O que é Engenharia Cartográfica e de Agrimensura?
Grade Curricular da Engenharia Cartográfica e de Agrimensura
Softwares na Engenharia Cartográfica e de Agrimensura
O que faz um Engenheiro de Agrimensura e Cartografia?
Engenharia Cartográfica e de Agrimensura na Sociedade
Onde Estudar Engenharia Cartográfica e de Agrimensura?
Qual o Salário de um Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor?
Quer Seguir na Engenharia Cartográfica e de Agrimensura?
Comece Agora!

O que é Engenharia Cartográfica e de Agrimensura? Saiba Tudo Sobre Essa Profissão

Veja as principais funções de quem faz Engenharia Cartográfica e entenda as ferramentas tecnológicas utilizadas para esse curso.

Aléxia Fontes
Por: Aléxia Fontes
O que é Engenharia Cartográfica e de Agrimensura? Saiba Tudo Sobre Essa Profissão

A busca por uma carreira pode ser um processo demorado e bem complexo, principalmente quando não se conhece todas as opções. Saindo das engenharias convencionais (como a Mecânica, Elétrica ou Civil), também é possível encontrar boas oportunidades, como a Engenharia Cartográfica e de Agrimensura.

A formação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura irá te habilitar a atuar em uma gama de setores (como você verá nesse artigo) e, apesar de ser um curso de ciências exatas, abrange conhecimentos de muitas outras áreas.

Porém, antes de ingressar nessa área, é importante saber algumas informações sobre Engenharia Cartográfica e de Agrimensura para definir se ela é a sua escolha de carreira, certo? Então, não deixe de ler esse artigo.

Você verá:

  • O que é Engenharia Cartográfica e de Agrimensura?
  • Grade curricular da Engenharia Cartográfica e de Agrimensura;
  • Softwares na Engenharia Cartográfica e de Agrimensura;
  • O que faz um Engenheiro de Agrimensura e Cartografia?
  • Engenharia Cartográfica e de Agrimensura na sociedade;
  • Onde estudar Engenharia Cartográfica e de Agrimensura?
  • Qual o salário de um Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor?

O que é Engenharia Cartográfica e de Agrimensura?

Análise de dados geográficos

Além disso, é responsável pela criação, organização, preservação e atualização de arquivos com informações geográficas e topográficas.

Cabe ao profissional da área, a partir de ferramentas e tecnologias, como o SIG (Sistema de Informação Geográfica) e por posicionamento de satélites, o desenvolvimento de projetos que visem a sistematização do mapeamento nos níveis municipal, estadual e nacional.

É conhecida também por Engenharia Geográfica, Geoespacial ou Topográfica.

Estação total para analise topográfica

Grade Curricular da Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

A grade da graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura é composta por uma base bem completa voltada para as disciplinas de Matemática, Física, Desenho, Computação e Química.

Após os primeiros anos de curso, as matérias mais específicas da faculdade de engenharia se iniciam, como:

  • Mecânica dos Solos;
  • Sistemas de Informações Geográficas e Sensoriamento Remoto;
  • Aerofotogrametria Analítica e Digital;
  • Sistema de Posicionamento por Satélite - GNSS;
  • Divisão e Demarcação de Terras - Peritagem;
  • Topografia;
  • Gestão Ambiental;
  • Hidrologia Aplicada.

Além das disciplinas obrigatórias e opcionais, o graduando também precisa cumprir o estágio obrigatório e realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

É importante lembrar que as nomenclaturas e cargas horárias das disciplinas podem mudar de instituição para instituição.

Softwares na Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

Você sabe dizer qual o trabalho de um agrimensor ou que instrumentos eles utilizam em seus trabalhos?

Um dos motivos que leva a Engenharia para uma determinada área é a implantação de tecnologia nos processos, para fazê-los de forma mais precisa e otimizada. No caso da cartografia e agrimensura, não seria diferente.

