Quais Lições Empreendedores de Sucesso nos ensinam?
1 - “Seja um parâmetro de qualidade”
2. "O reinvestimento é o caminho obrigatório para crescer com solidez"
3 - "Enxergue deficiências do mercado como oportunidades"
4 - "Você é tão bom quanto as pessoas que você contrata"
5 - "O maior risco é não correr risco nenhum"
6 - "Um grande líder é exemplo pela atitude e não pelo discurso"
7 - "Precisamos ser estratégicos, trabalhando em primeiro lugar o foco, e dominando as nossas emoções"
8 - "Se você é focado na competição, você terá que esperar até que um competidor faça algo. Se você é focado nos clientes, poderá ser pioneiro"
9 - "Ter um sonho grande dá o mesmo trabalho de ter um sonho pequeno"
10 - "Seus clientes menos satisfeitos são a maior fonte de aprendizado"
11 - "Quando algo é importante o suficiente, você realiza mesmo que as chances não estejam a seu favor"
Torne-se um empreendedor de sucesso!

Confira 11 Lições de Empreendedores de Sucesso para aplicar na sua empresa

Se inspire nas lições de grandes empreendedores de sucesso e as aplique para obter grandes resultados.

Larissa Nunes
Por: Larissa Nunes
Confira 11 Lições de Empreendedores de Sucesso para aplicar na sua empresa

Empreender não é nada fácil. Por mais que muitos sonhem e se dediquem a isso, acabam fracassando. Mas existem algumas estratégias e conselhos que, ao serem adotados, conseguem diminuir os riscos inerentes à criação de um novo negócio.

Nesse caso, podemos aprender muito com as histórias de empreendedores de sucesso, pois mesmo passando dificuldades, eles conseguiram encontrar um diferencial e se firmar no mercado.

Pensando nisso, separei neste artigo 11 lições que empreendedores de sucesso nos ensinam através de suas histórias. Pronto para se inspirar?

Quais Lições Empreendedores de Sucesso nos ensinam?

Um empreendedor de sucesso é capaz de conduzir uma empresa através de um propósito bem definido. A motivação é indispensável para que todos os colaboradores estejam alinhados na busca por resultados. Além disso, a busca por conhecimento é essencial no processo, pois inovar é preciso.

Confira a seguir as valiosas lições trazidas por empreendedores de sucesso:

 1 - “Seja um parâmetro de qualidade”

Uma das características mais marcantes de Steve Job, fundador da Apple,  era o seu perfeccionismo. Isso fazia com que os seus colaboradores sofressem uma pressão constante para fornecer produtos com o mais alto nível de qualidade possível. Tudo era cobrado nos mínimos detalhes.

Um dos empreendedores de sucesso mais admirados do mundo, Jobs fazia questão de utilizar apenas 10% do tempo destinado ao desenvolvimento de um novo produto ao projeto em si, enquanto os outros 90% eram empregados na criação de protótipos e testes, a fim de identificar incansavelmente pontos de melhoria até que  o aparelho fosse considerado perfeito.

Para ele, é fundamental focar naquilo em que você é bom e manter o foco, pois “Simples pode ser mais difícil de fazer do que complexo; você tem que trabalhar duro para clarear seu pensamento a fim de torná-lo simples”.

Steve Jobs, fundador da Apple

2. "O reinvestimento é o caminho obrigatório para crescer com solidez"

Essa frase foi dita pelo empreendedor de sucesso brasileiro que revolucionou o mercado do chocolate no Brasil: Alexandre Costa, o fundador da Cacau Show.

Se você já provou um produto da marca, sabe do que eu estou falando! Além de obter um diferencial de custo, Alexandre garantiu produtos de altíssima qualidade e se tornou a referência que é hoje.

Mas voltando à lição nº2, para que o seu empreendimento tenha sucesso, segundo ele, você deve manter os pés no chão! Assim, por mais que seja tentador, evite pegar empréstimos e empregar o dinheiro ganho inicialmente em sonhos pessoais.

