Como o estudo é feito e quais foram os resultados?
Quais os motivos do resultado obtido?
Principais características e estratégias das multinacionais avaliadas

Estudo revela que o nível de digitalização de multinacionais ainda é mediano! Entenda

Veja os detalhes do estudo realizado pela consultoria Bip, que avaliou em 2,7, em uma escala de 1 a 5, o nível de digitalização de multinacionais.

Gabriela Batista
Por: Gabriela Batista
Estudo revela que o nível de digitalização de multinacionais ainda é mediano! Entenda

A transformação digital nas grandes corporações é algo que vem sendo noticiado há algum tempo. No entanto, com o home office, sabemos que esse processo foi acelerado.

Mas, você já parou pra pensar em qual nível essas organizações estão quando falamos de digitalização? Será que já alcançaram o patamar desejado ou estão próximas dele?

Um estudo realizado pela consultoria Bip mostra que ainda há um longo caminho a percorrer.

Isso se deve ao fato de que, em uma escala de 1 a 5, a maturidade digital das grandes corporações avaliadas pela consultoria recebeu uma média de 2,7.

Então, por meio dos tópicos abaixo, vamos te mostrar as principais características deste estudo e quais os motivos das organizações ainda estarem em um nível mediano de digitalização.

Permaneça conosco para saber mais!

  • Como o estudo é feito e quais foram os resultados?
  • Quais os motivos do resultado obtido?
  • Principais características e estratégias das multinacionais avaliadas.

Preparado(a)? Então vamos lá!

Como o estudo é feito e quais foram os resultados?

O relatório realizado pela consultoria Bip reúne, todos os anos, 50 das maiores multinacionais do mundo e que possuem faturamento superior a 10 bilhões de dólares.

Além disso, as organizações precisam estar há mais de dez anos atuando no mercado.

Todas as empresas avaliadas estão localizadas nos continentes Americano, Europeu e Asiático e atuam nos segmentos financeiro, de tecnologia, óleo e gás, entre outras.

E, é importante considerar que 15% das organizações inseridas no estudo são brasileiras.

A pesquisa indica que o resultado das organizações seguem um padrão de acordo com o segmento em que atuam.

Por exemplo: em uma escala de 1 a 5 o setor com a maior média foi o financeiro (3), em seguida, o setor elétrico (2,9) e o de tecnologia (2,8). Já as empresas de mineração ficaram com uma média de 1,9.

Quais os motivos do resultado obtido?

Flávio Menezes, que é líder da consultoria Bip no Brasil, disse que as organizações que atuam a partir do modelo B2C (Business to Consumer) foram “obrigadas” a partirem para o ambiente digital.

Essas empresas são aquelas que possuem uma relação direta com consumidor final (pessoas físicas), vendendo produtos ou prestando seus serviços.

Para o empresário, elas se viram na necessidade de acelerar a digitalização para sobreviverem e melhorarem a experiência do cliente.

E, Menezes ainda avalia que as empresas mais maduras em transformação digital foram aquelas que definiram estratégias claras, com orçamentos direcionados para isso e treinamentos para o quadro de colaboradores.

Principais características e estratégias das multinacionais avaliadas

Das multinacionais avaliadas, 50% são de capital aberto, 26% são de capital privado, 11% são estatais e 13% possuem economia mista.

De acordo com os critérios de avaliação estipulados pela consultoria Bip, as organizações obtiveram o melhor desempenho no quesito estratégias de implementação do digital (média de 2,9).

Quando avaliaram a cultura de inovação nas companhias, a média encontrada foi de 2,8 e as menores notas foram a respeito do uso de dados para tomadas de decisão e experiências do usuário, com 2,6 e 2,6 de média, respectivamente.


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Gabriela Batista

Gabriela Batista

Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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