O que é IOT?
O que é IIOT?
Diferenças entre IOT e IIOT?

Você sabe a diferenças entre IOT e IIOT? Entenda agora!

Entenda as diferenças entre IOT e IIOT e como esses conceitos estão interligados com a quarta revolução industrial, na qual estamos vivendo.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você sabe a diferenças entre IOT e IIOT? Entenda agora!

A quarta revolução industrial está transformando a maneira como empresas, governos e humanos interagem com o resto do mundo conectado. Isso também se aplica às fábricas, que implementam tecnologias como a IOT  para melhorar a eficiência operacional. Apesar de serem similares, existem diferenças IOT x IIOT.

Como a tecnologia ainda está se estabelecendo, os padrões ainda estão sendo definidos. Porém, as indústrias já estão começando a se preocupar com aceitação, custo, conectividade, segurança e muito mais, criando as estruturas necessárias para as Smart Factorys.

À medida que novas tecnologias e estratégias de conectividade chegam ao mercado, a inovação da IIOT continuará a evoluir. Essa tendência vai afetar indústrias de todos os tipos, bem como nossas vidas pessoais. Por isso, nesse artigo vamos ver as diferenças IOT X IIOT, com os seguintes tópicos:

●     O que é IOT?

●     O que é IIOT?

●     Diferenças entre IOT e IIOT?

O que é IOT?

A Internet das Coisas (IOT) consiste em um sistema de objetos conectados um ao outro por meio da internet, coletando e transferindo dados em uma rede sem fio, sem a necessidade de intervenção humana.

Essa tecnologia abre muitas possibilidades empresariais e na vida diária. Qualquer objeto equipado com sensores e capaz de se conectar à internet pode fazer parte do sistema. Estamos falando de equipamentos médicos, biochips, painéis solares, carros autônomos, entre outros bilhões de dispositivos físicos.

Graças ao barateamento dos microprocessadores eletrônicos e à abrangência quase total das redes sem fio, qualquer coisa pode ser transformada em uma parte da IOT. Essa comunicação de dados em tempo real e autônoma está tornando a estrutura do mundo ao nosso redor mais inteligente e ágil.

Hoje, as empresas vêem a IOT como uma maneira de aumentar a receita, reduzir custos operacionais e melhorar a eficiência. A implementação de dispositivos da IOT possibilitam a otimização dos fluxos de trabalho, visualização de padrões do usuário, automatização de processos e aumento da competitividade.

Apesar de utilizar essa tecnologia como ferramenta, muitas vezes suas aplicações gerais e específicas se confundem. Entretanto, existem diferenças IOT x IIOT.

Lidar com os problemas que surgem em uma empresa muitas vezes não é uma tarefa fácil, e por isso, fazer uso de algumas ferramentas é essencial para facilitar e otimizar esse processo.

Visto isso, nós criamos o Ebook As 7 Ferramentas do WCM para Solução de Problemas para que você aprenda a solucionar problemas utilizando 7 ferramentas aplicáveis nos 11 pilares do World Class Manufacturing, a metodologia que virou pré-requisito para profissionais da indústria 4.0. Aproveite e baixe agora mesmo!

Baixe e entenda sobre as 7 ferramentas do WCM!

O que é IIOT?

A Internet das Coisas Industrial (IIOT) é a utilização de sensores inteligentes e atuadores para aprimorar processos industriais e de manufatura. Ela utiliza esses equipamentos para realizar análises em tempo real, aproveitando a vantagem proporcionada pela coleta de dados gerados no ambiente industrial.

Ou seja, a Internet das Coisas Industrial é uma rede de dispositivos conectados para formar sistemas que monitoram, coletam, trocam e analisam dados. Isso é feito por meio de inteligência artificial. Essas informações importantes são usadas para orientar a tomada de decisões de negócios com mais rapidez e precisão.

Sensores e atuadores conectados permitem que as empresas detectem ineficiências e problemas mais rapidamente e economizem tempo e dinheiro, ao mesmo tempo que apoiam as ações de business intelligence.

Na manufatura, especificamente, a IIOT pode melhorar o controle de qualidade, práticas sustentáveis, rastreabilidade da cadeia de suprimentos e eficiência geral da supply chain.

A IIOT no ambiente de uma indústria 4.0 é ótima para processos como manutenção preditiva, serviço de campo aprimorado, gerenciamento de recursos e rastreamento de ativos.

