O que é Engenharia Biomédica?
Grade curricular da Engenharia Biomédica
Softwares na Engenharia Biomédica
O que faz um Engenheiro Biomédico?
Qual a diferença entre Biomedicina e Engenharia Biomédica?
Universidades que oferecem Engenharia Biomédica
Quanto ganha um Engenheiro Biomédico?
Impulsione sua carreira na Engenharia!

Engenharia Biomédica: tudo o que você precisa saber sobre o curso!

Conheça a Engenharia Biomédica, responsável por auxiliar na criação de novas técnicas, como desenvolvimento de softwares e equipamentos para a área da saúde!

Aléxia Fontes
Por: Aléxia Fontes
Engenharia Biomédica: tudo o que você precisa saber sobre o curso!

A Engenharia Biomédica é uma área que consegue juntar conhecimentos técnicos e matemáticos com os estudos biológicos da medicina.

Há quem diga que a Engenharia e a Medicina não tem nada a ver, ou que são áreas completamente diferentes. Entretanto, tratando-se de tecnologia e de meios para otimização de processos, sempre encontramos uma interseção entre elas.

Afinal, a área da saúde precisa de um suporte técnico para funcionar. O engenheiro biomédico se dedica ao desenvolvimento de próteses, instrumentos de diagnóstico e equipamentos para auxiliar na pesquisa dos médicos.

Para quem ainda não se decidiu entre a área da saúde e das ciências exatas, essa pode ser uma boa opção.

Sendo assim, nesse artigo vamos trazer para você as principais informações sobre o curso e a profissão de Engenharia Biomédica. Você verá:

  • O que é Engenharia Biomédica?
  • Grade curricular da Engenharia Biomédica
  • Softwares na Engenharia Biomédica
  • O que faz um engenheiro biomédico?
  • Qual a diferença entre Biomedicina e Engenharia Biomédica?
  • Universidades que oferecem Engenharia Biomédica
  • Quanto ganha um engenheiro biomédico?
  • Vai escolher Engenharia Biomédica?

Vamos lá?

O que é Engenharia Biomédica?

A Engenharia Biomédica é um ramo da engenharia voltado para a integração das ciências exatas e ciências da saúde (vale lembrar que o curso é considerado como parte das ciências exatas), onde é dada uma nova abordagem no âmbito da biologia e medicina.

Ainda que seja uma graduação nova, com poucos anos de execução, a profissão é bastante procurada e já se mostra essencial para o futuro tecnológico da saúde.

O profissional da área trabalha, no geral, com a criação de técnicas que serão implantadas na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, além do desenvolvimento de equipamentos e próteses mais modernas e adequadas ao corpo humano.

No campo da saúde, a Engenharia Biomédica estuda e analisa os organismos vivos e suas propriedades do ponto de vista da engenharia, auxiliando cada vez mais a medicina a avançar de uma forma mais segura e eficaz.

Em resumo, o estudante que escolhe seguir na área estará numa profissão que oferece uma grande interdisciplinaridade.

A imagem apresenta um paratleta do atletismo da seleção Brasileira.

Grade curricular da Engenharia Biomédica

O ciclo básico do curso de Engenharia Biomédica é formado por uma reforçada base de disciplinas da Matemática, Física (maior parte voltada para a Mecânica), Química e muita biologia (inclusive Anatomia), além de Desenho e Programação.

Até o sexto período são encontradas matérias da base e também as comuns na engenharia, como Circuitos Elétricos, Controle de Sistemas Dinâmicos e Eletrônica. Assim, no sétimo período é que as disciplinas específicas se iniciam. Exemplos:

  • Biomecânica;
  • Biomateriais;
  • Engenharia Clínica Hospitalar Avançada;
  • Instrumentos Biomédicos;
  • Biosensores;
  • Engenharia Médica Aplicada.

Ao final do curso, também é necessário realizar o estágioobrigatório supervisionado e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

As nomenclaturas e cargas horárias das disciplinas podem mudar de instituição para instituição. Aqui, usei como base a grade curricular do curso oferecido pela UNIFESP.

Softwares na Engenharia Biomédica

É papel da Engenharia Biomédica também a criação de tecnologias e softwares para auxiliar a medicina, a biomedicina e até a odontologia.

