O que é a Função CONT.SE?
Quando usar a Função CONT.SE?
5 dicas para definir critérios na Função CONT.SE do Excel
Aprenda com um exemplo prático
3 problemas mais comuns

Quer entender como usar a Função CONT.SE do Excel em seus projetos?

Aprenda agora como utilizar a Função CONT.SE do Excel para otimizar suas planilhas e quais são as vantagens de usar essa fórmula nas suas contas.

Amanda Tartarotti
Por: Amanda Tartarotti
Quer entender como usar a Função CONT.SE do Excel em seus projetos?

A função CONT.SE do Excel é utilizada quando queremos saber onúmero de vezes que um certo tipo de elemento aparece dentro de um intervalo na planilha. Você vai utilizá-la quando quiser fazer a contagem de algo.

Inclusive, traduzindo para o português claro, a função cont.se significa “contar se”.

Esta função contará as células que atendem a determinada condição, analisando todas as células que você selecionou no seu intervalo.

CONT.SE é uma das funções estatísticas do Excel e, apesar de ser muito simples, é uma ferramenta poderosa para análise de dados.

Se você é o tipo de profissional que precisa lidar com uma grande quantidade de informações, provavelmente já ouviu falar desse recurso e está buscando utilizá-lo em sua rotina.

Para utilizar corretamente a estrutura dessa função, você deverá definir um intervalo, onde estão as informações que você está procurando. Depois, deverá decidir os critérios com base nos quais o Excel decidirá ou não se incluirá a célula na contagem.

De forma simplificada, basta seguir o modelo:

=CONT.SE (Intervalo, critério)

Interessante, não é mesmo? Para saber mais sobre esse assunto, não deixe de continuar a leitura desse artigo, pois te contaremos tudo sobre:

  • O que é a Função CONT.SE?
  • Quando usar a Função CONT.SE?
  • 5 dicas para definir critérios na Função CONT.SE do Excel
  • Aprenda com um exemplo prático
  • 3 problemas mais comuns 

Vamos lá?

O que é a Função CONT.SE?

A função CONT.SE é um recurso do Excel que conta o número de vezes que um critério se repete dentro de um intervalo de células da tabela.

Por exemplo, você está utilizando uma tabela com todos os funcionários de uma empresa que possui a classificação “Masculino” e “Feminino”. Então, você decidiu que precisa saber quantas vezes o critério “Feminino” aparece nessa tabela que possui 500 nomes.

A maneira mais prática é selecionar o intervalo na tabela que possui os critérios e depois utilizar a função CONT.SE para calcular automaticamente o resultado.

Confira o pequeno vídeo a seguir com um exemplo simples dessa função:

Quando usar a Função CONT.SE?

A função CONT.SE deve ser utilizada quando for necessário contar quantas vezes um critério se repete em uma lista.  Podendo este dado ser em formato de número ou texto.

O CONT.SE é muito utilizado, principalmente, por profissionais e empresas que lidam com tabelas com grande número de dados. Então, se você está lidando com listas com várias informações, é fundamental aprender a função.

5 dicas para definir critérios na Função CONT.SE do Excel

 1. Maiúsculas ou minúsculas não fazem diferença

Ao definir os critérios da sua contagem não é necessário se preocupar com a diferença entre letras maiúsculas ou minúsculas.

O Excel não leva em conta essa diferença, assim, se você definir seu critério como “milho”, o programa incluirá “Milho”, “MILHO”, “miLHo” na mesma contagem. Muito prático, não é?!

 2. Contar quantos números são menores que um valor na planilha

Os critérios podem incluir caracteres numéricos e intervalos de valores. Isso quer dizer que é possível contar quantos números menores que 10, por exemplo, existem dentro de um intervalo na planilha. Veja só:

=CONT.SE(A2:A14; “<10”)

Viu? Basta utilizar os operadores “>”, “>=”, “<”, “<=”, desta forma entre parênteses.

3. Contar quantos números entre dois valores existem na planilha

Para contar quantos números entre 10 e 20 existem na planilha do Excel, por exemplo, é só utilizar os operadores matemáticos na sua fórmula. Veja:

=CONT.SE(A2:A14; “>10”)-CONT.SE(A2:A14; “>20”)

Traduzindo para o português: conte todos os valores maiores que 10, menos se os valores forem maiores do que vinte.

