A escrita criativa nada mais é do que a produção de um conteúdo original que desperte interesse no público alvo.
Quantas vezes você já abriu o LinkedIn e viu uma publicação que viralizou?
Esses são ótimos exemplos de como a escrita criativa pode dar visibilidade a uma pessoa. Afinal, utilizando gatilhos que chamam a atenção, qualquer pessoa pode expor seus pontos de vista e ser reconhecida por isso.
Se você está pensando que isso é muito difícil, vamos te mostrar que está enganado.
Aqui, você encontrará tudo que precisa saber sobre o tema e como desenvolver o seu próprio estilo de escrita criativa através dos seguintes tópicos:
Vamos lá?
A escrita criativa é tudo aquilo que você lê e não tem um viés técnico ou acadêmico. Isso significa que e-mails de trabalho, artigos científicos e relatórios empresariais não se encaixam nesse conceito.
No entanto, posts em redes sociais e e-mail marketing são meios de comunicação que permitem o uso da escrita criativa. Afinal, é hora de se destacar e chamar a atenção do seu público utilizando por exemplo:
● Figuras de linguagem;
● Gatilhos mentais que despertem curiosidade;
● Figuras e ilustrações;
● Conexões e metáforas.
Ser criativo no mercado de trabalho pode parecer um desafio para muitas pessoas. Mas, apesar disso, elas não devem desistir de desenvolver a habilidade de escrita fora da caixa.
Confira a seguir a importância dela para o dia a dia!
Em diversas carreiras, a escrita criativa pode ser uma forma de se destacar. Afinal, com a sua utilização, é possível chamar atenção do público externo e interno de uma empresa.
Não estamos falando aqui apenas de um texto ou uma redação publicitária. A escrita criativa pode ser uma habilidade base para a elaboração de apresentações, maneiras de articular em frente ao público e até mesmo prender a sua atenção.
Pensar fora da caixa é uma característica que pode ser desenvolvida junto com a escrita criativa. Isso faz com que o profissional se torne mais completo, consiga ser mais crítico e analítico, além de ser um diferencial para integrar qualquer equipe.
Para desenvolver a escrita criativa não é necessário cursos superiores ou pós-graduações. Essa habilidade é algo que pode e deve ser estimulada com pequenas mudanças de hábitos no dia a dia.
A escrita criativa pode trazer diversos benefícios para a vida profissional, tais como:
Ao praticar a escrita criativa, é possível aprimorar habilidades de comunicação escrita, o que pode ser útil em diversas áreas profissionais.
A escrita criativa pode ajudar a desenvolver a criatividade, o que pode ser útil para a resolução de problemas e para a geração de ideias inovadoras.
Ao escrever histórias ou roteiros, por exemplo, é preciso planejar a estrutura e a sequência dos eventos. Essa habilidade de planejamento pode ser útil em diversas situações profissionais.
Ao criar personagens e situações em histórias, é possível praticar a empatia e a compreensão das perspectivas dos outros. Essa habilidade pode ser útil em trabalhos que envolvem lidar com pessoas e equipes.
A prática da escrita criativa pode ajudar a aumentar a autoconfiança na habilidade de comunicação e de expressão, o que pode ser útil em diversas situações profissionais, como apresentações e reuniões.
Existem vários tipos de escrita criativa, cada um com suas próprias características e objetivos. Aqui estão alguns exemplos:
Esses são apenas alguns exemplos de tipos de escrita criativa. Há muitos outros, incluindo memórias, biografias, peças de teatro, scripts de comédia e muito mais.
Desenvolver a escrita criativa pode ser mais fácil do que você pensa. Lógico que o processo exigirá empenho e dedicação, além de resiliência. No entanto, ele pode ser feito através de simples hábitos e foco na busca por conhecimento.
Confira agora as dicas mais importantes para aprimorar essa habilidade!
Comece pelo mais simples: o hábito de leitura. Quanto mais uma pessoa lê, mais ela está em contato com formas de passar informações diferentes.
Nessa dica é importante lembrar que ler conteúdos de naturezas diversas, pode ajudar ainda mais na escrita criativa. Por isso, busque jornais, revistas, histórias em quadrinhos, livros de ficção e até mesmo posts em redes sociais.
O contato com os diversos tipos e canais de comunicação podem fazer com que você tenha uma escrita criativa e versátil. Sabendo aplicar essa habilidade em diferentes contextos.
Como você já deve imaginar, para que uma pessoa tenha uma escrita criativa é importante também que ela sempre se atualize em diversos assuntos.
Pensando nisso, nunca deixe de buscar novas fontes de conhecimento acerca dos assuntos que você escreve.
Por exemplo: caso você faça uma apresentação sobre um plano de marketing de uma hamburgueria, leia sobre o mercado, as evoluções históricas do produto e até mesmo compare com modelos de grandes sucessos, como o McDonald’s ou o Madero.
A escrita criativa é um processo único e provavelmente cada pessoa irá desenvolvê-lo de sua maneira. No entanto, é necessário também ter conhecimento de algumas técnicas que podem aprimorar essa habilidade.
Nos dias de hoje, é possível ressaltar algumas:
● Copywriting;
● Jornada do Herói;
● Técnicas SEO.
A escrita criativa deve ser criada também pela ótica do público-alvo. Não adianta utilizar metáforas e figuras de linguagem que ele não irá entender.
Por isso, caso você esteja escrevendo para economistas e administradores, é possível utilizar referências de pensadores da área como Adam Smith e Fayol.
No entanto, não vale a pena relacionar os conceitos trabalhados por eles se o público-alvo for pessoas da área da saúde.
Uma das partes mais importantes do processo de escrita criativa é a revisão dos textos. Afinal, é necessário observar se a construção das frases está correta, se as palavras estão passando clareza ao que você quer dizer e até mesmo se não há erros de concordância ou gramaticais.
Nesse sentido, é interessante que a revisão final seja feita pelo menos um dia depois do término da escrita. Assim, a leitura deixa de ser no piloto automático e os detalhes que podem ser refinados se tornam mais evidentes.
Não existe frase mais clichê do que essa, mas ela realmente se faz válida quando o assunto é escrita criativa.
Para desenvolver essa habilidade, é necessário praticar. Por isso, tire um tempo para escrever todos os dias. Uma boa forma de encontrar espaços para isso, é usar a escrita criativa também na rotina.
Como por exemplo posts nas redes sociais, recados nos grupos da família ou trabalho. Com certeza, você encontrará situações favoráveis para isso. Basta aproveitá-las!
Apesar de estarmos falando sobre escrita criativa, você pode transcender essa habilidade também para a comunicação verbal. Desenvolvendo essa forma de pensar, será mais fácil lidar com situações do dia a dia, como:
● Apresentações profissionais;
● Discussões em rodas de conversa;
● Desenvolvimento de trabalhos na faculdade;
● Argumentações em geral.
Você sabia que um dos fatores que mais atrapalha uma comunicação efetiva é o julgamento? Pois é, nós estamos acostumados a julgar o tempo todo.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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