Com o Dropshipping é possível vender e ganhar dinheiro na internet sem precisar ter um estoque ou precisar gastar com armazenamento.
Este novo modelo de negócio inovador vem ajudando muitas pessoas a mudarem de vida por meio da venda de produtos online. Já pensou em investir nesse novo negócio?
Continue lendo este artigo e saiba mais sobre o que é o Dropshipping e como funciona. Separamos alguns tópicos para auxiliar você nesse aprendizado, sendo eles:
Vamos à leitura?
O Dropshipping é uma maneira de organização logística na qual o estoque de produtos e seu envio fica sob responsabilidade do fornecedor, e não do vendedor. Ou seja, o vendedor é capaz de vender o produto mesmo sem ter estoque.
Em grande parte dos casos, os vendedores que trabalham com o dropshipping ganham a partir da diferença entre o valor pago pelo consumidor e o valor pago para o fornecedor.
Porém, em alguns casos, alguns vendedores ganham a partir de comissões pagas pelos fornecedores dos produtos.
O dropshipping pode ser aplicado de maneira eventual, em alguns casos onde um pequeno negócio recebe uma grande quantidade de pedidos, ou onde os produtos são caros e possuem um alto custo para mantê-los em estoque.
Este modelo de negócio foi criado nos Estados Unidos em 2006, e apesar de ser usado em sua grande maioria para realizar vendas online, nada impede que seja aplicado também em lojas físicas.
Vamos conhecer agora um pouco das etapas que são realizadas dentro do Dropshipping, desde a lista de produtos que serão ofertados, até o produto estar na casa do cliente.
São 4 etapas que guiam o processo de compra, não muito diferente de como já acontece em uma compra online comum, mas o dono do negócio precisa estar atento a alguns pontos importantes para garantir o sucesso da venda.
Os fornecedoresdisponibilizam listas de produtos que passam por atualizações frequentemente, podendo ser semanal ou diárias.
O ideal é que as atualizações sejam realizadas em tempo real a partir de serviços de computação em nuvem e automação.
Imagine que um mesmo fornecedor é responsável por oferecer seus produtos para vários vendedores, caso um vendedor realize a venda e acabe com o estoque do fornecedor, automaticamente todos os outros vendedores deverão saber dessa informação que o estoque acabou.
Por isso, é importante realizar uma atualização da lista em tempo real.
Mas, em muitos casos as atualizações acontecem de maneira manual, onde o próprio administrador adiciona e remove os produtos.
Agora é a hora em que o consumidor realiza a compra.
O processo é simples e provavelmente você já conhece. O produto é escolhido, colocado no carrinho e a compra é finalizada.
Nesta etapa, vale a penainvestir em ferramentas de automação de marketing digital para alimentar seus clientes, softwares de CRM para ter o controle de toda a sua base de clientes e aquelas outras pessoas que ainda estão conhecendo seu negócio, além de garantir um ótimo atendimento online.
Tudo isso com o objetivo de aumentar o número de vendas e a qualidade do serviço prestado.
Agora é necessário que o vendedor repasse a informação de venda para o fornecedor.
No melhor cenário e também o mais comum, a informação é repassada de maneira automática, contendo dados sobre o produto e também os dados de entrada do cliente como nome e endereço.
Existem também os casos em que aindaé necessário interferência humana para realizar esta operação manualmente, o que pode ser muito prejudicial, podendo causar falha na troca de informações, falta de estoque e frustração do cliente, por isso a automação é fundamental.
Agora a última etapa consiste na separação e entrega dos produtos.
Vale ressaltar que também é necessário o fornecedor de Dropshipping oferecer serviços de pós-venda como atendimento e suporte técnico.
Desta maneira, o vendedor não possui responsabilidade sobre o que ocorre após a realização da venda.
Interessante, não é mesmo?
Ainda tem alguma dúvida sobre como funciona o dropshipping? Assista ao vídeo a seguir para entender um pouco mais sobre método:
Quer saber como vender no mercado livre por dropshipping com fornecedor? Essa é a terceirização da venda de um produto, o processo usando essa plataforma precisa ser manual. A primeira coisa a fazer é encontrar os fornecedores adequados e calcular os preços de venda.
Após essa organização inicial, outras passos precisam ser seguidos:
Para iniciar o seu negócio no Mercado Livre, é preciso organização, pesquisa e planejamento. Pensando nisso, separamos as melhores dicas para te ajudar nesse momento:
Para vender no mercado livre por dropshipping você precisa se atentar a escolha dos fornecedores, sem esse cuidado você coloca seu negócio em risco. Para escolher um bom fornecedor, nossa principal dica é pesquisar, visite fóruns e leia comentários.
Outra dica importante é verificar as taxas e prazos de entrega, as pessoas evitam compras com taxas muito altas e prazos de entrega longos demais e isso pode prejudicar o seu faturamento.
Por fim, verifique as políticas de troca e devolução para não ter prejuízo caso o seu cliente tenha algum problema com o produto e precise devolver, ou pois é direito do consumidor desistir da compra em até 7 dias após o recebimento.
Agora que já sabemos o que é o Dropshipping e também como ele funciona, vamos ver algumas de suas principais vantagens e desvantagens.
Podemos encontrar diversos exemplos no mercado de lojas e também marketplaces que utilizam o Dropshipping como estratégia.
Vamos conferir algumas?
Empresa fundada em 1994,famosa por possuir uma infinidade de produtos, atua no comércio eletrônico, livros, eletrodomésticos etc.
Um grande exemplo de interatividade entre vendedor e fornecedor e é um dos líderes dentro do mercado nacional.
A Madeira Madeira é uma dasprincipais lojas de Dropshipping que atende consumidores que precisam de móveis. Possui alta conectividade e automação junto aos fornecedores.
Uma loja de roupas masculinas que possui fornecedores de Dropshipping internacionais e que já chegou a faturar mais de 800 mil dólares em vendas.
Para o profissional de vendas, o céu é o limite!
Além de receberem salários fixo em torno da casa dos R$ 4 mil, recebem comissões para cada venda que fazem. É importante ressaltar que esses salários e comissões se tornam exponencialmente mais altos quando se tratam de grandes empresas e multinacionais. Ou seja: quanto mais você vende, mais você ganha.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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