Se você é um empreendedor, ou tem um amigo nessa área, tenho certeza que você já pediu a alguém para experimentar um produto e te enviar um feedback, não é mesmo? Pois é, isso tem tudo a ver com o termo Early Adopters ou Adotantes Iniciais!
Eles são os primeiros usuários do seu produto ou serviço, e são responsáveis por fornecer as primeiras impressões do seu MVP (Produto Mínimo Viável). A partir disso você pode extrair novas ideias para melhorar o seu protótipo.
Ficou interessado e quer saber mais sobre esse processo? Então você está no lugar certo!
Nesse artigo vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre os Early Adopters e como encontrar os seus Adotantes Iniciais. Confira os tópicos a serem abordados:
Para iniciar esse aprendizado, pegue uma caneta, um bloco de notas e vamos começar!
Early Adopters é uma expressão em inglês, que traduzida para o português significa Adotantes Iniciais. É muito utilizada no ambiente de startups para descreveras primeiras pessoas de um grupo a comprar tecnologias inovadoras, com o objetivo de solucionar um problema e compartilhar a sua experiência.
Segundo o Dicionário Startupês, feito por Ana Leticia Rico, o termo:
"Early Adopters são os primeiros usuários de uma tecnologia, são os clientes dispostos a testar a tecnologia ainda que ela não esteja pronta e, o mais importante, são aqueles que irão dar os primeiros feedbacks sobre o produto."
Agora você já sabe o que são adotantes iniciais, você conseguiu fazer a ligação com aquela perguntinha que fiz no começo desse texto? Pois então, não sei você, mas eu sempre compro os produtos dos meus amigos, e costumo compartilhar minha experiência com eles.
O conceito de early adopters vai além disso, e é uma boa forma de sempre ajudar os novos empreendedores.
E aí, quer saber como surgiu esse termo?
O conceito surgiu do trabalho de Everett Rogers, um sociólogo e teórico, que escreveu o livro chamado Diffusion of Innovations, em português, Difusão da Inovação.
Ao elaborar esse estudo, o sociólogo queria compreender como era a comunicação diante das inovações do mercado. Foi assim que ele elaborou a Teoria da Difusão da Inovação, na qual definiu os indivíduos da sociedade em 5 comportamentos, com exceção dos early adopters, são eles:
Cada expressão criada por ele seria a definição dos usuários existentes na sociedade.
Nesse contexto ele definiu porcentagens representativas para os cinco comportamentos dos indivíduos na sociedade e dispôs em um gráfico, chamado de Curva de Adoção da Inovação.
E aí, você geralmente está em qual dentre essas categorias?
Se você é um inovador, empreendedor ou uma startup iniciante, pode começar desde já a pensar nos seus adotantes iniciais. Encontrar os pioneiros que possuem uma necessidade e são conscientes dos seus problemas, é o seu foco!
Geralmente, os early adopters estão preparados e querem soluções rápidas e não possuem medo de conhecer novos produtos.
Você já descobriu que, sendo um inovador, você precisa ir à procura dos seus adotantes iniciais, certo? O próximo passo é definir seus early adopters.
Para encontrar os seus early adopters não basta classificá-los como o seu público-alvo ou as suas personas, é preciso utilizar de métodos mais eficazes. Mas não comece nada sem antes saber quem são seus potenciais clientes.
Um desses métodos é o Design Thinking, uma abordagem que te ajudará a organizar as suas ideias, informações e criar soluções criativas para assim definir os Early Adopters.
O ideal é que os early adopters tenham características diversas, dessa maneira os feedbacks são mais variados e garantem que o produto funcione bem e atenda às expectativas dos consumidores.
Apesar dessa diversidade necessária, alguns pontos são necessários a todos eles para garantir os resultados desejados:
Lembre-se dessas características quando for escolher os Early Adopters do seu projeto.
No lançamento de produtos inovadores, o maior desafio é o de desenvolver uma estratégia de marketing e vendas a fim de gerar resultados e disseminar o novo produto.
Adotar uma estratégia para conseguir Early Adopters, é um dos primeiros passos para te ajudar na disseminação do seu produto e empresa.
Os adotantes iniciais estão preparados para mudanças e ao encontrar novos produtos no mercado não ficam com receio de comprar algo inovador. Além disso, eles podem ajudar a:
Já que falamos de estratégias de marketing e vendas, no próximo tópico vou te dar algumas dicas de como encontrar seus early adopters.
Para encontrar um grupo de Early Adopters é necessário uma abordagem diferente das campanhas de marketing e vendas para sua persona.
Os grupos de adotantes iniciais gostam de serem os primeiros a testar a novidade e por isso o seu foco principal é um plano que valorize e mostre para eles o valor que tem a participação deles no seu produto inovador.
Podem ser feitas estratégias de marketing e vendas, por exemplo, com o uso de:
Uma publicação no site Tech.pinions mostrou o levantamento dos dados que a empresa Creative Strategies realizou sobre os early adopters que utilizaram o Iphone X em 2018.
A pesquisa mostrou que 85% dos usuários estavam muito satisfeitos e 97% dos usuários estavam satisfeitos com o produto em geral.
Um ponto importante destacado pelos early adopters, como mostra o gráfico abaixo, é a satisfação dos usuários quanto a Siri, que ficou com uma avaliação baixa.
Fonte: Top Takeaways From Studying iPhone X Owners, Tich.pinions.
Desta forma, é possível ver o quanto é importante a experiência dos early adopters e o quanto eles agregaram valor ao produto com os seus feedbacks.
Durante todo o texto falamos muito de empreendedorismo, esse termo tem um grande impacto no mundo inteiro. Ser empreendedor é ter a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças com ideias que agregam valor para as pessoas.
Se você quer ter um negócio inovador, é preciso olhar para ele de vários ângulos, e saber entender as métricas é essencial. Assista ao vídeo a seguir e compreenda a importância dessa análise:
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Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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