"Liderança é ação!"
As 5 práticas exemplares de liderança
Não fique parado!

5 Práticas de liderança para inspirar equipes e alcançar resultados excepcionais.

Aprenda técnicas e estratégias para se tornar um líder de sucesso, motivar sua equipe, desenvolver habilidades e competências e promovendo ambiente produtivo.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
5 Práticas de liderança para inspirar equipes e alcançar resultados excepcionais.

Para enfrentar um cenário extremamente competitivo, a forma como lideramos precisa estar em constante transformação - a busca por melhorias é permanente. Mas, como é possível manter-se nisso? O pulo do gato está em saber como enfrentar as mudanças frequentes no mercado, oferecendo o melhor para seus clientes.

Para ser um líder precisamos saber quais as expectativas sobre a função que ocupamos, o que a equipe espera de você. Sua missão precisa estar bem clara e a atenção sobre o que te cerca é essencial: o que precisa ser melhorado?

Mantenha sempre o diálogo com sua equipe e descubra o que eles sentem falta. Além disso, é preciso emitir aquilo que você quer atingir. Nada pior do que um líder que não inspira a confiança em seus liderados.

Todos nós conhecemos exemplos de líderes de sucesso em nossa sociedade, mas podemos nos perguntar: será que todos eles possuem características em comum? Trabalham da mesma forma? Barry Posner e James Kouzes, após anos de entrevista e análise de líderes altamente eficazes, perceberam a existência de algumas práticas em comum entre esses gestores.

Assim, chegou-se à conclusão de que existem cinco práticas exemplares de liderança básicas adotadas por grandes líderes no mundo. Além disso, é possível perceber ações concretas que podem ser utilizadas no seu dia-a-dia para melhorar cada vez mais sua atuação como líder e, consequentemente, o resultado de sua equipe.

5 Práticas Exemplares de Liderança

"Liderança é ação!"

A conclusão do estudo de Barry Posner e James Kouzes nos levou a crer que liderança não é um "estado" e, sim, uma "ação". Por isso, no estudo sobre líderes eficazes viu-se uma grande semelhança entre determinadas ações e foi feito o levantamento de "práticas exemplares de liderança".

Liderança não é uma ciência exata, por isso, não existe uma fórmula mágica para ser usada e, assim, tornar-se um grande líder. Porém, existem ações e práticas básicas e exemplares que todo grande líder executa e, através disso, atinge o sucesso.

A partir desse estudo, Barry Posner e James Kouzes formularam as 5 práticas exemplares de liderança.

Agora que você entendeu que liderança é ação, comece a dar o primeiro passo! Baixe o nosso Ebook e tenha salvo esse guia didático e detalhado que pode fazer toda a diferença no seu futuro! Assim, você poderá consultá-lo sempre que precisar e estudar sobre como se tornar um líder.

Ebook 5 práticas exemplares de liderança: baixe agora!


Para você saber um pouco mais sobre o que você irá aprender com o Ebook, passaremos de forma breve pelas ideias principais da ferramenta.

As 5 práticas exemplares de liderança

1. Modele o seu caminho


Já ouviu aquela frase: "pra quem está perdido, qualquer caminho serve"?

Pois então! Umas das práticas exemplares de liderança é entender as suas características e filosofia de vida.

Esse passo deve ser feito de dentro para fora: os princípios que irão guiar a sua jornada devem estar claros e bem definidos.

Além disso, tenha em mente que é importante ser autêntico na forma de liderar a sua equipe ao modelar o seu caminho!

Confira o nosso artigo de como montar um planejamento estratégico pessoal para auxiliá-lo nessa etapa.

2. Inspire uma visão compartilhada 


O futuro apresentará sempre incertezas e não há garantias ou caminho fácil para o sucesso. Afinal, as circunstâncias podem mudar a qualquer momento!

E é por isso que uma das práticas exemplares de liderança é ser capaz de olhar para o futuro e imaginar em sua mente onde a sua equipe pode chegar. Desse jeito, por mais que hajam obstáculos, o líder deve ser otimista e inspirar uma visão compartilhada em todos.

3. Desafie o processo


Grandes líderes são aqueles que conseguem fazer transformações significativas ao seu redor. Por isso, uma das práticas exemplares de liderança consiste em sair do status quo, ou seja, pensar "fora da caixa" e fazer sempre além do que é esperado.

Essa deve ser a mentalidade do líder: nada é tão bom que não possa ser melhorado.

Sendo assim, procure por oportunidades de melhoria e não tenha medo de experimentar e assumir riscos! Com certeza, vai ser uma forma de aprender e se desenvolver.

4. Deixe os outros agirem


O líder deve ter um excelente relacionamento com a sua equipe, saber suas forças e fraquezas, para assim melhor capacitá-la. O entendimento de que o líder não faz nada sozinho é essencial. Então, não hesite em delegar tarefas! Será sempre necessário dar poder e responsabilidade para conquistar o melhor da equipe. Além disso, o líder deve motivar um sentimento de dono e criar uma ambiente de mútuo respeito e de autoconfiança.

5. Incentive o coração


"Pessoas facilmente se cansam, frustram, se desencantam e são tentadas a desistir. Líderes devem encorajar seus corações. Líderes normalmente fazem reconhecimentos individuais e celebrações entre o grupo. Atos genuínos de cuidado estimulam pessoas a continuar a caminhada " - Barry Posner e James Kouzes

Todos os líderes devem incentivar os seus liderados para motivá-los e "jogá-los para cima". É fundamental que o líder seja capaz de reconhecer a contribuição de seus membros e demonstrar gratidão pela excelência individual e em grupo. Palavras de gratidão tocam os corações das pessoas, além de criar um senso de identidade coletiva e um espírito de comunidade em prol do sucesso e da excelência.

Não fique parado!

Agora que você tem acesso a um material incrível com as práticas exemplares de liderança, é hora de ir além!

Finalmente você terá a oportunidade de estudar com referências em liderança e gestão e fazer parte de uma rede de alta performance para desenvolver habilidades!

Deseja aprimorar sua trajetória profissional e se destacar no mercado de trabalho?

O Programa de Aceleração de Carreira, VoittoPro, foi desenvolvido com base em 13 formações em negócios, mais de 200 certificações, plano de estudos personalizado, mentoria com especialistas, ferramentas de cases práticas e suporte do currículo ao contrato.

Aqui você terá a liberdade de aprender de onde quer que esteja e a chance de escolher o seu  futuro profissional.

Exerça seu poder de decisão: escolha o sucesso. Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

VOITTO PRO

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download do ebook!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

5 Praticas Exemplares De Lideranca

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.