O que é Computação em Nuvem?
Tipos de computação em nuvem
Serviços de computação em nuvem
Como funciona a computação em nuvem?
Quais as vantagens da computação em nuvem?
DICA DE OURO!

Você sabe o que é e como funciona a Computação em nuvem?

Entenda o conceito de Computação em Nuvem, seu funcionamento, tipos e benefícios, e adote esse sistema cada vez mais comum e indispensável nos negócios.

Leonnardo Gomes
Por: Leonnardo Gomes
Você sabe o que é e como funciona a Computação em nuvem?

Computação em nuvem é um termo novo para você? Se sim, você pode estar perdendo tempo e dificultando seus processos.

Quantas vezes você já recebeu a mensagem de memória cheia em seus dispositivos eletrônicos? Certamente você teve que excluir algum arquivo ou realizar alguma otimização em sua memória.

Você provavelmente já perdeu tempo utilizando os meios de armazenamento como os pendrives, HD externos ou cartões de memórias e quando mais precisou do arquivo havia perdido ou deixado em casa, e gastou mais tempo ainda baixando programas pesados para realizar tarefas.

Com a computação em nuvem, você resolve todos esses problemas e muitos outros de maneira rápida e fácil. Com certeza você já utilizou esse recurso da computação, mesmo sem saber. Mas calma, vamos desvendar esse conceito para você.

Então, venha com a gente, que vamos te explicar tudo sobre computação em nuvem, como ela funciona e os benefícios que ela pode trazer para você. Neste artigo veremos:

  • O que é computação em nuvem?
  • Tipos de computação em nuvem
  • Serviços de computação em nuvem
  • Como funciona a computação em nuvem?
  • Quais as vantagens do computação em nuvem?

O que é Computação em Nuvem?

Computação em nuvem, do inglês cloud computing, é uma tecnologia que é capaz de acessar diferentes arquivos e executar diversas tarefas, por meio da internet.

Ou seja, a computação em nuvem é a entrega de serviços de computação pela internet, podendo-se utilizar armazenamento, banco de dados, ferramentas e salvar os trabalhos na rede para acessá-los mais tarde somente estando conectado à internet.

Para acessar esses dados não é necessário realizar a instalação de qualquer programa ou aplicativo. Além disso, eles podem ser acessados de qualquer lugar e horário do mundo, não havendo restrições.

Lembra quando eu falei que você já utilizou esse recurso da computação e não tinha ciência? Pois é, a computação em nuvem está presente há um tempo em nossas rotinas. Um exemplo disso é quando está logado na internet para enviar emails, armazenar arquivos e fotos e editar documentos.

Tipos de computação em nuvem

Com o crescimento da utilização da computação em nuvem, crescem também as opções dos modelos e tipos de implantação, a fim de atender a necessidade do usuário. Existem 3 tipos de implantação.

Então, continue lendo este artigo, veja quais são os modelos e qual se identifica melhor com a sua necessidade.

Nuvens Públicas

As nuvens públicas fazem parte de um provedor de serviços terceirizados. Logo, todo suporte e execução são realizadas por outras pessoas, você apenas gerencia a sua conta.

As aplicações dos diferentes usuários ficam todas contidas e misturadas no mesmo sistema. Mas calma, por trás disso tudo, o principal ponto é a segurança.

Esse tipo de nuvem se diferencia por conta do poder de armazenamento muito maior do que dos outros modelos, evitando que seja, por exemplo, comprado algum material adicional.

Nuvens Privadas

É basicamente o inverso das nuvens públicas. As nuvens privadas são construídas e usadas exclusivamente por apenas uma única empresa.

Geralmente, neste tipo, tem-se uma capacidade de armazenamento menor, e caso queira aumentar será preciso adquirir novos equipamentos.

Na maioria dos casos, essa rede é indicada para dados permanentes, diferente da pública que é voltada para dados temporários. Mas não existe uma regra, é apenas uma sugestão.

Nuvens Híbridas

Este último tipo de computação em nuvem conta com uma mistura de nuvens privadas e públicas. Assim, é possível que uma uma nuvem privada aumente a sua capacidade a partir de uma nuvem pública.

É preciso destacar que com as nuvens híbridas é possível conseguir uma maior flexibilidade e um maior conjunto de opções de implantação e pontos de melhoria.

A computação em nuvem também é dividida em serviços, de forma que são alocados os recursos. São 3 tipos: IaaS, PaaS e SaaS. Segue com a gente para conhecê-los.

Serviços de computação em nuvem

1. IaaS

Na IaaS (infraestrutura como serviço), é oferecida toda a infraestrutura, como servidores e sistemas de armazenamento, proporcionando uma melhor organização e padronização, a fim de serem disponibilizados na rede.

2. PaaS

A PaaS (plataforma como serviço) tem a tarefa de facilitar o desenvolvimento de aplicações de forma rápida e personalizada, seja por desenvolvimento, gerenciamento ou testes.

