É muito comum nos depararmos com problemas cotidianos que, a princípio, nos parecem mais complicados do que realmente são. Esse tipo de pensamento pode ser facilmente substituído com uma boa escolha de ferramenta de criatividade para aplicar na resolução do seu problema.
O uso das ferramentas da criatividade na rotina pode tornar seus processos mais fluidos, seus resultados melhores e sua mente mais ativa e disciplinada.
Se você tem interesse nesse assunto e quer aprofundar seus conhecimentos sobre ferramentas da criatividade, continue com a leitura deste artigo. Abordaremos os seguintes tópicos:
Vamos lá!
As ferramentas da criatividade são técnicas utilizadas para melhoramento do processo de geração de ideias, inovação de cenários já existentes e quebra de bloqueios criativos.
Possuem abordagens que estimulam a resolução de problemas diante de novas perspectivas, nos fazendo encontrar solução através de processos dinâmicos onde as pessoas sempre estão envolvidas e no centro das decisões.
Além disso, elas permitem organizar ideias e transformá-las em projetos para aplicações práticas.
Mas antes, você quer aprender como colocar todas as suas ideias criativas em prática?
Então, olha o que trouxemos para você!
Ter uma ideia pode parecer algo impossível, ou no mínimo muito difícil. Isso acontece pelo fato de que a representação de ter uma “Ideia” parece ser algo abstrato e que “vem do nada”.
Ao baixar nosso eBook, você terá um guia passo a passo e prático para conseguir ter boas ideias, melhorá-las e acelerá-las e também 10 passos práticos para tirar essas ideias do papel
Dentro do contexto do uso da criatividade na rotina e na resolução de problemas, separamos 7 ferramentas da criatividade que facilitarão sua vida.
O mapa mental é um tipo de diagrama que permite uma representação visual de informações que partem de uma ideia central.
É uma ferramenta de gestão de conteúdo utilizada para otimizar a memorização, facilitar a interpretação e organizar conceitos e conhecimentos.
A sigla PNI representa as palavras positivo, negativo e interessante e tem como objetivo explorar uma ideia pela analise de seus pontos fortes, fracos e úteis.
São classificadas como “positivo” as informações que mais agradam sobre a ideia, o que é mais relevante. Como “negativo”, ficam as noções ruins, que não satisfazem o contexto. E “interessante” são classificadas as ideias que merecem uma segunda atenção e avaliação.
A ferramenta “6 chapéus pensantes” utiliza o pensamento lateral para observar um problema de várias perspectivas e de formas diferentes.
Essa técnica consiste na definição de uma cor de chapéu para cada integrante da equipe que deve “adotar” a personalidade e se encarregar de atingir o objetivo do seu chapéu. Sendo eles:
A técnica dos 5 Ws consiste em uma coleta de informações que permite uma visualização e uma orientação mais ampla sobre o contexto do problema a ser resolvido. As 5 perguntas são:
O brainwriting é uma ferramenta de geração de ideias que consiste em os participantes escreverem suas ideias sobre um tema específico durante um determinado tempo, sem diálogo ou troca de informações.
Após essa primeira etapa, cada pessoa deve passar adiante o papel e receber o de outra. Usando a ideia escrita pelo outro, ela deve adicionar novas ideias ou refinar sua ideia original.
Esse processo se repete até completar a rodada e, enfim, a equipe compartilhar e debater todas as ideias resultantes.
O Business Model Canvas trata-se de um quadro visual para simular modelos de negócios.
Essa ferramenta atua no gerenciamento estratégico que permite facilitar a definição de um modelo de negócio novo ou já existente, além de organizar e sistematizar informações.
O quadro é formado por 9 blocos que se dividem em:
O Business Model Canvas é um ferramenta útil para identificar e debater sobre a forma como a empresa deve atuar no mercado e como cada elemento deve interagir entre si para compor o negócio.
A ferramenta SCAMPER atua na melhoria de algo já existente, visando auxiliar a formação de novos conceitos e reavaliar o que já foi proposto. Com essa técnica, é possível criar novas versões de um mesmo projeto, sendo formado pelas etapas:
S - Substituir: Analisar se algum recurso deve ser alterado.
C - Combinar: Propor combinações entre produtos e serviços.
A - Adaptar: Propor adaptações para outros contextos que o projeto pode estar inserido.
M - Modificar: Propor mudanças nos aspectos do projeto.
P - Propor outro uso: Analisar e propor sugestões que exijam maior potencial do projeto.
E - Eliminar: Encontrar elementos em excesso para remover.
R - Reorganizar: Levantar hipóteses sobre os resultados alcançados.
A criatividade pode ser desenvolvida aos poucos com a prática e com atividades que estimulem o cérebro a pensar “fora da caixa”.
Hábitos como meditação, observação e experimentação de coisas novas são bastante eficientes para a mudança na forma de pensar e ver o mundo.
É muito importante também estar rodeado de boas e diferentes referências, tudo que possa enriquecer sua bagagem criativa. Além disso, vale ressaltar a importância do ócio e do descanso para permitir que a mente funcione com melhor desempenho.
Confira o eBook Business Model Canvas e aprenda desenvolver e esboçar novos (ou já existentes) modelos de negócios.
O CANVAS ou "Quadro de modelo de negócios" é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.
Neste eBook, entenderemos o modelo de negócio que é cada vez mais importante no mundo corporativo, que procura esclarecer os principais fatores envolvidos na criação e funcionamento de um empreendimento a aprenderemos a aplica-lo em nossos negócios.
Se interessou? Então não perca tempo e baixe agora!
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!