Porém, durante a pesquisa sobre os softwares que são utilizados diretamente pelo graduando ou profissional da área de Engenharia Biomédica, pouco foi encontrado.

A maior parte são ligados ao uso durante cirurgias complexas, como os de mapeamento eletroanatômico, mas nenhum que seja utilizado para formação do profissional.

Se você tem informações sobre algum software e deseja nos ajudar a complementar este artigo, não deixe de comentar aqui!

Porém, independentemente disso, existe um software que é um grande aliado dos estudantes e também profissionais de alta performance.

O que faz um Engenheiro Biomédico?

Há uma grande demanda no mercado de trabalho por profissionais da área de Engenharia Biomédica, por ser um curso relativamente novo e pela crescente necessidade de avanços no campo da medicina.

Dessa maneira, conheça agora as principais áreas onde o engenheiro biomédico pode atuar:

1. Bioinformática

Da mesma forma que a ciência avança em descobertas no campo da biologia e medicina, o número de informações biológicas (doenças, propriedades, tratamentos, agentes causadores, entre outras) também cresce de forma exponencial.

Sendo assim, é papel do profissional da área desenvolver ferramentas (softwares e bancos de dados) para o processamento dessas informações, auxiliando no diagnóstico e no tratamento de doenças.

2. Engenharia Clínica

Na área de Engenharia Clínica, o engenheiro biomédico é responsável pela gestão dos equipamentos de operação em laboratórios, hospitais e clínicas.

Dentro dessa atuação, o profissional realiza a avaliação dos aparelhos e especifica os que precisam ser adquiridos, fazendo também sua instalação, manutenção e suporte técnico.

Além disso, fica a cargo dele treinar os funcionários que irão operar e utilizar esses aparelhos.

3. Desenvolvimento de Próteses e Biomateriais

O Desenvolvimento de Próteses é uma das principais áreas dentro da Engenharia Biomédica. O papel do engenheiro aqui é criar próteses que sejam mais adequadas ao corpo e às funções para as quais foram destinadas.

Mas, para isso, há também a necessidade dodesenvolvimento de materiais que sejam mais compatíveis ao nosso corpo, ou seja, biocompatíveis. Dessa maneira, o profissional consegue reduzir ou até evitar rejeições do corpo em relação à prótese.

4. Imagiologia

A Imagiologia é uma área onde o engenheiro biomédico trabalha diretamente com as técnicas utilizadas no auxílio do diagnóstico, como radiografia, tomografia, ultrassonografia, ressonância magnética e fluoroscopia.

5. Desenvolvimento de equipamentos

Nessa área, o engenheiro utiliza seu conhecimento técnico para planejar, desenvolver e implantar equipamentos e aparelhos que serão utilizados nos centros de saúde.

Podem ser tanto os complexos aparelhos utilizados em cirurgias e tratamentos, quanto os mais "simples", como kits de diagnóstico utilizados em postos e consultórios que facilitam e agilizam a identificação de doenças.

6. Pesquisa científica

Assim como em outros cursos, os engenheiros biomédicos podem se especializar na área de pesquisa científica. Nesse sentido, o objetivo dos profissionais é testar diferentes teorias para encontrar a melhor solução para os problemas na área da saúde.

São feitas diversas experimentações para buscar respostas sobre materiais e instrumentos biomédicos.

Além disso, o engenheiro biomédico atua prestando consultoria de fins científicos em clínicas e centros de saúde (médicos, veterinários e outros profissionais da saúde).

Qual a diferença entre Biomedicina e Engenharia Biomédica?

Há uma grande diferença quando se trata desses dois cursos. A primeira delas, de modo geral, é que aEngenharia Biomédica é baseada nas ciências exatas e a Biomedicina nas ciências biológicas.

Mas, se você curte as duas áreas e ainda está na dúvida, entenda a área de atuação específica de cada uma delas.

Então, o que faz a Biomedicina? Pela formação, o curso de Biomedicina é voltado para as formas de diagnóstico e tratamento das doenças humanas, além de outras atividades que envolvem substâncias orgânicas e microorganismos.

biomédico usando elementos de laboratório


Já a Engenharia Biomédica trabalha com a parte de projeto, instalação e manutenção dos aparelhos e equipamentos do âmbito da medicina, biomedicina e odontologia. Sendo assim, o profissional não se encaixa na área da saúde.

engenheira biomédica construindo aparelho

Universidades que oferecem Engenharia Biomédica

Você já pensou em qual Universidade gostaria de estudar? Nesse tópico vamos de trazer algumas opções além da engenharia biomédica da UFPA para ampliar suas possibilidades de escolha.