3. SaaS

Por fim, a SaaS (software como serviço), que são os softwares e aplicações oferecidas aos usuários por meio da internet.

Como funciona a computação em nuvem?

A computação em nuvem nada mais é do que um serviço de armazenamento de banco de dados, servidores e outros arquivos na internet.

O serviço é oferecido geralmente por meio de um aplicativo web, que é uma plataforma fácil de operar e possui comandos bem intuitivos. Além disso, a computação em nuvem permite que arquivos de todos os formatos e tamanhos possam ser salvos.

Isso tudo facilita o trabalho da tecnologia de informação (TI) em utilizar os recursos e gerenciamento das contas, principalmente adotando o software como serviço.

Com isso, a proprietária do aplicativo web é responsável por toda a manutenção do sistema. Ademais, fica em sua responsabilidade a segurança dos arquivos, evitando perdas ou danos e passando segurança ao usuário.

Geralmente todo esse serviço prestado é pago mensalmente, porém existem as versões gratuitas por tempo limitado.

Outro ponto interessante é que na computação em nuvem você paga somente pelo o que utiliza, não existe a preocupação de planejamento de espaço e nem a necessidade de reservar uma quantidade exata de recursos. A sua capacidade é gigantesca e o sistema nunca ficará lento ou abarrotado, ocorre tudo sob demanda.

Quais as vantagens da computação em nuvem?

As vantagens de utilizar a computação em nuvem são muitas, uma vez que trabalhadores têm acesso a uma base única e podem trabalhar em qualquer local e de qualquer computador.

Com isso, listamos para você as 6 vantagens mais relevantes:

1. Custo

Não necessita realizar compras de servidores, ou seja, elimina os custos de execução e manutenção de data centers. Além disso, elimina também o uso constante de eletricidade para energia e resfriamento dos aparelhos, e também dos especialistas de TI para controlar toda a estrutura.

2. Velocidade

Em alguns cliques você já tem em mãos o que deseja, reduzindo ou eliminando o tempo gasto em planejamento de capacidade e de desenvolvimento. Mas vale ressaltar que se a taxa de transferência for grande e a internet não for boa, o sistema pode ser prejudicado.

3. Escala Global

Em poucos minutos já se pode expandir todo o seu conteúdo pelo resto do mundo, possuindo autonomia para controlar os recursos computacionais necessários de TI.

4. Segurança

Os usuários armazenam informações pessoais e até mesmo confidenciais, com isso as pessoas ficam receosas por ser um ambiente virtual e estar exposto a vírus e "hackers".

Dado isso, as empresas investem bastante em segurança, desenvolvendo um conjunto de políticas e tecnologias contra as possíveis ameaças.

5. Integração da equipe

As equipes podem realizar o compartilhamento e edição de arquivos em conjunto e em tempo real, o que elimina a necessidade da presença de todos no mesmo lugar.

6. Praticidade

Você tem acesso aos arquivos de onde estiver, em vários tipos de dispositivos.

As atualizações são feitas de forma automática e a equipe de TI pode lançar-se nas tarefas que agregam maior valor, como o auxílio nas metas comerciais, já que não tem necessidade desse profissional para atividades demoradas de gerenciamento de TI.


Através desses resultados, você pode perceber como o serviço de computação de armazenamento em nuvem oferece benefícios próprios e que ajuda muito no seu dia a dia, não é mesmo?

Com isso, muitas empresas vêm utilizando esse serviço para tornar o seu processo mais rápido e eficaz.

Esse serviço de nuvem é algo indispensável para que o seu negócio seja realmente competitivo e busque esses resultados.


Quer saber mais sobre computação em nuvem, então assista ao episódio da nossa Web série Indústria 4.0 sobre computação em nuvem: INDÚSTRIA 4.0: COMPUTAÇÃO NA NUVEM

DICA DE OURO!

O mundo está cada vez mais dinâmico e as inovações e tendências da tecnologia não param de surgir!

Por isso, alinhar as expectativas para se adaptar à transformação digital é tão importante. Diante disso, a Engenharia não poderia ficar para trás, afinal, o avanço da tecnologia acarreta em novas ferramentas e estratégias para que os resultados na engenharia sejam ainda mais satisfatórios!

Por isso, não perca a oportunidade de aprender mais sobre esse assunto, clique na imagem:


Transformação Digital para Engenheiros

Leonnardo Gomes

Leonnardo Gomes

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bolsista no Grupo de Educação Tutorial (GET) por um ano e meio, participou dos setores de projetos e qualidade. Com isso, atuou no desenvolvimento de projetos e publicação de artigos em metodologias como o Lean Manufacturing, Planejamento Estratégico e Scrum. Na equipe de competição Escuderia UFJF, operou como Diretor de Estratégia, assumindo posição de liderança com foco em resultados por meio da gestão de projetos e gestão de pessoas. Por fim, teve passagem na Associação Atlética da Arquitetura e Engenharia da UFJF, atuando no setor de planejamento e eventos. Especialista na geração de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Transformação Digital para Engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Transformação Digital Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.