O que é Engenharia Acústica?
Grade curricular da Engenharia Acústica
Softwares na Engenharia Acústica
Áreas de atuação
Engenharia Acústica na sociedade
Faculdades de Engenharia Acústica
Salário para Engenharia Acústica
A Engenharia Acústica é a sua escolha de carreira?

Conheça a Engenharia Acústica, suas atribuições e o potencial salarial que oferece.

Descubra se a Engenharia Acústica, focada no desenvolvimento de estratégias para o controle e manipulação do som e das vibrações, é a carreira para você!

Aléxia Fontes
Por: Aléxia Fontes
Conheça a Engenharia Acústica, suas atribuições e o potencial salarial que oferece.

Você se incomoda com o intenso barulho do trânsito? Fica estressado com a música alta em bares ou com a gritaria dos vizinhos? Bom, saiba que isso não é apenas uma cisma sua, mas uma questão de saúde. Inclusive, a Engenharia Acústica tem grande papel em situações como essas!

O trabalho do profissional de Engenharia Acústica envolve justamente trazer conforto acústico e fazer o controle de ruído (entre outras áreas que você já vai conhecer).

Sendo assim, você pode imaginar a importância desse profissional! Ficou interessado? Fique aqui que te traremos detalhes sobre o curso e a profissão de Engenharia Acústica. Você verá:

  • O que é Engenharia Acústica?
  • Grade curricular da Engenharia Acústica
  • Softwares na Engenharia Acústica
  • Áreas de atuação
  • Engenharia Acústica na sociedade
  • Faculdades de Engenharia Acústica
  • Salário para Engenharia Acústica

O que é Engenharia Acústica?

A Engenharia Acústica é responsável por todo o campo que compreende o som e vibrações. Sendo assim, o estudo e a pesquisa desse ramo da engenharia são voltados para a análise dos mecanismos de produção, transmissão e recepção do som.

Além disso, cabe ao engenheiro acústico o desenvolvimento de estratégias para o controle e manipulação do som e das vibrações, atuando na alteração e contenção de sons indesejáveis (controle de ruído) e em projeto de fontes sonoras.

Com o aumento da tecnologia na área, cada vez mais atribuições são concedidas ao profissional de Engenharia Acústica, aumentando seu campo de atuação e seu papel na sociedade.

Grade curricular da Engenharia Acústica

Você está se perguntando sobre como é o curso de engenharia acústica?

A formação do curso de Engenharia Acústica tem, em sua base, disciplinas da Matemática, Química e Física, além de Desenho e Programação. Após os dois primeiros anos (quatro períodos), as matérias mais específicas do curso começam. Como exemplos, temos:

  • Acústica Ambiental
  • Controle de Ruído
  • Acústica nas Edificações
  • Controle de Vibrações
  • Música para Engenharia Acústica
  • Processamento Digital de Sinais
  • Métodos Numéricos em Acústica e Vibrações
  • Projeto Sonoro
  • Eletroacústica
  • Instrumentação em Acústica e Vibrações

Além das disciplinas que são obrigatórias e as opcionais, também é necessário para completar a graduação o estágio supervisionado e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Softwares na Engenharia Acústica

Como nas outras engenharias, o uso de softwares para desenvolvimento de projetos é essencial para auxiliar os graduandos e profissionais da área. Na Engenharia Acústica, o uso deles é essencial. Como exemplos, temos:

  • INoise: software de monitoramento de ruído, modelagem e controle de ruído ocupacional. Existem 3 licenças, sendo uma gratuita, outra profissional e a terceira para empresas. Em cada uma delas há limitações quanto à quantidade de fontes sonoras a serem modeladas.
  • Odeon: simula e mede a acústica interna de edifícios. Com ajuda desse software, até mesmo situações externas podem ser analisadas. Entre as diversas funções, temos a simulações de acústica de modelos 3D e a medição acústica em salas reais.

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel


Assim, fica mais fácil para você se preparar e também para entrar com tudo no curso de engenharia que escolher!

Áreas de atuação

Dentre a gama de atuações que envolvem a Engenharia Acústica, destacam-se:

1. Vibrações

Cabe ao engenheiro da área criar e executar sistemas de controle de vibrações para máquinas e equipamentos industriais, estruturas de edificações e veículos.

2. Acústica ambiental

Nesta área, o profissional especializado irá atuar realizando medições e elaborando laudos técnicos para projetos acústicos de ambientes com o objetivo de assegurar o bem-estar do ponto de vista acústico.

Diversos instrumentos são utilizados pelos engenheiros para capturar, medir e processar sons na faixa auditiva do ser humano, além de ferramentas computacionais que tornam possível a elaboração de mapas de ruído ambiental.

A análise desses profissionais pode gerar uma certidão de tratamento acústico, documento que certifica o adequamento de atividades que possivelmente causariam poluição sonora.

3. Acústica musical

Essa área é voltada para a construção de equipamentos musicais.É necessário que o profissional da área tenha uma boa base de física, além de conhecimento sobre como os instrumentos musicais funcionam e psicoacústica.

O engenheiro da área pode trabalhar como designer de estúdios de gravação, de TV, rádio ou de ensaio. Além disso, os profissionais também podem atuar na eletroacústica (acústica voltada para reprodução de sinais por meios eletrônicos).

