcido, fazendo com o que o diagrama seja mais uma aproximação do que uma representação exata daquele conjunto de dados.
Outro ponto a se notar é que o círculo não é a forma ideal para se montar um diagrama de Venn que objetiva visualizar quatro ou mais grupos de dados.
Isso se dá pelo fato de ser impossível criar um diagrama com círculos que seja capaz de representar todas as possíveis interações de quatro (ou mais) conjuntos.
Essa limitação ocorre porque dois círculos se cruzam em no máximo dois pontos, e cada interseção cria uma nova região. Dessa forma, é possível visualizar apenas 14 das 16 possíveis interações.
A melhor maneira de evitar esse problema é utilizar elipses em vez de círculos, como mostrado abaixo:
Agora que você já percebeu todos os benefícios e aplicações do diagrama, deve estar curioso para saber como montar um.
É simples, basta seguir estes passos:
O treinamento em White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.
Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho.
Insira o cupom e se capacite gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no imagem abaixo para saber mais a respeito!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!