O que é smart factory?
Quais são os benefícios da smart factory e como se tornar uma?
Tecnologias utilizadas na smart factory
Dica de ouro!

Conheça a Smart Factory! Será o futuro das fábricas tradicionais?

Saiba quais são as principais características de uma Smart Factory, veja os seus benefícios e as tecnologias mais utilizadas por essas empresas.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça a Smart Factory! Será o futuro das fábricas tradicionais?

O ambiente das fábricas surgiu na primeira Revolução Industrial. Desde então, esses lugares sofreram várias alterações, conforme a tecnologia foi evoluindo.

Hoje em dia, a digitalização chegou a um nível tão grande que temos um novo modelo de ambiente industrial: a smart factory.

Para que você entenda tudo sobre esse conceito, vamos passar pelos seguintes tópicos:

●     O que é smart factory?

●     Quais são os benefícios da smart factory e como se tornar uma?

●     Tecnologias utilizadas na smart factory.

O que é smart factory?

O smart factory é um conceito que expressa a máxima digitalização dos processos de produção.

Ela consiste em um chão de fábrica altamente digitalizado que coleta e compartilha dados de maneira contínua e em tempo real por meio de máquinas, dispositivos e sistemas de produção conectados.

Os dados podem ser usados por dispositivos de automatização e em toda a organização para resolver problemas de forma proativa, melhorar os processos de fabricação e responder a novas demandas.

Várias tecnologias, como a inteligência artificial, Big Data Analytics, computação em nuvem e internet das coisas, ajudaram a smart factory a se popularizar cada vez mais.

Elas utilizam sistemas de manufatura totalmente integrados e colaborativos para tornar as operações flexíveis, adaptáveis e otimizáveis.

Ao conectar o mundo físico e digital, as fábricas inteligentes podem monitorar todo o processo de produção, desde as ferramentas de manufatura e a cadeia de suprimentos até os operadores individuais no chão de fábrica.

A maior diferença da smart factory para a automação tradicional é que ela coleta e armazena um grande volume de dados para serem analisados, revelando problemas de desempenho que podem exigir algum tipo de otimização corretiva.

Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHubStack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.

Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.

Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!

Fundamentos essenciais para Python - Clique e aprenda agora mesmo!

Quais são os benefícios da smart factory e como se tornar uma?

Os benefícios de se tornar uma smart factory começam pela qualidade, já que a otimização característica das fábricas inteligentes resulta em um processo de qualidade mais refinado.

Dessa forma, é possível prever e detectar tendências de defeitos mais cedo, bem como identificar se as falhas são de causa humana, de máquina ou ambiental.

Isso também significa uma maior integração da supply chain, possibilitando respostas rápidas aos problemas e ajudando a reduzir os custos.

Esse processo também proporciona um produto de melhor qualidade, o que resulta em custos de manutenção, retrabalho e recall reduzidos.

A fábrica inteligente também proporciona benefícios para o bem-estar do trabalho e da sustentabilidade ambiental. Os tipos de eficiência operacional que uma smart factory fornece causam um impacto ambiental menor do que um processo de manufatura convencional.

As tecnologias implantadas também podem eliminar as atividades repetitivas e fatigantes. Essa maior autonomia dos processos reduzem o potencial de erros humanos, incluindo acidentes que causam ferimentos.

O papel do trabalhador humano em um ambiente de fábrica inteligente é focado em funções mais complexas e com maior senso de importância, o que ocasiona em uma maior satisfação no trabalho e em uma redução na rotatividade.

Não existe somente uma maneira de se tornar uma smart factory. Cada fábrica inteligente pode ter uma aparência diferente devido a variações nos layouts de linha, produtos, equipamentos de automação e outros fatores.

Entretanto, os componentes necessários para uma smart factory bem-sucedida são universais: dados, tecnologia, governança e segurança. Os fabricantes podem considerar as prioridades de investimento com base em seus próprios objetivos específicos.

Os dados são a força vital da smart factory. Eles conduzem todos os processos, detectam erros operacionais, fornecem feedback ao usuário e podem ser usados ​​para prever ineficiências operacionais.

Por isso, a fábrica deve ter os meios para criar, coletar, gerenciar, armazenar e analisar fluxos contínuos de dados.

A implantação de novas tecnologias digitais e físicas relacionadas à Indústria 4.0 também precisa ser considerada.

Robótica, computação de alto desempenho, tecnologias cognitivas e realidade aumentada, por exemplo, são usados para conectar a fábrica, dar sentido aos dados e digitalizar as operações de negócios.

A smart factory também tende a levar uma organização a repensar sua governança corporativa.

Um sistema autônomo pode tomar muitas decisões sem intervenção humana, mudando as responsabilidades de tomada de decisão de humano para máquina em muitos casos, ou concentrando decisões nas mãos de poucos indivíduos.

Por fim, o risco de segurança cibernética representa uma preocupação maior em uma fábrica inteligente. Em um ambiente totalmente conectado, os ataques cibernéticos podem ter um impacto mais amplo e podem ser mais difíceis de proteger.

Então, a segurança cibernética deve ser uma prioridade estratégica da smart factory.

Tecnologias utilizadas na smart factory

Vamos ver algumas das tecnologias que compõem uma smart factory eficiente:

Big Data

O Big Data refere-se a um grande conjunto de dados coletados e armazenados em bancos de dados, que precisam ser organizados e manipulados para tomar uma decisão estratégica.

Essa tecnologia é fundamental para uma smart factory, pois como falamos, os dados são o diferencial desse modelo.

Robôs autônomos

Os robôs autônomos são máquinas programadas para executar funções sem a interferência humana. Por meio de inteligência artificial e machine learning, eles podem executar diversas funções de maneira rápida e segura, captando os dados do ambiente em que estão inseridos.

Internet das coisas

A Internet das Coisas é uma das tecnologias que mais dá suporte para as smart factories.

Ela consiste na conexão de diversos objetos e equipamentos por meio da internet. Isso possibilita uma troca de informações muito veloz entre os dispositivos, que no âmbito da fábrica inteligente, contribui para a automação e otimização.

Cibersegurança

A cibersegurança é um conjunto de recursos que protegem os canais digitais de uma organização. Como vimos anteriormente, ela é muito importante para uma smart factory, já que ela depende de vários dispositivos conectados.

Impressão 3D 

A impressão 3D está dominando os mais variados setores, como a engenharia civil, instrumentação médica e ortodontia. Ela é muito importante para a manufatura, já que é uma tecnologia avançada e precisa para a confecção de diversas partes e peças.

Dica de ouro!

Graças às características de programação moderna e volátil, o Python se tornou a linguagem queridinha dos cientistas de dados. Como a área trabalha com grandes volumes de dados, o famoso Big Data, a principal função da linguagem é ajudar a transformar dados em informações úteis para empresas e negócios.

E foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Python Intermediário para Análise de Dados. Nele, você aprenderá, na prática, como utilizar as principais ferramentas do Python, como Numpy, Matplotlib e programação funcional. Com ele, você poderá aprimorar suas habilidades de programação e se tornar o profissional que o mercado procura!

Clique na imagem abaixo e tenha acesso a maiores informações sobre o curso!

Clique aqui e acesse nosso curso!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Fundamentos Essenciais para Python, Se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Para Python

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.