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Como o Marketing surgiu?
Quais são as fases de Evolução do Marketing?
Qual a importância da Evolução do Marketing para as empresas?
Como o Marketing 5.0 está relacionado com a sociedade 5.0?
Como o Marketing pode somar na minha empresa?
Aumente seus conhecimentos em Marketing e impulsione sua empresa!

Entenda como surgiu e como foi o processo da Evolução do Marketing até os dias atuais!

Conheça as etapas da Evolução Marketing desde antes do 1.0 até o 5.0, as características que compõem o seu desenvolvimento e como isso impacta a sua empresa!

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Entenda como surgiu e como foi o processo da Evolução do Marketing até os dias atuais!

A Evolução do Marketing são as etapas que o marketing passou devido às mudanças constantes do mercado e do comportamento dos consumidores.

Com as fases da Evolução do Marketing foi possível maximizar nossas estratégias, aumentar o lucro e adequar a produção de ofertas ou serviços de acordo com as necessidades.

O marketing vem evoluindo ano após ano, engana-se quem pensa que essas alterações ocorreram apenas devido às novas criações e adventos tecnológicos. Essa evolução pode ser associada a um amplo tema que discutiremos melhor sobre!

Então, se você quer saber como foi criado, quais são as etapas que compõem a evolução e qual é o seu papel no mercado? Continue a leitura, pois, nesse artigo falaremos sobre:

  • Como o Marketing surgiu?
  • Quais são as fases de Evolução do Marketing?
  • Qual a importância da Evolução do Marketing para as empresas?
  • Como o Marketing 5.0 está relacionado com a sociedade 5.0?
  • Como o Marketing pode somar na minha empresa?

Vamos lá?

Como o Marketing surgiu?

Pelo seu significado puro, o Marketingresume-se a arte de explorar, criar ou entregar valor para satisfazer necessidades e desejos do cliente ou mercado consumidor.

No meio acadêmico, o marketing começou a ser estudado apenas em meados do ano 1909. A palavra marketing vem do latim “mercare” e basicamente significava as atividades de comercialização de produtos na Roma antiga.

Os precursores do Marketing surgiram em meados dos anos 1940, no qual os primeiros estudos foram elaborados por Walter Dill Scott,  e William J. Reilly, no entanto, cada um abordava de uma maneira diferente.

Walter Dill Scott, tratava de assuntos da  aplicação da psicologia na propaganda e o de William J. Reilly sobre as leis de gravitação do varejo, eles abordaram se as teorias de mercado podiam de fato se desenvolver ou não.

Há também outros nomes importantes em relação direta ou indireta no desenvolvimento do Marketing como Henry Ford, Philip Kotler, Roland Vaile, Peter Drucker...

Roland Vaile,  afirmava a impossibilidade de existir uma mercadológica genuína. Além disso, Peter Drucker também realizou diversos trabalhos, que relacionam o poder do marketing ao ser associado a administradores.

Sempre ouvimos que o marketing nasceu da necessidade que as empresas sentiam em entender o perfil do seu público consumidor, mas o que poucos sabem é que ele vai muito além disso, ele inclui outros fatores também!

Historicamente podemos afirmar algumas necessidades que levaram à essas mudanças e desenvolvimento como:

  • Marcos da Revolução Industrial;
  • Aumento populacional;
  • Desenvolvimento tecnológico;
  • Desenvolvimento do mercado de trabalho e mão de obra;
  • Aumento das áreas e atividades de grandes corporações;
  • Produção em massa e divisão do trabalho.

Poderíamos ficar aqui citando diversos movimentos que auxiliaram nesse processo. Mas, o marco do desenvolvimento se deu no final do século XIX e início do século XX principalmente a ampliação dos negócios, mercado, indústrias e corporações.

Há também algumas outras teorias levantadas por alguns especialistas, uma delas é de que o surgimento do Marketing se deu devido ao relacionamento da China e Índia, como suas transações comerciais, de produtos e serviços.

Continuando, seja ela qual for a definição de como realmente surgiu o marketing, não podemos deixar de mencionar, que ele trouxe inúmeros benefícios para as atividades organizacionais, muita coisa mudou, adaptou e evoluiu.

Vamos agora entender quais são as fases que compõem essa evolução?

Quais são as fases de Evolução do Marketing?

A evolução do Marketing, segundo Philip Kotler,  é dado na divisão em etapas: Marketing 1.0 no qual era totalmente voltado ao produto, Marketing 2.0  voltado ao consumidor, Marketing 3.0 centrado aos valores, Marketing 4.0 ao mercado digital e o mais atual, o Marketing 5.0 voltado ao bem-estar humano.

Marketing 1.0

Ainda no período das Revoluções Industriais, Marketing 1.0 é o nome dado à primeira fase do Marketing, considerado a primeira grande era, a era dos Produtos. Nela o foco era no volume de produção, sem levar em conta a variedade e desejos.

Nessa fase, eles priorizavam a padronização para que o valor do produto fosse baixo, e ele chegasse a todos.

