Você já ouviu falar no termo eco-friendly? Muitas empresas buscam cada vez mais se adaptar neste conceito, com o objetivo de economizar, preservar a natureza e vender mais.
Sendo assim, uma das formas de ser eco-friendly é através do uso de energias renováveis.
Ficou interessado em aprender mais sobre energia renovável? Então continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado:
Vamos à leitura?
A energia renovável é um conceito que diz a respeito das fontes naturais de energia que são capazes de se renovarem, ou seja, não se esgotam, pois conseguem se regenerar.
Embora muitas pessoas acham que elas não poluem, isso não é verdade, em geral elas poluem muito pouco, diretamente ou indiretamente a ponto de não agredir o ecossistema e são consideradas energias mais limpas, fornecidas pela própria natureza.
Falamos isso, pois, para movimentar uma turbina eólica é necessário usar meios de locomoção que utilizam combustível fóssil ou os painéis solares que possuem metais pesados em sua constituição, por exemplo.
Um ponto muito importante é que utilizar energias renováveis não emite gases, como o CO2ou outros materiais tóxicos que são nocivos para a natureza.
A preocupação com os poluentes que são liberados na atmosfera, como por exemplo, os gases causadores do efeito estufa e também a escassez dos recursos fósseis foram imprescindíveis para que houvesse um grande avanço tecnológico no aprimoramento e eficiência das energias renováveis.
Além disso, as energias renováveis também podem ser chamadas de energias alternativas, sendo fontes de energia sustentáveis para o planeta.
Agora que você já aprendeu o que é a Energia Renovável, você deve estar se perguntando, e a energia não renovável, o que é?
Não se preocupe, pois vamos tratar deste assunto no tópico seguinte.
Confira o eBook Metas Para Crescer e veja como analisar, desdobrar e controlar metas para alavancar resultados e aumentar lucratividade.
Neste eBook você verá o estudo de caso de uma rede de farmácias que usou de análises, desdobramento e controle de metas para alavancar resultados financeiros e aumentar sua receita
Se interessou? Não perca essa dica de ouro e e baixe agora!
A energia não renovável é a energia produzida a partir de recursos naturais que não são renováveis, ou seja, podem ser consumidos.
Exemplos de fontes de energia não renováveis: combustíveis fósseis (petróleo, carvão, gás natural e xisto) e energia nuclear.
Muitas pessoas têm dúvidas a respeito da energia nuclear ser ou não renovável, mas a verdade é que o urânio não pode ser classificado como fonte de energia renovável porque leva milhões de anos para se formar na natureza.
Se todas as reservas deste elemento químico se esgotarem, as gerações futuras não poderão adquirir novas reservas.
Agora que já sabemos o que é e qual a diferença da energia renovável para a não renovável, vamos conferir quais são os tipos de energia renováveis existentes.
É indiscutível que este é o recurso natural mais abundante de todo o universo, a luz solar.
Sendo assim, a utilização deste recurso por meio de tecnologias de ponta pode apresentar uma alta eficiência para gerar energia elétrica em quase todos os lugares da Terra.
Além disso, é possível gerar energia elétrica através de duas maneiras distintas, sendo elas: fotovoltaica e heliotérmica.
Sendo assim, a tecnologia fotovoltaica é capaz de transformar a radiação do sol diretamente em energia solar elétrica, através de células fotovoltaicas inseridas em painéis solares que ficam expostos à luz do sol.
Por esse motivo, atualmente é possível encontrar essa tecnologia em várias residências, comércios, indústrias e também em grandes usinas solares por todo o mundo.
Já a tecnologia heliotérmica não é tão conhecida como a anterior mas ela consiste em refletir a luz do sol de maneira concentrada com o auxílio de vários espelhos coletores que refletem a luz, aquecendo uma torre central com materiais que em altas temperaturas se expandem e movimentam turbinas, gerando energia elétrica.
A energia eólica é aquela que vem da força dos ventos, onde turbinas com hélices e pás são fixadas em pontos altos e giram com a força do vento, produzindo energia elétrica.
Também é possível achar esta tecnologia em outros lugares, principalmente naqueles que carecem de energia solar. É possível até mesmo encontrar gerador portátil de energia eólica!
Muito popular no Brasil, as usinas hidrelétricas são responsáveis por mais de 60% da matriz elétrica de todo o país.
Há algumas controvérsias a respeito da energia hídrica, porque ela exige certo desmatamento em algumas áreas para a criação de barragens etc.
A energia elétrica é gerada por meio de grandes turbinas que ficam instaladas em barragens das hidrelétricas, e que são movimentadas pela força da água que é liberada conforme a necessidade.
Essa fonte gera a energia pela queima de materiais orgânicos, como por exemplo: o bagaço da cana de açúcar, madeira, álcool, palha de arroz, etc.
Apesar desses materiais liberarem gases poluentes, este tipo de energia acaba sendo considerada renovável porque a quantidade de dióxido de carbono gerada é absorvida posteriormente pelo próprio cultivo destes materiais, anulando o impacto ambiental.
Gera energia a partir do calor no interior da terra, através de usinas instaladas em áreas próximas de calor.
Por meio de tubulações especiais, uma grande quantidade de água é injetada no solo, por onde é descarregada na forma de vapor e aciona as turbinas que geram eletricidade.
A força das ondas e marés é utilizada para gerar eletricidade, por meio de torres subaquáticas instaladas perto da costa que geram energia a partir das correntes por meio de hélices presas às torres.
Se você leu este artigo até aqui, deve estar imaginando que as fontes renováveis de energia possuem muitas vantagens, porém, existem algumas desvantagens também.
Vamos conferi-las no a seguir!
E aí, gostou do nosso artigo sobre fontes de Energia Renovável e gostaria de saber mais sobre como diminuir custos e evitar perdas de energia nos processos de produção?
Então não perca essa oportunidade incrível que preparamos para você!
O WCM é uma metodologia crucial para você se tornar um competidor de classe mundial. Logo, você deve investir em otimizar ao máximo os seus processos produtivos com uma mentalidade de zero desperdício.
Para te ajudar nisso, a Voitto criou o curso de Fundamentos de World Class Manufacturing. Com ele, você irá aprender uma visão geral dos pilares, fundamentos e métodos de otimização como o ECRS, tornando-se apto a utilizar as fundações do sistema como base para a implementação de qualquer projeto e muito mais!
Então, que tal evoluir sua mentalidade produtiva e gerencial e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Clique na imagem abaixo e se inscreva no curso Fundamentos de World Class Manufacturing
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!