Se você é fã de games certamente conhece a Razer, empresa norte-americana global considerada uma das pioneiras dos eSports e especializada em fabricação hardware e acessórios gamer.
Recentemente, a marca anunciou parceria com a ClearBot, uma startup de limpeza de resíduos marinhos localizada em Hong Kong, na China. Diferente, não é mesmo?
Mas, a união faz parte do plano de sustentabilidade da Razer para a próxima década e a companhia já tem feito uma série de investimentos focados no meio ambiente.
A limpeza dos oceanos utilizando inteligência artificial é uma de suas iniciativas e, neste artigo, vamos entender o que motivou a parceria entre as empresas e como funciona a tecnologia, de acordo com os tópicos abaixo:
Preparado(a)? Então vamos lá!
O que motivou a parceria entre a Razer e a ClearBot foi, primeiramente, a grande dificuldade que as empresas focadas na limpeza dos oceanos enfrentam.
Entre os maiores empecilhos podemos citar a tecnologia antiga, alto custo, eficiência baixa e assim por diante.
De acordo com o Instituto Pew Charitable Trusts, cerca de 11 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos por ano e além disso, ao que tudo indica, este número pode triplicar nos próximos 20 anos.
A ClearBot atua projetando robôs que utilizam Inteligência Artificial feitos para identificar resíduos plásticos de diferentes espécies nos oceanos e coletam informações sobre eles.
Dessa forma, as máquinas capturam esse lixo que, posteriormente, são descartados da maneira correta.
Então, a Razer entrou na parceria com seus principais engenheiros e designers para transformar um protótipo da ClearBot em um produto que possa, de fato, ser produzido e comercializado em massa.
A participação de engenheiros da Razer no protótipo da ClearBot resultou na evolução do robô para um modelo mais eficiente e inteligente.
A máquina é totalmente automatizada e equipada com recursos de ponta baseados em Inteligência Artificial e Machine Learning.
Então, com os novos atributos, o robô será capaz de detectar plásticos no oceano com até dois metros de distância, mesmo que estejam em águas agitadas.
O equipamento também consegue coletar até 250 kg de resíduos em apenas uma rodada, funcionando a base de energia solar.
Contudo, será que o equipamento pode, de fato, ser comercializado em grande escala?
De acordo com Sidhant Gupta, CEO da ClearBot, eles estão confiantes em ampliar o alcance global da tecnologia e disseram que operadores de portos marítimos na Ásia e algumas ONGs já demonstraram interesse em uma parceria no projeto.
Já a Diretora da Razer, Patrícia Liu, mencionou que a ClearBot possui uma tecnologia única que permitirá a capacitação de governos e organizações de todo o mundo a ampliarem seus esforços de sustentabilidade.
Além disso, pede para que outras startups procurem a Razer em busca de oportunidades de colaboração, para tornar o mundo um lugar mais seguro para as próximas gerações.
Confira o Ebook gratuito Guia de carreira para novos cientistas de dados e confira mais sobre a carreira de novos cientistas de dados.
Você aprenderá como dar início na carreira de dados, em quais áreas aperfeiçoar suas habilidades e entenderá por que o cientista de dados é um dos mais buscados pelo mercado.
Se interessou? Não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso eBook.
Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!