O que é empreendedorismo online?
Como funciona o empreendedorismo digital
Como começar no empreendedorismo online
Gostou de saber mais sobre empreendedorismo online?

Empreendedorismo online: marketplace ou loja virtual? Por onde começar?

Entenda o que é empreendedorismo online, se vale a pena começar em marketplace ou loja virtual e conheça formas de empreender na internet.

Parceiro
Por: Parceiro
Empreendedorismo online: marketplace ou loja virtual? Por onde começar?

O empreendedorismo online é uma maneira de trabalhar com mais autonomia e flexibilidade, tendo a chance de criar uma rotina mais saudável.

Mas o que motiva as pessoas no nosso país a começarem o próprio negócio?

De acordo com uma pesquisa da Azulis, 40% dos brasileiros querem ser donos do próprio negócio para realizarem seus sonhos pessoais e profissionais.

Quando se trata de realizar sonhos, planejamento e organização são dois fatores essenciais para ter sucesso com as formas de empreender na internet.

A venda de produtos e serviços online é um dos setores onde muita gente aposta para conseguir sua fatia de mercado.

Então se você quer começar a vender em um marketplace ou loja virtual, continue lendo e entenda como funciona o empreendedorismo digital.

O que é empreendedorismo online?

O empreendedorismo online ou digital significa a criação de um negócio onde todas as operações acontecem de maneira virtual, através da internet.

Ou seja, seu ponto comercial é o endereço ‘www’ do seu site. É por meio dele que os clientes em potencial vão encontrar seu negócio, pesquisar os produtos ou serviços, comparar preços, pagar a compra e depois acompanhar a chegada do pedido.

Esse caminho que descrevemos acima é um panorama geral da logística que todo e-commerce segue para operar na internet.

O percurso não é difícil, mas muitos empreendedores subestimam a importância da organização e da gestão de um pequeno negócio.

Abrir uma empresa para vender na internet gera bem menos gastos, mas isso não quer dizer que não gera nenhum.

Esse despreparo para o empreendedorismo online se reflete nas estatísticas: 52% dos donos de empresas afirmam que o maior obstáculo enfrentado é a gestão financeira empresarial, segundo uma pesquisa do Sebrae.

Isso soa o alerta de que o empreendedorismo digital é acessível e possível para muitas pessoas como forma de gerar renda, mas é preciso se preparar.

Como funciona o empreendedorismo digital

A dinâmica do empreendedorismo online é bastante flexível e não existe apenas uma forma de começar.

Muitas pessoas abrem uma conta em uma rede social, começam a postar seus produtos, fecham vendas pelo WhatsApp ou na própria rede social, combinam a entrega e pronto.

Essa logística pode funcionar para vendas locais, quando o vendedor pode encontrar pessoalmente com o comprador em algum local, por exemplo.

Mas quando o objetivo é vender para todo Brasil, por exemplo, fica inviável operar assim. Para isso é necessário ter um site ou operar dentro de um marketplace.

Marketplace ou loja virtual: qual a melhor opção?

Nos últimos anos, o mercado de e-commerce ganhou um canal forte para venda que é o marketplace.

Os marketplaces são sites de empresas maiores que abrem sua infraestrutura de vendas online para vendedores terceiros que pagam uma porcentagem de comissão por venda.

Exemplos conhecidos de marketplaces são:

  • Grupo B2W (Americanas.com, Submarino e ShopTime)
  • Amazon
  • Magazine Luiza
  • Mercado Livre, entre outros.

Já as lojas virtuais são sites próprios que o empreendedor pode criar do zero ou através dos serviços de uma plataforma que possui uma estrutura base pronta para operar, permitindo também personalizações.

Algumas plataformas de loja virtual conhecidas são:

E qual é o melhor canal de vendas para começar: marketplace ou loja virtual?

Um dos desafios que uma loja virtual nova enfrenta ao começar a operar na internet é atrair tráfego. Ninguém conhece o site ainda e até ele começar a gerar acessos pode levar bastante tempo.

Por isso, o marketplace é uma opção interessante para dar o 'start' no processo de vendas, criar uma jornada de compra, conseguir acessos e tornar o nome da sua loja conhecido, já que ela estará dentro de um site grande e com alto tráfego.

Essa é uma opção caso você não tenha possibilidade de começar os dois canais de venda ao mesmo tempo.

A maioria das plataformas de e-commerce possui integração com os principais marketplaces do mercado nacional.

Então a gestão de vendas, pagamentos e envios podem ser centralizados em um único sistema e o negócio opera nos dois canais.

Dessa forma, você divide os esforços e estratégias de marketing para gerar tráfego direto para o seu site e também trabalha para se destacar dentro do marketplace de acordo com as regras.

Formas de empreender na internet

Nos marketplaces, o ponto forte é a venda de produtos. De peças para veículos e computadores até calçados, produtos eletrônicos e roupas. Mas a informação e os serviços também podem ser ofertados online.

Diante de tantas possibilidades, algumas formas de empreender na internet são:

  • criação de infoprodutos (e-books, videoaulas, webinars, tutoriais, cursos online, etc)
  • criação de aplicativos e softwares personalizados para empresas
  • produção de vídeos para Youtube
  • marketing digital para empresas (blogs, redes sociais, vídeos, etc)
  • especialista em jogos online
  • marketing de afiliados, entre outras opções.

Como começar no empreendedorismo online

1. Analise as possibilidades da internet para o seu negócio

Pesquise para saber se existem negócios parecidos ou iguais ao que você pretende criar, os produtos ou serviços oferecidos, os canais de vendas utilizados, formas de pagamento, etc.

Essa é uma ótima forma de enxergar brechas no mercado que ainda não foram exploradas para investir em um negócio inovador, buscado pelas pessoas e que não tem concorrência acirrada.

2. Entenda o que o público-alvo busca

A necessidade é o que leva as pessoas a comprarem ou adquirirem um produto ou serviço.

Nessa pesquisa inicial, tente entender o que o público-alvo procura, o que faz a diferença em suas rotinas no segmento que você vai atuar. Assim, você terá um filtro eficiente para estruturar seu negócio.

3. Faça um planejamento de investimentos iniciais

Para começar seu projeto de empreendedorismo online, você terá alguns gastos iniciais como a compra de equipamentos, estoque, serviços de entrega, etc. Faça um planejamento com os gastos iniciais e uma previsão para os três primeiros meses.

Dessa forma, você pode estudar a necessidade de um financiamento para capital de giro, por exemplo, e encontrar um parceiro com boas taxas de juros.

Gostou de saber mais sobre empreendedorismo online?

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora


Este artigo foi escrito pela Gyra+. Somos uma plataforma que realiza empréstimo online seguro com taxas customizadas para empreendedores digitais em busca de capital de giro.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.