A graduação em Engenharia de Petróleo forma profissionais capacitados para atuar em todas as etapas da cadeia produtiva de gás e petróleo, sempre tentando causar o menor impacto ambiental possível.
Advinda da Engenharia Mecânica, no Brasil, a Engenharia de Petróleo surgiu inicialmente como mestrado/doutorado e logo como pós-graduação na UNICAMP.
Logo, a área veio ganhando força pela necessidade de profissionais capacitados na exploração de petróleo e gás natural. Dessa forma, a profissão de engenheiro de petróleo ganhou seu destaque, principalmente se tratando dos recursos abundantes que o país guarda.
Sendo assim, se você está à procura de uma carreira a seguir e tem interesse na área e em ciências exatas, dê uma conferida na Engenharia de Petróleo! Nesse artigo você verá:
A Engenharia de Petróleo é a área da engenharia especializada em todos os processos voltados para a cadeia produtiva dos hidrocarbonetos (óleo ou gás natural).
Ela lida com os assuntos relacionados à prospecção, perfuração e exploração, os profissionais que atuam nesta área possuem conhecimentos que englobam diversas áreas do conhecimento.
Separamos um vídeo com o tema “As novas Tecnologias Digitais dentro da Engenharia de Petróleo” para você entender mais sobre a Engenharia de Petróleo.
A graduação em Engenharia de Petróleo dura, em média, cinco anos (dez semestres). Ele conta com matérias do ciclo básico, que são comuns para todas as engenharias, e com matérias específicas do curso, como Fontes de Energia, Técnicas de Exploração e Gestão Ambiental.
Cabe ao engenheiro de petróleo planejar e supervisionar a logística das operações de exploração, produção, refino, transporte e comercialização do petróleo.
Sendo assim, cabe ao engenheiro de petróleo planejar e supervisionar a logística das operações de exploração, produção, refino, transporte e comercialização do petróleo.
Além disso, faz avaliações de viabilidade técnica e econômica e realiza estudos geológicos e de mineração para garantir a melhor forma de extração de combustíveis fósseis.
Se você tem interesse em conhecer as possíveis áreas de atuação da Engenharia de Petróleo, não deixe de ler esse tópico! Dentro das fases de upstream, midstream e downstream, o engenheiro de petróleo tem como campo de atuação as áreas de:
Aqui, o engenheiro de petróleo é responsável por planejar a exploração em busca de novos reservatórios e estimar a capacidade de produção dos mesmos. Também realiza o estudo e mapeamento físico do local para análise de possibilidades.
Nessa área são definidos quais serão os processos de extração e as técnicas de exploração, decidindo os locais onde serão feitas as perfurações. Cabe ao profissional executar a retirada com o menor prejuízo ambiental e com o menor custo.
Nesse ramo é feito o planejamento, desenvolvimento e implementação dos projetos de transporte e distribuição do petróleo e seus derivados, desde o local de extração até as refinarias.
Além disso, essa área também abrange o transporte e a distribuição do produto final que sai da refinaria para as indústrias.
O trabalho feito nas refinarias garante, através de uma série de processos físicos e químicos, o aproveitamento do potencial energético do petróleo. A decomposição é realizada, pois sem a separação dos seus componentes, o petróleo em si possui pouco valor comercial.
Compreende ao profissional da área os serviços de comercialização do petróleo e de seus derivados.
Finalmente, o engenheiro de petróleo especializado nesta área é responsável por projetar e inspecionar a produção de novos equipamentos que serão utilizados nas refinarias, plataformas e petroquímicas.
As disciplinas básicas do curso superior de Engenharia de Petróleo são voltadas para Física, Química, Matemática e também Programação, com ênfase nas duas primeiras. Porém, passados os dois primeiros anos, começam as matérias mais específicas do curso, por veja os exemplos:
Nos últimos períodos do curso, o graduando deverá realizar o estágio obrigatório e também o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Como nas outras engenharias, a Engenharia de Petróleo também dispõe de vários softwares para auxiliar o trabalho do estudante e, principalmente, do profissional da área. Entre elas:
Considerando a importância de softwares para a sua (futura) atuação, trouxe uma dica para você!
Ter conhecimento em Excel hoje deixou de ser uma habilidade extra e se tornou um pré-requisito para as empresas no mercado de trabalho.
Se você ainda não sabe como:
Então não perca mais tempo! Com o curso de Fundamentos do Excel da Voitto, você aprender tudo isso e muito mais sobre esse poderoso software e o melhor de tudo, de forma 100% gratuita!
Utilize o cupom BLOG100 e comece hoje mesmo o seu aprendizado!
Assim, fica mais fácil para você se preparar e também para entrar com tudo no curso de engenharia que escolher!
No geral, a indústria petrolífera se divide em upstream, midstream e downstream, mas o que isso significa?
Essa é a fase inicial, onde são realizadas as buscas, identificações e também a localização das fontes de óleo. Aqui, também é feito o transporte até as refinarias e o processamento do óleo extraído. Ou seja, exploração, perfuração e produção.
Posteriormente, a matéria-prima que foi extraída será transformada em um produto derivado do petróleo, como gasolina, óleos lubrificantes e diesel, por exemplo. Nesse caso, temos as atividades de refino do petróleo.