Alexandre Costa, fundador da Cacau Show

3 - "Enxergue deficiências do mercado como oportunidades"

Desde pequeno, Ozires Silva sonhava em fabricar aviões. Porém, quando chegou a hora de escolher a sua carreira no início de sua vida adulta, não existia no Brasil nenhum curso de engenharia aeronáutica. O sonho parecia distante e o único caminho possível, desistir.

Ozires poderia, então, ter parado por aí, seguindo outra carreira e encontrando outro sonho… mas decidiu enxergar essa deficiência do mercado como uma oportunidade e continuar buscando a concretização de seu objetivo. Ainda bem!

Ele não apenas conseguiu cursar a tão sonhada faculdade de engenharia aeronáutica, como foi o responsável pela criação da primeira empresa a fabricar aviões no Brasil: a Embraer! Um grande exemplo de empreendedor de sucesso, não é mesmo?

Ozires Silva, fundador da Embraer

4 - "Você é tão bom quanto as pessoas que você contrata"

Essa lição vem do grande empreendedor de sucesso, Ray Kroc, nada mais nada menos que a mente por trás da formulação da rede McDonald’s!

Para Kroc, não adiantava conseguir pessoas ricas que pudessem investir em seu negócio na fase inicial, se essas pessoas não compartilhassem os mesmos valores que ele.

O empreendedor selecionava a dedo sua equipe e exigia apenas aqueles que estavam dispostos a dar o melhor a cada dia.

Ray Kroc, comprador do McDonald's

5 - "O maior risco é não correr risco nenhum"

Realmente! Se Mark Zuckerberg não tivesse se arriscado, não teria sido protagonista da história de sucesso da gigante Facebook.

Para ele, a única estratégia que certamente terá o fracasso como consequência é não assumir riscos, pois, como vivemos em mundo de constantes mudanças, permanecer na zona de conforto não é uma opção.

Um dos mais famosos empreendedores de sucesso de todos os tempos, Mark afirma que, para começar, não é necessário se sentir preparado. Afinal, poucos se sentem. O importante é seguir em frente. Inevitavelmente, você irá cometer erros, e é com eles que você deve aprender.

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

6 - "Um grande líder é exemplo pela atitude e não pelo discurso"

Nossa sexta lição vem de um dos maiores empreendedores de sucesso do Brasil: Robinson Shiba. Não o conhece? Deveria, pois ele tem muito a ensinar! Fundador da franquia China in Box, Robinson tem uma história de empreendedorismo incrível!

Enquanto fazia o curso de odontologia, foi estudar inglês por um tempo nos Estados Unidos. Lá ele teve seu dinheiro roubado logo de início e a alternativa que encontrou para obter o seu sustento foi trabalhar em uma rede de fast-food. Acha que ele reclamou? De forma alguma!

Enxergou aquilo como uma oportunidade e começou a estudar sobre fast-foods. Quando voltou ao Brasil, aliou o conhecimento adquirido à oportunidade de investir em um novo nicho de mercado: o de comida chinesa. Deu certo!

Robinson Shiba, fundador do China in Box

7 - "Precisamos ser estratégicos, trabalhando em primeiro lugar o foco, e dominando as nossas emoções"

Segundo Flávio Augusto, “para atingir uma alta performance, aprender a administrar problemas é fundamental”. Muitas pessoas fracassam porque são prisioneiras de seus próprios sentimentos. Assim, a inteligência emocional, um importante fator em comum entre os empreendedores de sucesso, se faz cada vez mais necessária.

Além disso, o fundador da Wise Up e autor de diversos best-sellers de sucesso, prega que, para empreender, são necessários três pilares: visão, coragem e competência. Você deve saber como criar uma oportunidade, tirar a ideia do papel e ter conhecimento para executá-la.

Flávio Augusto, fundador da Wise Up

8 - "Se você é focado na competição, você terá que esperar até que um competidor faça algo. Se você é focado nos clientes, poderá ser pioneiro"

Nossa oitava lição vem do empreendedor de sucesso Jeff Bezos. Você pode até não saber quem é, mas com certeza conhece a sua empresa! Trata-se da referência mundial, Amazon, conhecida como a “loja de tudo”.

Esse renomado empresário conta que mesmo nas fases de crescimento acelerado da Amazon, a empresa estava constantemente em busca de novas estratégias de expansão. Até hoje, Jeff diz que não está satisfeito e quer mais.