Dessa forma, conheça alguns softwares utilizados na Engenharia Cartográfica e de Agrimensura para auxiliar os profissionais da área:

  • GeoPEC: software voltado para a avaliação da exatidão posicional em dados cartográficos. Oferece diversas funcionalidades, como a classificação de um produto cartográfico, cálculo da inspeção topográfica e definição do tamanho amostral para controle de qualidade cartográfica.
  • Rinex Edition: software que tem por finalidade a geração de séries temporais de dados posicionais, manipulação de arquivos GNSS, processamento via IBGE-PPP e extração de informações posicionais.
  • QGIS: é uma multiplataforma de sistema de informação geográfica (SIG) que permite a visualização, edição e análise de dados georreferenciados. Apresenta diversas ferramentas e um código aberto para programação de acordo com as necessidades do usuário.

Percebeu a importância de softwares para a sua (futura) atuação?

Pensando nisso, trouxe uma dica para você!

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel


Assim, fica mais fácil para você se preparar e também para entrar com tudo no curso de engenharia que escolher!

O que faz um Engenheiro de Agrimensura e Cartografia?

Diante das informações breves que você já teve acesso, deve estar interessado em saber quais são as atribuições do engenheiro cartógrafo, acertei?

A Engenharia Cartográfica e de Agrimensura possui um vasto campo de atuação, pois sua formação se dá de forma bastante abrangente e envolve diversos segmentos. Sendo assim, conheça, de modo geral, as áreas de atuação dessa engenharia e o que é ser um engenheiro cartográfico e agrimensor.

Posicionamento Global por Satélite (GPS)

Nessa área, cabe ao engenheiro apontar as coordenadas de variações do relevo (naturais ou artificiais) que deverão ser utilizadas nas identificações de locais e também em planos diretores.

Sistema de Informações Geográficas (SIG)

Se tratando de SIG, o profissional da área deverá trabalhar com os bancos de dados voltados para informações geográficas das áreas urbanas e rurais, realizando também o processamento dos dados e a seleção das informações coletadas.

Levantamento Aerofotogramétrico

O profissional dessa área ficará responsável pela análise e identificação topográfica de uma área a partir de fotografias aéreas e imagens de satélites.

Levantamento Topográfico e Geodésico

Aqui, as informações levantadas tem por finalidade acrescentar ao trabalho feito pelo levantamento aerofotogramétrico em campo, se preocupando com a forma e dimensões da Terra (geodésia), além de descrever áreas da superfície terrestre (topografia).

Cadastro Técnico

Levantar dados para fins de cobrança de tributos e gestão de serviços públicos, como redes de saneamento básico, de eletrificação e de telefonia.

Representação Cartográfica

É papel do profissional da área a elaboração e o desenvolvimento de cartas e mapas referentes às mais diversas áreas, tanto no âmbito terrestre, quanto náutico e aeronáutico.

Construção Civil

No ambiente de Construção Civil, o engenheiro cartógrafo e agrimensor deve fazer o levantamento planialtimétrico (planta exata do terreno, com informações de níveis, perímetros e dimensões horizontais).

Esse estudo é posteriormente utilizado em projetos de obras, como estradas, túneis e pontes.

Georreferenciamento

Essa área trata do mapeamento da localização de certo imóvel e suas características, definindo sua área e sua posição geográfica.

E então, conseguiu entender qual é a função do cartógrafo, qual é a função do agrimensor?

Engenharia Cartográfica e de Agrimensura na Sociedade

Apesar de não ser um curso tão conhecido e convencional, a Engenharia Cartográfica participa diretamente do desenvolvimento (de forma mais ordenada) da nossa sociedade.

Isso porque, sendo uma grande área que abrange diversas atuações, o curso pode formar profissionais capacitados para trabalhar em projetos que são essenciais para toda a população.

Como exemplos, temos: aeroportos, casas e edifícios, mineração, paisagismo, irrigação e drenagem, usinas hidrelétricas, linhas de transmissão de energia, telecomunicações, transportes, geoprocessamento, sistemas de água e esgoto, mapeamento em geral, entre outros.

