O que é o Tripé da Sustentabilidade?
Quais são os 3 pilares do Tripé da Sustentabilidade?
Qual é a importância do Tripé da Sustentabilidade para as empresas?
Por que ter equilíbrio entre o desempenho financeiro e a sustentabilidade?
Como aplicar o Tripé da Sustentabilidade na empresa?
Melhore a relação entre a sua empresa e o meio ambiente com o WCM!

Saiba a importância de ter uma gestão empresarial com foco no Tripé da Sustentabilidade

Veja como ter sucesso no seu negócio através do Tripé da Sustentabilidade, um conceito que auxilia na aplicação de uma gestão empresarial e sustentável.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba a importância de ter uma gestão empresarial com foco no Tripé da Sustentabilidade

O tripé da sustentabilidade, ou Triple Bottom Line, é um conceito de uma gestão empresarial focada na sustentabilidade e em 3 pilares imprescindíveis para a sociedade: o desenvolvimento social, ambiental e econômico.

Hoje a grande e fundamental questão empresarial é suprir as necessidades de consumo das populações mundiais sem comprometer a sobrevivência das gerações futuras. Por isso, o tripé da sustentabilidade vem ganhando espaço no mundo empresarial.

Dados apresentados pelo Acordo de Paris apontam a necessidade urgente da criação e implantação, por parte das empresas, de práticas que contribuam para a redução do risco de escassez de recursos naturais, mitigação do impacto ambiental e para a geração de um desenvolvimento social, econômico e ambiental.

Empresas que embasam seus projetos produtivos e comerciais via tripé da sustentabilidade empresarial são e serão cada vez mais valorizadas pelo mercado empresarial e consumidor.

Neste artigo, você irá encontrar tudo o que precisa saber para agregar o tripé da sustentabilidadeao seu empreendimento e não ser engolido pela concorrência:

  • O que é o Tripé da Sustentabilidade? 
  • Quais são os 3 pilares do Tripé da Sustentabilidade?
  • Qual é a importância do Tripé da Sustentabilidade para as empresas?
  • Por que ter equilíbrio entre o desempenho financeiro e a sustentabilidade?
  • Como aplicar o Tripé da Sustentabilidade na empresa?

O que é o Tripé da Sustentabilidade?

O tripé da sustentabilidade (Triple Bottom Line), criado em 1994, pelo sociólogo e consultor britânico John Elkington, também conhecido como “PPL” (pessoas, planeta e lucro), considera que uma empresa para ser sustentável precisa ser:

  • Socialmente justa; 
  • Ambientalmente responsável;
  • Financeiramente viável

Atualmente, os projetos empresariais que querem alcançar bons resultados financeiros têm e terão que visar não apenas lucratividade, mas necessariamente o desenvolvimento social, econômico e ambiental, conhecidos como os pilares do tripé da sustentabilidade empresarial.

Quais são os 3 pilares do Tripé da Sustentabilidade?

O tripé da sustentabilidade é composto por 3 pilares essenciais: o desenvolvimento social, econômico e ambiental. Confira as características de cada um deles logo abaixo:

Pilar social

O pilar social do tripé da sustentabilidade empresarial prega que para uma empresa ser sustentável é fundamental que proporcione um ambiente de trabalho saudável e salários dignos a seus colaboradores.

Como também, participar ativamente de projetos de educação ambiental, capacitação profissional e ações que incentivem a prática de esporte, lazer e cultura de seus trabalhadores e das comunidades ao redor.

Pilar econômico

O pilar econômico prevê a incorporação de ações sustentáveis a curto, médio e longo prazo, que aumentem a produtividade e a lucratividade das empresas, e promovam e qualidade de vida aos cidadãos afetados ou não afetados diretamente por sua atividade produtiva.

Essas ações devem focar em processos de produção que concorram com a redução de desperdícios e gastos, através da implantação de inovações tecnológicas de reutilização de resíduos e a redução de emissão de gases.

Pilar Ambiental

Invariavelmente, toda e qualquer atividade produtiva impacta negativamente o meio ambiente.

Portanto, para alcançar a sustentabilidade é necessário que os meios produtivos descubram e implementem novas formas de repor os recursos naturais utilizados na produção.

Além disso, devem se adequar às legislações ambientais e aos princípios do Protocolo de Quioto. Para tal, precisam investir em controle de emissão de gases poluentes e em programas de preservação da flora e da fauna e de poluição de rios e oceanos.

Qual é a importância do Tripé da Sustentabilidade para as empresas?

O tripé da sustentabilidade é importante para as empresas porque os pilares de desenvolvimento econonômico, social e ambiental contribuem para o seu próprio sucesso.

Afinal, é de conhecimento geral que uma organização sustentável é vista com bons olhos pela sociedade, incluindo os próprios consumidores, fornecedores, investidores, parceiros e, inclusive, pessoas interessadas em fazer parte do capital humano da empresa.

Além disso, a preservação dos recursos naturais garante a redução de desperdícios, o que permite que eles sejam usados por mais tempo, aumentando assim o lucro proveniente de um fluxo de caixa saudável e ético.

Por que ter equilíbrio entre o desempenho financeiro e a sustentabilidade?

Para o desenvolvimento sustentável se tornar uma realidade irreversível de progresso que contribua para o estabelecimento de uma sociedade mais justa e igualitária, é indispensável a implantação equilibrada dos pilares dotripé da sustentabilidade.

Isso quer dizer que o desempenho financeiro deverá estar em equilíbrio com o desenvolvimento sustentável para que haja sustentação e fortalecimento de negócio.

Afinal, quando falamos em um ambiente econômico e social cada vez mais consciente, a manutenção dos recursos naturais e a urgente redução de emissão de gases poluentes são as únicas garantias da preservação da humanidade.

Para entender a relação de um projeto ágil lucrativo e a sustentabilidade, assista o episódio da nossa websérie:

Como aplicar o Tripé da Sustentabilidade na empresa?

As empresas precisam repensar o tripé da sustentabilidade em prazos mais longos para buscar novos caminhos que proporcionam a preservação do meio ambiente e a realização de melhores resultados econômicos e financeiros.

Confira algumass formas de inovar, ser sustentável e alcançar o equilíbrio social, ambiental e econômico na sua empresa:

  • Aumente aprodução de bens duráveis;
  • Treine seus colaboradores para que eles também se acostumem com uma empresa sustentável;
  • Faça uma análise dos seus fornecedores e selecione apenas os que se comprometem com a sustentabilidade;
  • Aproveite de forma integral as matérias primas;
  • Crie  produtos mais saudáveis e potencialize a redução de resíduos;
  • Foque na geração de sistemas sustentáveis de produção e distribuição de bens de consumo;
  • Não produza e distribua embalagens plásticas descartáveis;
  • Reavalie os métodos de produção para buscar um consumo consciente de água e energia elétrica.

Melhore a relação entre a sua empresa e o meio ambiente com o WCM!

E já que o assunto é buscar por formas de mitigar os impactos ambientais através da produção do seu negócio, não poderíamos deixar de falar sobre o WCM.

O World Class Manufacturing (WCM) tem se tornado um pré-requisito para os profissionais da indústria 4.0 e é uma metodologia utilizada por empresas como a Fiat, Unilever e Whirlpool.

E para te ajudar a alcançar uma posição de destaque no mercado, oferecemos para você nossa Formação de Especialistas em WCM.

Seja referência em boas práticas e melhore a relação entre a sua empresa e o ambiente! Capacite-se agora mesmo clicando no banner abaixo!

Formação de Especialista em WCM

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.