Jeff Bezos, dono da Amazon

9 - "Ter um sonho grande dá o mesmo trabalho de ter um sonho pequeno"

E não é que é verdade?

Essa é a famosa lição de Jorge Paulo Lemann, o segundo empresário mais rico do Brasil. Seu sucesso é tanto que o empresário já chegou a ganhar R$ 2,26 milhões por hora em um ano e sua fortuna chegou ao marco de R$ 100 bilhões. O sonho de qualquer empresário, né?

O empreendedor de sucesso, que é dono da Ambev, diz que foi justamente por acreditar nessa lição que conseguiu conquistar tudo o que tem hoje. Ele sempre teve grandes objetivos e sempre pensou em fazer mais e melhor.

Jorge Paulo Lemann, dono da Ambev

10 - "Seus clientes menos satisfeitos são a maior fonte de aprendizado"

Essa lição de Bill Gates nos mostra o quanto é importante aprendermos com os nossos erros. Afinal, é com eles que nós evoluímos.

Quando se trata de um cliente insatisfeito, é indispensável entender o seu lado e o que causou a insatisfação. Encare as razões como oportunidades de melhoria e use o atendimento para mostrar ao cliente que a empresa se importa com a sua opinião.

Esse grande empreendedor de sucesso ainda afirma que, em sua empresa, “todos os dias nos perguntamos: como podemos fazer nossos clientes felizes? Como podemos estar à frente em matéria de inovação nesta indústria? Porque, se nós não o fazemos, alguém mais o fará”.

Bill Gates, fundador da Microsoft

11 - "Quando algo é importante o suficiente, você realiza mesmo que as chances não estejam a seu favor"

Quem garante isso é o empreendedor de sucesso, Elon Musk, CEO da SpaceX, Tesla Motors e SolarCity.

Para ele, o importante para abrir o seu próprio negócio é ter objetivos de longo prazo. O empresário sempre teve sonhos considerados surreais desde criança. Foi justamente por se apegar a eles e buscar constantemente a concretização que permitiu que ele pudesse alcançar os seus objetivos.

Assim, nunca aceite um “não” como resposta! Pense grande e não se preocupe em ser considerado louco por suas ideias. Afinal, Musk conseguiu lançar foguetes, desenvolver carros elétricos confortáveis e fazer com que a SolarCity se tornasse a maior empresa de instalação de painéis solares nos EUA. Tudo o que haviam falado para ele que era impossível.

Elon Musk

Torne-se um empreendedor de sucesso!

Com todas essas lições que você obteve de grandes empreendedores de sucesso, deve estar se sentindo mais preparado para encarar os desafios de abrir um novo negócio. Não tenha medo de buscar os seus sonhos! Como você viu, é preciso arriscar!

É hora de colocar em prática sua própria história e aprender a gerenciar os riscos de ser empreendedor com o nosso Kit de Empreendedorismo!

Segundo dados do Sebrae, são mais de 11 milhões de empreendedores no Brasil. Com toda essa quantidade de pessoas se jogando no mundo dos negócios, é preciso garantir que a sua empresa tenha qualidade, uma boa gestão e um diferencial para realmente se destacar no mercado.

Baixe agora o seu Kit de Empreendedorismo tenha acesso a materiais exclusivos que vão te ajudar a se planejar e fazer uma gestão eficaz que desenvolva resultados!

kit empreendedorismo

Larissa Nunes

Larissa Nunes

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Trabalhou na empresa Mais Consultoria Jr. e participou de programas de ensino, pesquisa e extensão da UFJF, como GET e a organização da Mostra de Extensão. Aprofundou seus conhecimentos sobre liderança participando de seminários no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa em Portugal. É especialista em Lean Manufacturing, Dashboards de gestão, Black Belt em Lean Seis Sigma e tambêm ê auditora do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001. Está sempre em busca de novos conhecimentos para aplicar e se desenvolver em sua área. Especialista em geração de conteúdo do Grupo Voitto.

Banner do Kit "Resumos de Livros sobre Empreendedorismo".

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit Pocket] Empreendedorismo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.