Para saber mais sobre essa área, veja esse vídeo de Nigel Stanford muito interessante que aborda os efeitos gerados pelas ondas sonoras.

4. Acústica de salas

No caso da acústica de salas, ou acústica arquitetônica, compreende ao engenheiro realizar projetos arquitetônicos que sejam apropriados aos aspectos acústicos de locais como escritórios, igrejas, teatros, ambientes de trabalho e salas de aula.

O ramo também abrange profissionais da engenharia civil e arquitetura que necessitam adequar o conforto acústico ao âmbito da construção civil.

5. Acústica submarina

O profissional da área é requisitado pela indústria naval e pela marinha pelo seu domínio no campo dos fenômenos de refração, difração e mecânica dos fluidos para ser aplicado em equipamentos sonares.

6. Controle de ruído

O engenheiro especialista na área pode trabalhar na identificação de fontes de ruídos, na programação de ações que servirão para reduzir ou eliminar a poluição sonora em ambientes urbanos e industriais, além da determinação de protetores auditivos ideais.

7. Aeroacústica

As empresas do ramo aeroespacial e automobilístico são as maiores empregadoras nessa área. Esse ramo é considerado o mais complexo por envolver a presença do som em um meio de propagação que sofre diversas variações de velocidade.

Aqui, o profissional de engenharia acústica pode trabalhar com projetos de acústica em foguetes, helicópteros e aviões, por exemplo.

Engenharia Acústica na sociedade

O som está presente no nosso dia a dia e, apesar de não conseguirmos vê-lo, é preciso voltar nossa atenção a ele. Isso porque, só de olhar para a cor ou sentir o cheiro de uma comida, por exemplo, sabemos que não está boa. Mas e o som? Como saber se ele nos faz mal?

Segundo a OMS, o som, quando ultrapassa limites aceitáveis, torna-se bem mais que um incômodo, mas um verdadeiro mal para nossa saúde. A proporção entre o período de exposição e a intensidade é diretamente ligada ao mal que pode ser causado.

É considerado que, acima de 60 decibéis, relativo a uma conversa normal, o ruído já cause irritação. Com o aumento da exposição, pode haver o desencadeamento de cansaço, estresse, ansiedade, insônia, falta de concentração e até mesmo doenças cardíacas, respiratórias, digestivas e mentais.

Sendo assim, o trabalho do engenheiro acústico se torna indispensável em diversos níveis, com o objetivo de definir os limites sonoros de ambientes, encontrar as fontes de ruídos e buscar meios de evitar a poluição sonora que traz tantos males à sociedade.

Faculdades de Engenharia Acústica

Bem, se você se interessou pela Engenharia Acústica e deseja cursá-la, não há muito o que fazer na hora de escolher uma universidade. Segundo o portal e-MEC, apenas uma instituição oferece o curso no país (credenciada pelo Ministério da Educação - MEC):

Logo, se o seu desejo era engenharia acústica em universidades federais, a sua possibilidade será a engenharia acústica na UFSM.

Salário para Engenharia Acústica

No Brasil, temos a Lei 4.950/A, de 22 de abril de 1966, que dispõe sobre salário mínimo dos profissionais de Química, Engenharia, Arquitetura e Agronomia:

  • Jornada de 6 horas: 6 salários mínimos
  • Jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos
  • Jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos

Mas, chegando no mercado de trabalho, nem sempre encontramos esses valores. Fatores como o nível de experiência profissional do candidato, o porte da empresa e a região onde ela se localiza podem afetar no salário oferecido.

Nas empresas, os níveis relacionados à engenharia são:

  • Trainee: até 2 anos no cargo
  • Júnior: de 2 a 4 anos
  • Pleno: de 4 a 6 anos
  • Sênior: de 6 a 8 anos
  • Master: mais de 8 anos.

Tratando-se da Engenharia Acústica, o salário é um ponto complicado. Isso porque o curso é novo aqui no Brasil, com seu início no ano de 2009 na Universidade Federal de Santa Maria (estado do Rio Grande do Sul), formando a primeira turma no ano de 2014.

São poucos os sites de pesquisa salarial que disponibilizam informações referentes à área. De acordo com a Pesquisa Salarial divulgada pela Catho, a média salarial de Engenheiro Acústico é de R$ 6.765,15 no Brasil.

E então, se interessou pela Engenharia Acústica? Porém, caso ainda não decidiu se ela é realmente a carreira que deseja seguir, ou se está com dúvidas, procure na nossa Série de Engenharias outras opções nesse ramo!

Assim como a Engenharia Acústica, há outras opções também não tão conhecidas, que tal conferir?

A Engenharia Acústica é a sua escolha de carreira?

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Aléxia Fontes

Aléxia Fontes

Graduanda em Engenharia Mecatrônica no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Participou de estudo voluntário na parte de programação, aprofundando no ambiente de desenvolvimento integrado Code Composer Studio (CCS). Bolsista nos projetos "Estudo do Processamento de Sinais de Sensores Aplicados à Navegação de Veículos Autônomos" e "Construção de um robô móvel de baixo custo baseado em Sistema Operacional de Robôs (ROS)", durante um ano. Possui certificação nos cursos de Produção de Conteúdo Web e Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Excel

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.