Muito se fala sobre a crescente transformação digital nas empresas, onde essas passam a se tornar mais modernas, acompanhando os avanços tecnológicos que constantemente surgem. Dentro desses avanços, se encontra a inteligência computacional.
Contudo, conhecimentos sobre o ramo da inteligência computacional não estão disponíveis no currículo da maioria dos profissionais pertencentes ao universo da tecnologia, deixando-os defasados com relação aos conceitos desse ramo.
Portanto, para alunos e profissionais que fazem parte das áreas de STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática) é essencial conhecer mais a respeito da inteligência computacional para estar apto às demandas do mercado de trabalho.
Por conta disso, nesse artigo abordaremos os principais pontos sobre o assunto como também quais são as suas aplicações na atualidade. Assim, se quer entender mais sobre, continue conosco nos seguintes tópicos:
Começamos do básico, explicando o que exatamente é esse ramo!
A inteligência computacional, normalmente, se refere a um conjunto de metodologias computacionais que possuem o objetivo de resolver problemas do mundo real a partir de inspirações na natureza, com métodos que se aproximam dos aspectos da cognição humana.
Ou seja, as pesquisas nessa área buscam identificar padrões na natureza que possam ser aplicados em outras situações.
Também, a inteligência computacional se baseia em em cinco principais técnicas para a resolução de problemas, são elas:
Sabendo a importância da análise de dados nesse ramo, se você quer entender ainda mais sobre o universo da inteligência computacional, saiba que a principal ferramenta utilizada para analisar dados na atualidade é a linguagem de programação Python. Sendo assim, temos uma dica para você!
Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHub, Stack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.
Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.
Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.
Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!
Ainda, existem outros métodos como a computação natural, que é a que busca as inspirações matemáticas na natureza e almeja a suas reproduções.
Visto isso, esses métodos, assim como outros existentes dentro da inteligência computacional, podem ser utilizados de diferentes maneiras, ao depender do objetivo que se pretende alcançar.
Assim, ela é capaz de transformar dados em conhecimentos que são úteis para dar soluções, por exemplo, ao dia a dia de corporações.
Portanto, ela atua oferecendo sistemas necessários para a identificação de tendências, otimização de processos e logística, reduzindo custos e riscos financeiros, além de aumentar a segurança operacional e criando oportunidades para criação de negócios.
Agora que entendeu o conceito desse tipo de inteligência e suas técnicas, você pode estar se perguntando qual é a diferença entre a inteligência computacional e a inteligência artificial? Vamos te mostrar agora!
A diferença entre elas está no fato de que a inteligência computacional é um ramo da inteligência artificial, assim, elas se diferem no que diz respeito aos modelos estudados.
A inteligência artificial é um ramo da ciência da computação que simula a inteligência humana e possui diversas áreas e conceitos.
Apesar de que ambas buscam maneiras de aumentar a capacidade do ser humano de processar informações e, por meio disso, resolver problemas, a inteligência artificial estuda modelos baseados no raciocínio humano, enquanto a computação estuda baseados nas áreas complexas da natureza.
Porém, isso não significa que a inteligência computacional não estude conceitos relacionados ao ser humano. Ela também possui pesquisas que se relacionam com o raciocínio lógico, percepção e aprendizagem.
Desta forma, entendendo as diferenças, podemos concluir que a inteligência computacional tem a grande vantagem de possuir um leque extenso de aplicações possíveis, assim te mostraremos agora quais são essas possibilidades!
São diversos os setores e áreas que a inteligência computacional pode ser aplicada, como por exemplo no setor financeiro, nas inúmeras áreas de engenharia, assim como nas áreas da saúde, como é o caso da medicina e da odontologia.
Quando se trata do setor financeiro, é possível fazer uso dela para: realizar a gestão de carteira de clientes, realizar análise de créditos, detectar fraudes, fazer a previsão de ativos financeiros, entre outros.
Já com relação aos ramos da engenharia, uma importante aplicação é a automatização da tomada de decisão na indústria 4.0. Além disso, é possível realizar o levantamento de padrões em enormes bancos de dados, reconhecer imagens por redes neurais, assim como identificar comportamentos fora do comum em máquinas.
Nas áreas da saúde, o uso da inteligência computacional pode trazer maior precisão e velocidade na realização de exames de imagem complexos, como radiografias e ressonâncias magnéticas.
Além do mais, as diferentes aplicações também estão presentes nas empresas, como por exemplo na Petrobrás, já que as tomadas de decisões nessas empresas dependem do conhecimento que se tem de seus negócios.
Assim, essa grande companhia faz o seu uso para simular qual é o melhor ponto para se perfurar um poço de petróleo, além de otimizar a linha de produção de uma refinaria, como também identificar fraudes em seu sistema elétrico.
Por fim, esperamos que através dessa leitura tenha sido possível aprimorar os seus conhecimentos a respeito da inteligência computacional, e que tenha atiçado ainda mais a sua curiosidade sobre o assunto! Se esse for o caso, não deixe de conferir nossa dica final e continue acompanhando os artigos do Blog Voitto!
Graças às características de programação moderna e volátil, o Python se tornou a linguagem queridinha dos cientistas de dados. Como a área trabalha com grandes volumes de dados, o famoso Big Data, a principal função da linguagem é ajudar a transformar dados em informações úteis para empresas e negócios.
E foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Python Intermediário para Análise de Dados. Nele, você aprenderá, na prática, como utilizar as principais ferramentas do Python, como Numpy, Matplotlib e programação funcional. Com ele, você poderá aprimorar suas habilidades de programação e se tornar o profissional que o mercado procura!
Clique na imagem abaixo e tenha acesso a maiores informações sobre o curso!
Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!