O ecossistema industrial com a implantação da IIOT funciona com outros elementos além dos dispositivos inteligentes. É necessário utilizar uma infraestrutura de comunicação e armazenamento de dados em nuvem (Big Data), softwares de gerenciamento e análise de dados brutos, e pessoas para supervisionar processos.

Os dispositivos transmitem as informações para a infraestrutura de comunicação e armazenagem, e os softwares analisam esses dados definindo qual ação deverá ser tomada. Muitas vezes, esse processo é supervisionado por um operador.

Existem inúmeras indústrias que fazem uso da IIOT. Um exemplo é a indústria automotiva, que usa dispositivos IIOT como robôs autônomos. A IIOT ajuda a manter esses sistemas de forma proativa, identificando problemas em potencial antes que eles interrompam a produção, reduzindo o tempo de inatividade.

A indústria agrícola também faz bastante uso de dispositivos IIOT. Sensores industriais coletam dados sobre condições ambientais, nutrientes do solo e muito mais, permitindo que os agricultores produzam uma safra ideal.

Outro exemplo também é o da indústria de petróleo e gás. Algumas empresas petrolíferas mantêm uma frota de drones autônomos que podem usar imagens visuais e térmicas para detectar possíveis problemas em dutos. Essas informações são combinadas com dados de outros tipos de sensores para garantir operações seguras.

Como isso tudo é muito parecido com a IOT normal, é muito comum confundir os dois. Porém, vamos mostrar as diferenças IOT x IIOT.

Diferenças entre IOT e IIOT?

Em princípio, IOT e IIOT funcionam da mesma maneira. Ambos os conceitos têm o mesmo caráter principal de disponibilidade, dispositivos inteligentes e conectados. Mas existem diferenças IOT x IIOT.

A principal diferença entre os dois são seus usos gerais. A IOT trabalha para tornar a vida dos consumidores mais conveniente e fácil, enquanto a IIOT é usada para fins industriais, como manufatura, monitor de cadeia de suprimentos e sistema de gerenciamento.

Dessa forma, a IOT é B2C (business-to-consumer) e IIOT é B2B (business-to-business), o que acaba sendo uma das grandes diferenças IOT x IIOT.

Por isso, outra das diferenças IOT x IIOT é o grau de aplicação. A IIOT é desenvolvida para lidar com máquinas industriais, e utiliza sensores mais sensíveis e precisos, incluindo tecnologias mais sofisticadas de controle e análises avançadas.

Ao contrário, a IOT utiliza dispositivos tecnológicos mais simples com impacto de baixo risco. Por isso, os equipamentos da IOT também têm um preço mais barato, considerando seu volume de produção e recursos de tecnologia.

Ainda nesse sentido, as áreas de interesse são distintas. A IIOT é voltada para máquinas e sensores utilizados em atividades de alto risco e automação industrial, como engenharia aeroespacial, saúde e energia. Qualquer falha nesses sistemas pode resultar em risco de vida ou outras situações de emergência.

Por outro lado, a IOT é utilizada em dispositivos que geralmente não geram riscos ao consumidor quando ocorre uma falha. Eles criam situações de comodidade, em que a maior preocupação é a experiência do usuário. Essa é uma das diferenças IOT x IIOT mais claras.

Hoje, estar capacitado na metodologia World Class Manufacturing (WCM) tem se tornado um pré-requisito para os profissionais da indústria 4.0!

E para te ajudar a alcançar uma posição de destaque, oferecemos para você nossa Formação de Especialistas em World Class Manufacturing.

Nosso pacote contempla 14 cursos, iniciando com conhecimentos básicos para compreensão da abordagem WCM em uma organização, passando pelo aprofundamento dos conceitos dentro de áreas vitais em uma organização, representadas pelos pilares do WCM.

Está esperando o que? Não perca tempo! Clique na imagem abaixo e se inscreva na capacitação que te tornará capaz de entender e aplicar uma metodologia utilizada por gigantes como Fiat, Whirlpool, Unilever e muitas outras. Torne-se um profissional de alto nível!

Formação Especialista em WCM - Word Class Manufacturing

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

As 7 Ferramentas do WCM - Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

7 Ferramentas Wcm Para Solucao De Problemas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.