4. Contar a quantidade de vezes que dois elementos aparecem no intervalo

No Excel é possível contar quantas vezes dois tipos diferentes de informações se repetem na planilha. Para isso basta adicionar um sinal de + entre as funções CONT.SE ou utilizar a função CONT.SES.

Por exemplo, queremos contar quantas vezes os nomes Júlia e Marina aparecem na planilha, você já sabe como escrever essa fórmula?

=CONT.SE(A2:A16; “Júlia”)+CONT.SE(A2:A16; “Marina”)

5. Contar a quantidade de células contendo texto na planilha

Se você deseja contar quantas células possuem texto na sua planilha a dica é combinar a função CONT.SE com um asterisco “*”.  O Excel entende “*” como qualquer caractere de texto.

=CONT.SE(A2:A14; “*”)

Agora, que tal aprender mais um pouco dessa função na prática? Confira o próximo tópico!

Aprenda com um exemplo prático

Enzo faz parte do departamento de Engenharia de Produção da USP e logo em seu primeiro dia de trabalho recebeu a tarefa de descobrir quantos alunos cursam engenharia de produção no campus de São Carlos.

Os dados sobre todos os alunos estão agrupados em uma planilha no Excel.

Você pode ajudar Enzo a contar a quantidade de alunos que atendem a esse critério dentro da planilha de dados, sem gastar muito tempo?

A resposta é fácil, use a função CONT.SE()!

Em primeiro lugar vamos dar uma olhada na planilha de Excel que o Enzo recebeu:

Tabela de Excel relacionando os alunos aos diferentes campus de Engenharia de Produção da USP


Logo de cara é possível ver que o lugar onde estão as informações que Enzo está procurando, ou seja, nosso intervalo, está a partir da segunda célula na coluna B.

  • Intervalo B2: B9

O segundo passo é definir qual o critério que será utilizado na contagem.

Lembre que o Enzo deseja saber quantas células repetem a informação “São Carlos” dentro do intervalo definido. Você sabe como colocar isso na fórmula?

Tabela de Excel exemplificando a célula B4 selecionada


Nestes casos podemos dizer este critério ao excel de duas maneiras: escrevendo “São Carlos”, desta forma entre parênteses, ou adicionando como referência a célula B4, que é um exemplo da informação que o Enzo procura.

  • Critério “São Carlos”
  • Critério B4

Agora é só escrever a fórmula completa:

  • =CONT.SE(B2:B9; “São Carlos”)
  • =CONT.SE(B2:B9; B4)

Fórmula dos "alunos do campus São Carlos"


Enzo conseguiu cumprir sua tarefa de forma simples e ágil utilizando a função CONT.SE, você está pronto para otimizar suas planilhas também?

3 problemas mais comuns

Existem planilhas muito complexas no Excel e, se esse for seu caso, você pode estar enfrentando algum erro ao utilizar a fórmula CONT.SE.

Fique atento a algumas limitações:

1. Critérios com mais de 255 caracteres

Caso você precise  fazer uma correspondência com cadeias de mais de 255 caracteres, provavelmente a fórmula irá retornar um valor errado.

A melhor opção para solucionar seu problema é usar a função CONCATENAR() ou o operador “&”, como nesse exemplo:

=CONT.SE(C3:C18; “muitos caracteres” & “texto gigante”)

2. Dados em outra planilha

É possível definir seu intervalo ou seus critérios com base nos dados de outra planilha, porém, nestes casos, a pasta de trabalho onde se encontram as informações deve estar aberta.

Caso você utilize dados de outra planilha e manter a pasta fechada, a função CONT.SE irá retornar “#VALOR!”.

Para evitar esse erro, basta abrir a pasta de trabalho em questão e a função funcionará corretamente.

3. Erros ortográficos na planilha

Os critérios em formato de texto correm o risco de conterem erros ortográficos, especialmente em planilhas com muitas informações.

Caso existam erros ortográficos, o Excel não irá identificar a célula como parte da contagem e irá retornar um valor errado. Espaços indevidos à esquerda ou direita da célula também podem gerar esse erro.

Para solucionar o problema e evitar outros possíveis erros, faça uso de funções como TIRAR(), ARRUMAR() e validação de dados.

Além disso, se você quer aprender a solucionar mais problemas como este e dominar o Excel, não perca essa dica!

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Amanda Tartarotti

Amanda Tartarotti

Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e acesse a nossa planilha!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Acompanhamento De Pedidos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.