Segundo o site do Ministério da Educação (MEC), são 24 as instituições credenciadas que oferecem o curso de graduação de Engenharia Biomédica no país. Utilizando como método de avaliação o ENADE, temos como as melhores instituições (nota 4 de 5):

  • Universidade Federal do Pará (UFPA);
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Porém, você pode acessar o portal e-MEC para conhecer outros métodos de avaliação e encontrar outras instituições que sejam mais adequadas ou estejam mais perto de você (no site, vá em Consulta Textual).

Quanto ganha um Engenheiro Biomédico?

Agora acredito que você está interessado sobre o salário para engenharia biomédica, acertei? Depois de conhecer sobre a graduação em Engenharia Biomédica e suas áreas de atuação, está na hora de responder essa pergunta, não é mesmo?

Para regulamentar o salário da categoria, temos no Brasil a Lei 4.950/A, de 22 de abril de 1966, que dispõe sobre salário mínimo dos profissionais de Química, Engenharia, Arquitetura e Agronomia:

  • Jornada de 6 horas: 6 salários mínimos;
  • Jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos;
  • Jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos.

Porém, podemos ver que existem fatores que influenciam nos valores oferecidos por cada empresa. Entre eles, temos o porte e a região onde a empresa se localiza, o setor e também o nível de experiência profissional do candidato.

Nas empresas, os níveis relacionados à engenharia são:

  • Trainee: até 2 anos no cargo;
  • Júnior: de 2 a 4 anos;
  • Pleno: de 4 a 6 anos;
  • Sênior: de 6 a 8 anos;
  • Master: mais de 8 anos.

Em muitos sites, os valores salariais são designados para o profissional de Biomedicina. Como vimos, essa informação é errônea, dado que tanto a formação quanto a atuação dessas duas áreas são distintas.

Mas como é o mercado de trabalho de engenharia biomédica? Quais as vagas de engenheiro biomédico?

Segundo o Guia de Profissões e Salários da Catho, a média geral do país é de R$ 5.400. Porém, nas indústrias podemos encontrar valores mais altos em relação a outros setores, com valor médio de R$ 10.132 para supervisão e R$ 16.120 para gerência.

De acordo com o Glassdoor, foi possível verificar o valor salarial de 2 empresas. Porém, com amostra de somente 1 salário:

  • Hospitalis: R$ 4 mil;
  • Hibou Style: R$ 8,5 mil.

Agora que você já sabe informações sobre o curso e quanto ganha um engenheiro biomédico, decidiu se essa é a carreira que deseja seguir?

Se ainda tem dúvidas, não tem problema! Preparamos para você a Série de Engenharias para que possa se informar sobre outras opções desse segmento!

Impulsione sua carreira na Engenharia!

Confira o KIT de gerenciamento de projetos , um tema que vem crescendo a cada dia e o domínio dessa arte vem se tornando cada vez mais necessário no mercado de trabalho.

Sendo assim, se você é gestor, engenheiro, gerente ou qualquer profissional que seja responsável pelo planejamento, execução ou controle de uma série de atividades que se relacionam precisa de ferramentas e métodos para gerenciar projetos com eficiência para alcançar o objetivo planejado.

Está esperando o que? Se torne um profissional completo agora e baixando nosso KTI de Gerenciamento de Projetos.

Gerenciamento de Projetos

Aléxia Fontes

Aléxia Fontes

Graduanda em Engenharia Mecatrônica no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Participou de estudo voluntário na parte de programação, aprofundando no ambiente de desenvolvimento integrado Code Composer Studio (CCS). Bolsista nos projetos "Estudo do Processamento de Sinais de Sensores Aplicados à Navegação de Veículos Autônomos" e "Construção de um robô móvel de baixo custo baseado em Sistema Operacional de Robôs (ROS)", durante um ano. Possui certificação nos cursos de Produção de Conteúdo Web e Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Modelo De Tcc

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.