Marketing 2.0

É a fase conhecida pela era da informação, e ela foi influenciada pela evolução econômica do século XX, e o seu trabalho tinha como foco o comportamento do consumidor.

Nesta etapa eles perceberam a necessidade de analisar os desejos e as necessidades dos consumidores que tinham mais acesso às informações, e questionavam cada vez mais os bens que realmente quisessem comprar.

Marketing 3.0

Fase conhecida por “era do valor”, e a sua particularidade resume-se a partir da era do Marketing 2.0, que tinha as necessidades do cliente como foco, mas agora priorizavam solucionar também não apenas os desejos mas os anseios sociais.

Essa mudança trouxe para as organizações a divisão da missão, visão, valores e objetivos.

Ela conta também com a inclusão da tecnologia, participação e globalização, no qual as empresas precisam oferecer os produtos que a sociedade demanda, para suprir seus anseios e objetivos.

Quer saber mais sobre o Marketing 3.0? Então assista esse vídeo que separamos para você:

Marketing 4.0

Aqui temos o acesso àa automatização, tecnologias, marketing digital, internet, redes sociais, marketing de conteúdo, entre outros temas que fazem parte da constante evolução que o mundo vem passando!

E cada vez mais surgem requisitos, que passam por novas transformações, com isso toda ação precisa de uma estratégia que deve ser bem elaborada, para que o sucesso da sua empresa/organização seja atingido.

Quer saber mais sobre o Marketing 4.0? Então assista esse vídeo que separamos para você:

Marketing 5.0

Muitos podem pensar que a Evolução do Marketing termina com o Marketing 4.0, pois este engloba as mudanças mais recentes do mundo. Porém, o mundo passou por mais uma evolução recentemente, com a pandemia do Covid-19 e foi aí que surgiu o termo “Marketing 5.0”.

Esse conceito foi explicado no livro “Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade” dos autores Philip Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan.

De forma, o Marketing 5.0 une a tecnologia com o bem-estar humano, fazendo com que a tecnologia trabalhe a favor da nossa qualidade de vida.

Qual a importância da Evolução do Marketing para as empresas?

Entender sobre a evolução do marketing é extremamente importante para que as empresas consigam manter sua relevância no mercado.

Se tomarmos a pandemia do coronavírus como exemplo, podemos perceber como a adaptação das empresas ao Marketing 5.0 foi de extrema importância para que elas continuassem oferecendo seus produtos e conseguindo clientes.

Como já falamos anteriormente, o objetivo do marketing é satisfazer as necessidades dos clientes e, durante a pandemia, os clientes tinham a necessidade de fazer compras online, então as empresas tiveram que trazer seus produtos para a internet.

Percebeu como acompanhar a evolução do marketing é importante para as empresas?

Se você quiser aprender mais sobre essa importância e também sobre as diferenças entre marketing online e offline, assista o vídeo abaixo:

Como o Marketing 5.0 está relacionado com a sociedade 5.0?

O conceito de Sociedade 5.0 foi criado pelo governo japonês em 2016 como a visão de como o Japão deveria estar no futuro.

A Sociedade 5.0 é marcada pela hiperconectividade e por tecnologias, como smart cities, homes, phones e watches, que buscam facilitar e melhorar a vida das pessoas.

Percebe como o conceito de Sociedade 5.0 converge com o de Marketing 5.0? Ambos foram criados com a intenção de fazer com que a tecnologia contribua para o bem-estar e qualidade de vida dos seres humanos.

Como o Marketing pode somar na minha empresa?

O marketing pode influenciar diretamente no comportamento do consumidor, pois ele é capaz de alinhar estrategicamente soluções que correspondam às expectativas.

Com o uso das estratégias de marketing, é possível alinhar um dos principais objetivos, a criação de relacionamentos saudáveis e duradouros entre empresa e clientes, e com isso ganham poder de decisão de compra.

O marketing pensa na experiência de compra, e isso é essencial, pois ele acompanha o cliente desde o primeiro contato até o pós-venda.

São inúmeros os fatores que podem ser trabalhados sejam eles demográficos, situacionais, psicológicos, pessoais… Por isso é necessário que haja umaestratégiapara que se atinja de maneira certeira o seu consumidor final.

Concluindo, o marketing trabalha com o aumento da procura e oferta, e tem o poder de beneficiar um negócio, de modo a fidelizar clientes antigos e também de atrair novos clientes.

Se quiser aprender mais sobre Marketing Digital, assista o vídeo abaixo:

Aumente seus conhecimentos em Marketing e impulsione sua empresa!

Os indicadores de marketing digital são os números que você deve acompanhar para comprovar se as estratégias adotadas estão funcionando corretamente. Porém, é preciso escolher bem cada um deles de acordo com os objetivos centrais do seu negócio.

Quer conhecer mais sobre os Indicadores de Marketing Digital? Faça o download agora da nossa planilha que esta sendo disponibilizada, de maneira totalmente editável, com ela você será capaz de gerenciar seus indicadores de forma simples e eficaz.


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Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

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