O que é Fluxo de caixa?
Presente para você!
Entenda a Ferramenta
Quer saber mais sobre Excel?

Veja como criar um Fluxo de caixa diário no Excel!

Veja como fazer e organizar facilmente seu fluxo de caixa diário, passo a passo no Excel, para ter um controle financeiro de sucesso.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Veja como criar um Fluxo de caixa diário no Excel!

No início, quando uma empresa está começando suas atividades, geralmente ela consiste apenas em pagar e receber suas contas, mas conforme vai crescendo e aumentando seu porte, para que não haja um crescimento de forma desordenada, o controle financeiro, por meio do Fluxo de Caixa Diário torna-se importante.

Nos dias atuais, com a globalização e um mercado cada vez mais competitivo, o fluxo de caixa diário se tornou uma importante ferramenta para a empresa suprir suas necessidades de manter suas finanças equilibradas, podendo assim planejar o futuro da empresa, fazer investimentos e se manter no mercado.

Sendo assim, o principal objetivo da planilha a ser disponibilizada a seguir é possibilitar um controle do fluxo de caixa diário detalhado de toda a movimentação financeira da empresa com a data e hora, além de possibilitar diversas análises via indicadores. Mas afinal, o que exatamente é um fluxo de caixa? Vamos descobrir!

O que é Fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta de controle financeiro que auxilia na supervisão das entradas e saídas monetárias da empresa de forma eficiente, evitando falhas e divergências de dados.

Essa ferramenta desempenha uma função muito importante, pois ajuda na avaliação das despesas, identificação de possíveis perdas de recursos e também auxilia na visão a longo prazo para investimentos de expansão.

Percebeu como criar um fluxo de caixa diário em seu negócio é importante? Então vamos aprender a fazer um!

Presente para você!

Quando falamos de fluxo de caixa, a análise e controle diário são essenciais para a segurança financeira das organizações. E, pensando nisso, lançamos a Planilha Fluxo de Caixa Diário para facilitar e já estruturar a observação dos dados, te permitindo um controle e cuidado ainda maiores.

Ao baixar nossa planilha, você saberá como fazer o fluxo de caixa através de nosso modelo pronto, além de campos para registrar suas principais ações cotidianas.

Faça o download gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo!

planilha fluxo de caixa diario


Também preparamos para você um vídeo com o passo a passo da utilização da planilha de fluxo de caixa diário, não deixe de assistir!

Entenda a Ferramenta

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão que deseja e você será direcionado para a aba respectiva.

Fluxo de caixa diário

Introdução

A primeira aba da planilha servirá apenas para cadastrar os tipos de categorias existentes na empresa. As mesmas serão utilizadas para que as informações sejam organizadas em grupos, facilitando assim, diversas análises futuras.

No exemplo abaixo foram listados, aleatoriamente, alguns exemplos de categorias comuns à diversos tipos de negócios. Porém, cada exemplo deverá adequar a lista de acordo com suas características.

Fluxo de Caixa diário

Acompanhamento

A aba de Acompanhamento é considerada de suma importância, pois nela serão da empresa. O importante é não esquecer de fazer todos lançamentos, para assim, evitar qualquer discrepância entre o valor de caixa informado pela planilha e o caixa físico da empresa.

  • Dia do mês: Digite o dia do mês ao qual o lançamento é referente
  • Item: Descreva o item
  • Categoria: Selecione a categoria a qual pertence o lançamento, de acordo com a aba anterior
  • Entradas: Se o lançamento for "entrada de dinheiro" no caixa, preencher o campo com o valor
  • Saídas: Se o lançamento for "saída de dinheiro" do caixa, preencher o campo com o valor

Fluxo de Caixa diário


A seguir, com o preenchimento da parte anterior, na mesma aba irá informar, automaticamente, o valor total de entradas, saídas e saldos referentes a cada dia, conforme exemplo a seguir:

Fluxo de Caixa diário


A coluna de saldo possui uma formatação condicional para indicar em cores quando o saldo do dia for positivo ou negativo. Ou seja, cor verde indica saldo positivo (mais entradas do que saídas), cor vermelha é para os saldos negativos (mais saídas do que entradas).

Relatório

A aba denominada Relatório objetiva apresentar um panorama geral da movimentação financeira da empresa no mês determinado.

Como se pode perceber no gráfico de exemplo abaixo, são ilustrados os valores totais de entradas, saídas, bem como o saldo do mês.

Fluxo de caixa diário


O gráfico seguinte apresenta as mesmas informações anteriores, porém, os valores são dados como médias. Logo, tem-se a média das entradas, saídas e a média do saldo em caixa. Este indica o valor médio presente em caixa a cada dia do mês.

Fluxo de caixa diário


Por fim, o gráfico a seguir apresenta de forma detalhada todas as entradas e saídas diárias do mês.

Fluxo de caixa Diário

Quer saber mais sobre Excel?

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Fluxo De Caixa

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.