Em nosso dia a dia, geramos centenas de dados. Quando abrimos um vídeo, clicamos em um site, fazemos uma compra. Todas essas ações geram dados valiosos para as empresas. A utilização dessas informações é o data driven. Para te explicar melhor como isso funciona, vamos abordar os seguintes tópicos:
Quer saber mais sobre esse conceito que tem inovado a vida das empresas? Ensinaremos a você como aplicá-lo. Para isso, continue lendo esse artigo.
Data-driven é o processo de utilização de dados para orientar a tomada de decisão, para validar os planos de ação antes de implementá-los e para direcionar esforços em sua execução.
Uma empresa que utiliza o data driven faz muito mais do que somente coletar dados e analisá-los raramente. As companhias precisam utilizar essa abordagem em cada decisão, analisando as informações relevantes e deixando as conclusões obtidas direcionarem os negócios.
Todos os colaboradores devem coletar, analisar e aprender com os dados regularmente. As informações devem ser compartilhadas e usadas para fins de planejamento e geração de relatórios, em conjunto com o monitoramento interno de metas e objetivos.
A primeira etapa para se tornar data driven é ter dados. Hoje em dia, as ferramentas necessárias para o armazenamento de dados são bastante acessíveis. Por isso, utilize-as para coletar a maior quantidade de dados possível.
Quando extrair dados, você deve observar tanto os dados gerados internamente, como dados armazenados de clientes e do sistemas ERP.
Além disso, você ainda precisa observar os dados coletados de fontes externas (dados de concorrentes, mídias sociais, entre outros).
A principal maneira de entender por qual motivo algo deu errado é examinando os dados. Eles permitem que você veja quais fatores influenciam determinados aspectos do negócio.
Por isso, quando estabelecemos metas, elas devem ser mensuráveis. Qualquer atitude tomada deve ter um resultado mensurável, desde metas de alto nível até projetos individuais e metas pessoais. Com isso, podemos avaliar o desempenho e criar um sentimento de contribuição para os resultados da empresa.
Depois de coletar e armazenar todos esses dados, você precisa ter certeza de que eles estarão disponíveis para todos em sua organização. As informações não devem estar apenas nas mãos dos cientistas de dados do departamento de TI.
Para incentivar uma cultura orientada à dados, cada departamento precisa estar em posse dos dados de que precisa para tomar as suas decisões relevantes. Por isso, é muito importante que os colaboradores tenham conhecimentos sobre Big Data, análise de dados e Business Intelligence.
Portanto, quando queremos tornar uma empresa orientada a dados, é essencial que o data driven seja tratado como uma prioridade, começando pela alta gerência. Assim, todos na organização irão aderir ao data driven, por meio da promoção da tomada de decisão baseada em dados.
E como fazer isso na sua empresa?
Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHub, Stack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.
Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.
Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.
Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!
Um dos principais benefícios do data driven na sua empresa é a assertividade na tomada de decisões.
É muito mais fácil tomar uma decisão confiante sobre um assunto quando nos baseamos em dados objetivos. Assim, as estratégias de negócios são muito mais sólidas.
Os dados desempenham várias funções. Por um lado, servem como referências do que existe atualmente, o que permite compreender melhor o impacto que qualquer decisão terá no seu negócio.
Além disso, as informações são concretas e objetivas, ao contrário do instinto e da intuição. Ao remover os elementos subjetivos das decisões de negócios, você gera confiança em si mesmo e na empresa como um todo.
Essa confiança trazida pelo data driven pode fazer com que sua companhia se empenhe totalmente com uma visão ou estratégia, sem se preocupar excessivamente com a tomada de uma decisão errada.
Entretanto, é preciso ter cautela. Só porque uma decisão é baseada em dados, não quer dizer que vai estar sempre correta. Se o processo de coleta ou de interpretação das informações for incorreto qualquer decisão baseada neles será imprecisa.
Por isso, é fundamental que o impacto de todas as decisões guiadas por dados seja medido e monitorado constantemente.
Em um primeiro momento, quando o data driven é implementado, a empresa tende somente a reagir. Os dados vão mostrar padrões e uma história, a qual a companhia terá que tomar atitudes para mudar o que já ocorreu.
Porém, com a prática suficiente e os tipos e quantidades corretos de dados, é possível aproveitá-los de uma forma mais proativa, identificando oportunidades de negócios antes que seus concorrentes o façam ou detectando ameaças antes que se tornem muito sérias.
Assim, percebemos como o data driven é importante dentro de uma empresa e como pode auxiliá-la a crescer, a partir da analise de dados para a tomada de decisão. Gostou? Então iremos te mostrar uma aplicação dele no próximo tópico.
A Google é uma referência na implementação do data driven. O objetivo da empresa é garantir que todas as tomadas de decisões tenham base em dados e análises.
De acordo com o presidente da Google no Brasil, Fábio Coelho:
“Essas informações capturadas todos os dias precisam ser refinadas e transformadas em inteligência capaz de gerar riqueza para as empresas. Não adianta ter centenas de milhões de terabytes de dados se eles não forem acionáveis”.
Já no streaming, de acordo com Jeff Magnusson, gerente de arquitetura de plataforma de dados da Netflix, e do engenheiro Charles Smith, a filosofia de dados da marca abrange três princípios fundamentais:
Os dados personalizados do público alvo são tão aproveitados que os hábitos de visualização, recomendações e avaliações dos usuários influenciam até as divisões de cores, ao fazer os designs das capas para novos conteúdos originais.
Tudo é personalizado, usando a inteligência artificial e o machine learning avançados para oferecer as melhores recomendações.
Outro exemplo é a Amazon. Sites de e-commerce geralmente usam dados para impulsionar os lucros e as vendas.
Se você já fez compras na Amazon, provavelmente recebeu uma recomendação de produto. Este é um exemplo de como tomar decisões em um negócio orientado a dados.
A Amazon baseia suas recomendações no que os clientes compraram no passado, nos itens de seu carrinho de compras, nos itens que o cliente classificou ou revisou após a compra e nos produtos que o cliente visualizou ao visitar o site.
Ao integrar recomendações em quase todos os aspectos do processo de compra da Amazon, desde a navegação do produto até o checkout, a empresa descobriu que as recomendações do produto, de fato, impulsionam as vendas e aumentam os resultados financeiros.
Percebeu como utilizar o data driven é crucial para os seus negócios? É só perceber o tamanho do Google e da Amazon. Quer que sua empresa cresça nesse nível? Então corra para a próxima dica.
Sabemos que muitas vezes ficamos confusos e perdidos em meio a tantas informações que existem no Excel, ainda mais se estamos estudando pela primeira vez. O Excel é uma ferramenta que está se tornando cada vez mais importante e por isso ter conhecimentos sobre eles é uma habilidade essencial.
E para te ajudar com os seus primeiros passos, criamos um E-Book completo para você!
Aqui está um E-book gratuito com os Primeiros passos no Excel que você precisa saber!
Assim, aprender a utilizar esse software vai ficar bem mais fácil e você terá informações preciosas à sua disposição! Então, não perca tempo!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!