O que é Digital Asset Management (DAM)?
Qual o propósito do Digital Asset Management?
Quais as diferenças entre CMS e DAM?
Dica bônus!

Digital asset management: o que é e por que é importante?

Entenda o que é digital asset management, sua importância e quais são os softwares mais utilizados.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Digital asset management: o que é e por que é importante?

Com o mundo cada vez mais tecnológico, os digital assets têm ganhado muita relevância. Por isso, é importante ter domínio dos sistemas que os armazenam, na forma de digital assets management.

Nesse artigo, vamos ver o que esses últimos são e por que gerenciá-los é tão importante. Para isso, vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é Digital Asset Management (DAM)?
  • Qual o propósito do digital asset management?
  • Quais as diferenças entre CMS e DAM?
  • 3 softwares DAM no mercado.

O que é Digital Asset Management (DAM)?

O Digital Asset Management (DAM) ou Gerenciamento de Ativos Digitais, em português, é um sistema que armazena, compartilha e organiza ativos digitais.

Como uma área da tecnologia, o DAM é utilizado para ter maior controle, flexibilidade, portabilidade, acesso e informação sobre os ativos digitais entre organizações, clientes, parceiros e fornecedores.

Assim, o foco de um sistema DAM é entregar o conteúdo certo para pessoas certas, em qualquer dispositivo e em tempo real. Ele possibilita rastrear e medir o impacto de um ativo digital em um negócio e seu potencial de alcance global.

Um ativo digital é um conteúdo digital como vídeos, músicas, fotografias, documentos e outras mídias. Se esses arquivos digitais são protegidos por direitos autorais, eles são considerados um ativo. Quanto mais a criação e o compartilhamento de conteúdo cresce, mais os ativos digitais se valorizam.

Porém, falando de maneira mais técnica, um ativo digital é mais do que simplesmente o arquivo de mídia. Para agregar valor em um arquivo, é necessário ter informações adicionais sobre o ativo. Um ativo digital é um arquivo que possui valor intrínseco ou adquirido.

Em suma, o que atribui esse valor são os metadados. Os metadados são informações simples (como o nome, autor, data de criação) ou complexas (como os direitos de utilização de uma imagem ou a transcrição de um trecho de discurso em vídeo).

Um conteúdo só se torna um ativo utilizável pelos metadados associados. Isso porque ele são essenciais para gerenciar esses ativos, fornecendo informações importantes sobre eles.

Por exemplo, uma imagem com metadados do tipo "criança comendo bolo, imagem, tirada por João da Silva, 10 de junho de 2019". Essas informações tornam o conteúdo acessível e localizável, define os direitos de utilização, mostra o histórico de uso do arquivo e podem ser utilizadas para definir o valor do ativo.

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Qual o propósito do Digital Asset Management?

O digital asset management serve para facilitar os processos. Ele é implementado com o intuito de simplificar as tarefas como organização, catalogação e pesquisa dos ativos digitais. Assim, ele economiza tempo e contribui para o aumento da produtividade.

Desse modo, um software DAM se apresenta como uma solução para garantir um sistema centralizado e seguro que simplifica o armazenamento, a criação, o processamento, o gerenciamento e a localização dos ativos digitais e seus metadados associados.

Um sistema DAM conta com um conjunto de funcionalidades como um local centralizado e seguro para armazenar, organizar e buscar arquivos. Além disso, também temos serviços de processamento, gerenciamento e manipulação dos ativos.

Ainda, a maior parte dos sistemas DAM hoje em dia possuem integração com outras ferramentas e sistemas, o que pode ser bastante útil.

Uma situação prática e simples que serve de exemplo para sua utilização é que, no dia a dia, podem existir dúvidas se aquele arquivo acessado é de fato em sua versão mais atualizada. Com um sistema DAM, não é preciso ter esse tipo de preocupação.

Todas essas qualidades permitem manter os ativos de uma marca sempre organizados e acessíveis, poupando tempo e permitindo que os colaboradores foquem no que realmente importa.

Então, podemos destacar os seguintes benefícios do digital asset management:

  1. Centraliza e organiza os ativos digitais;
  2. Automatiza os fluxos de trabalho e dá maior liberdade criativa para a equipe;
  3. Localiza rapidamente arquivos de mídia com ferramentas sofisticadas de busca;
  4. Automatiza o processo de catalogação e aplicação de marca d' água em imagens.

Quais as diferenças entre CMS e DAM?

Um CMS, Content Management System (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, em português), é um software que pode criar, editar, gerenciar e publicar conteúdos digitais.

A uma primeira vista, o CMS e o DAM parecem bastante similares, uma vez que possuem o mesmo objetivo: gerenciar conteúdos digitais. Entretanto, algumas características os tornam bastante diferentes um do outro. Geralmente o CMS é utilizado para sites ou blogs, que possuem conteúdo escrito e é muito utilizado no marketing de conteúdo.

A principal diferença é que o CMS tem funcionalidades ultrapassadas, quando o comparamos com o DAM. Ele auxilia a gerenciar o conteúdo de um website, enquanto o DAM ajuda na gestão do conteúdo de toda a organização em diferentes níveis.

Uma comparação prática: quando queremos encontrar um arquivo em um sistema CMS, só conseguimos fazer isso se tivermos o nome exato dele.

Já o DAM trabalha com inteligência artificial, e podemos fazer uma busca muito mais refinada utilizando padrões estéticos como reconhecimento facial e de paisagens, de palavras e de frases e, até mesmo, de espectros de áudio.

3 softwares DAM no mercado

Agora que já vimos o que é um sistema DAM e a sua importância, vamos ver três exemplos de softwares desse tipo disponíveis no mercado:

1. Brandfolder

O Brandfolder apresenta-se como uma solução para as empresas que desejam implementar um sistema DAM. Ele é uma ferramenta intuitiva, que ajuda os usuários a encontrar sempre o que procuram.

Por isso, uma de suas promessas é poupar o tempo na procura pelos ativos digitais da sua empresa, armazenando todos os arquivos na nuvem e disponibilizando ferramentas de busca sofisticadas.

Ele conta ainda com o Brand Intelligence, sua tecnologia de inteligência artificial e machine learning que promete mostrar um panorama geral sobre os ativos digitais da organização, informando quem os está utilizando, onde e os ativos mais utilizados.

2. IMatch 

O IMatch é um sistema de digital asset management que possui diversas funcionalidades. Ele mostra-se fácil de aprender para iniciantes e, ao mesmo tempo, poderoso para executar demandas profissionais.

Ele é uma opção viável para os mais diversos tipos de usuários: fotógrafos, videomakers, bibliotecários, cientistas, artistas, artesãos, corporações, pesquisadores, ONGs, médicos e nos mais variados tipos de aplicação.

3. Bynder 

O Bynder é o DAM system escolhido por mais de 1800 marcas. Ele permite a colaboração da equipe em nuvem, maximizando o impacto de todos os ativos digitais da empresa.

Ele promete trazer consistência aos conteúdos digitais da marca, mostrando-se como uma solução para a organização e a distribuição dos ativos.

Dica bônus!

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre o DAM e como ele pode ser útil para fazer o gerenciamento de seus ativos digitais. Você aprendeu também o que faz esses ativos serem tão importantes.

Agora, o próximo passo é você alavancar as suas estratégias de marketing de conteúdo por meio do Workshop de Marketing de Conteúdo. Com ele, você aprenderá a implementar o Marketing de Conteúdo em seu negócio, atraindo clientes e impulsionando a geração de negócios!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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