Após o refino, tem-se a parte logística do processo. Nessa fase, acontece o transporte dos produtos da refinaria até os locais de consumo. Ou seja, seria o transporte, distribuição e comercialização dos derivados do petróleo.
Apesar de ser uma fonte não-renovável, a disponibilidade dos recursos provenientes dos hidrocarbonetos faz com que o petróleo ainda tenha uma importante participação na matriz energética mundial.
Sendo assim, a extração torna-se uma atividade de destaque no país, mantendo o ciclo de exploração de jazidas de petróleo ativo.
Em relação à execução de processos petrolíferos, é preciso que sejam devidamente supervisionados, de forma rigorosa, pois qualquer falha pode causar danos enormes ao meio ambiente.
Agora, se você está pensando em cursar Engenharia de Petróleo, precisa conhecer os melhores cursos que são oferecidos pelas faculdades do Brasil. Em primeiro lugar, a instituição deve ser certificada pelo Ministério da Educação (MEC).
Se você está se perguntando onde estudar Engenharia de Petróleo, veja a seleção feita pelo Guia do Estudante com as melhores Universidades do país para esse curso!
Porém, para conhecer mais instituições e suas notas nas avaliações do MEC (ENADE, CPC e CC), acesse “Consulta Textual” no portal e-MEC.
Agora que você já sabe o que é a Engenharia de Petróleo, onde estudar e onde pode atuar, deve estar se perguntando, “e o salário?”. Calma, já vou responder essa pergunta.
No Brasil, temos a Lei 4.950/A, de 22 de abril de 1966, que especifica o salário mínimo dos profissionais de Engenharia, Arquitetura, Química e Agronomia.
Pela Lei mencionada:
Contudo, fui à procura do Blog Glassdoorpara chegar a valores mais reais de salários dos profissionais de Engenharia de Petróleo. Lá, temos dados de quem participa efetivamente no mercado de trabalho, divulgados por engenheiros que participam do blog.
Por esse meio, encontrei como média salarial do engenheiro de petróleo o valor de R$15.889,00. Foram postados 81 salários até o momento dessa publicação.
Você já se perguntou quanto ganha um engenheiro de petróleo na Petrobras? Aqui, trouxe exemplos de algumas das empresas listadas no blog e suas respectivas faixas salariais na área:
Porém, é claro que a região onde se localiza a empresa, o seu porte e o nível de experiência do profissional são fatores que influenciam (e muito!) no valor do salário.
Cargos de engenharia nas empresas:
As melhores oportunidades estão nas refinarias, petroquímicas e nas indústrias petrolíferas localizadas no sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo).
Gostou de saber todas essas informações sobre o Curso de Engenharia de Petróleo? Mas, se ainda não decidiu para qual Engenharia vai seguir, não se preocupe! Confira a nossa série de Engenharias aqui no blog da Voitto para conhecer os outros segmentos dessa área e ficar mais confiante na escolha de sua carreira!
O Engenheiro de Petróleo precisa ter gosto por matérias como: Geografia, Geologia, Química e Física. Além disso, por ser estar dentro de um mercado internacional, é necessário ter conhecimento em línguas estrangeiras, principalmente o inglês.
Alguns trabalhos na área de Engenharia de Petróleo podem exigir que o profissional fique embarcado, então um bom preparo emocional pode ser importante, uma vez que ficará longe de seus entes queridos por determinados períodos de tempo.
O mercado para a área de Engenharia de Petróleo é favorável no país e no mundo. Além disso, as universidades vêm recebendo incentivos até mesmo privados para que o padrão de qualidade se estabeleça e o curso cresça ainda mais.
Considerando seu interesse no curso, você deve estar se perguntando "O que é preciso para ser engenheiro de petróleo?"
Se você chegou até aqui, entendo que está comprometido em ser um bom profissional, acertei? Para isso, nada melhor que dar o primeiro passo na sua carreira começando a estudar uma metodologia aplicável e demandada no mercado hoje.
Então torne-se um White Belt em Lean Seis Sigma!
Com essa certificação você irá aprender sobre o método DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar), e assim, aprender como reduzir os custos, otimizar os processos e se destacar dentro de sua empresa.
E se eu te disser que esse você vai adquirir todos esses conhecimentos em uma capacitação com apenas 4 horas de duração? Parece bom demais para ser verdade não é?
Mas é verdade sim! A Voitto criou a certificação de White Belt em Lean Seis Sigma de forma 100% gratuita para te ajudar a impulsionar a sua carreira.
Utilize o cupom BLOG100 e comece hoje mesmo clicando no banner abaixo!
Graduanda em Engenharia Mecatrônica no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Participou de estudo voluntário na parte de programação, aprofundando no ambiente de desenvolvimento integrado Code Composer Studio (CCS). Bolsista nos projetos "Estudo do Processamento de Sinais de Sensores Aplicados à Navegação de Veículos Autônomos" e "Construção de um robô móvel de baixo custo baseado em Sistema Operacional de Robôs (ROS)", durante um ano. Possui certificação nos cursos de Produção de Conteúdo Web e Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!