Sendo assim, em todas as regiões do país encontra-se demanda para esses profissionais, para que eles coordenem, implantem e fiscalizem o mapeamento sistemático desses territórios.

Onde Estudar Engenharia Cartográfica e de Agrimensura?

O primeiro passo rumo à profissão escolhida é ingressar em uma universidade certificada pelo Ministério da Educação (MEC). Então, busquei pelo portal do MEC, utilizando como base o ENADE, as instituições de ensino com as melhores avaliações:

Obs.: O curso oferecido pelo IME é de Engenharia Cartográfica e o oferecido pela Unipampa é de Engenharia de Agrimensura.

Entretanto, existem diversos métodos de avaliação. No site você encontra muitas outras instituições renomadas como:

Dessa forma, acesse o portal e-MEC e encontre a instituição mais perto ou que seja a mais adequada para você (faça a busca em Consulta Textual).

Depois de já ter diversas opções de onde estudar engenharia de agrimensura ou de onde estudar Engenharia Cartográfica, que tal saber sobre o salário do engenheiro cartográfico e agrimensor?

Qual o Salário de um Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor?

Finalmente, chegamos nele: o salário! No Brasil, a Lei 4.950/A, de 22 de abril de 1966, dispõe sobre salário mínimo dos profissionais de Química, Engenharia, Arquitetura e Agronomia:

  • Jornada de 6 horas: 6 salários mínimos
  • Jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos
  • Jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos

Mas, se tratando do mercado de trabalho, não apenas para a engenharia, são encontradas variações nos salários de acordo com as empresas.

Isso acontece pois alguns aspectos, como o porte da empresa, a região onde ela se localiza e também o nível de experiência profissional do candidato, impactam diretamente na formulação desses valores.

Nas empresas, os níveis relacionados à engenharia são:

  • Trainee: até 2 anos no cargo;
  • Júnior: de 2 a 4 anos;
  • Pleno: de 4 a 6 anos;
  • Sênior: de 6 a 8 anos;
  • Master: mais de 8 anos.

Mercado de Trabalho Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

Dessa forma, pesquisei no site salário.com.br para chegar a um valor médio de salário da categoria no país: R$ 5.563,61, com carga horária de 41 horas.

A amostra da pesquisa foi de 109 salários e a faixa salarial ficou entre os valores de R$ 5.000,00 e R$ 12.066,77.

E aí, tirou sua curiosidade de qual o salário de um engenheiro agrimensor e quanto ganha um cartógrafo?

Depois de conhecer as principais informações sobre a Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, decidiu se essa será sua escolha? Caso ainda esteja com dúvidas, que tal dar uma olhada na nossa Série de Engenharias para encontrar o curso ideal para você?

Quer Seguir na Engenharia Cartográfica e de Agrimensura?

Engenharia de Agrimensura

Bem, se chegou até aqui, é porque está mesmo interessado na Engenharia Cartográfica e de Agrimensura! Agora que você já conheceu detalhes sobre o curso e a profissão, pode seguir sem medo nessa carreira.

E, se você está realmente comprometido em ser um bom profissional, nada melhor que já dar o primeiro passo na sua carreira começando a estudar uma metodologia aplicável e demandada no mercado hoje, certo?

Comece Agora!

Banner da Formação All In.

Aléxia Fontes

Aléxia Fontes

Graduanda em Engenharia Mecatrônica no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Participou de estudo voluntário na parte de programação, aprofundando no ambiente de desenvolvimento integrado Code Composer Studio (CCS). Bolsista nos projetos "Estudo do Processamento de Sinais de Sensores Aplicados à Navegação de Veículos Autônomos" e "Construção de um robô móvel de baixo custo baseado em Sistema Operacional de Robôs (ROS)", durante um ano. Possui certificação nos cursos de Produção de Conteúdo Web e Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia De Excel Para Iniciantes

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.