Sabe como fazer um controle financeiro e de gastos correto? Então conheça a solução! O Fluxo de Caixa por Centro de Custo é uma análise de gastos dentro dos diferentes setores de uma empresa que ajudará no detalhamento da influência de cada área nos custos totais.
Um dos meios eficientes para assegurar que a empresa tenha um desempenho satisfatório é o uso contínuo dos sistemas de controles internos. Estes proporcionam segurança para a administração na busca que seus objetivos e metas estabelecidos sejam atingidos.
Logo, seja qual for o processo, é importante que a empresa tenha meios de controlá-los, que variam de acordo com a complexidade dos mesmos.
Quanto às movimentações financeiras especificamente, a necessidade de registro e controle é intrínseca, visto que as análises oriundas das mesmas são fundamentais para as tomadas de decisões futuras.
O principal objetivo da planilha é oferecer uma ferramenta prática e objetiva para controle e análises das movimentações de caixa de uma empresa, segundo seus centros de custo.
Mas antes de começarmos, é importante abordarmos e citarmos alguns assuntos que serão abordados!
O centro de custo consiste na separação da empresa em nichos, ou setores, onde cada um deles representará uma parcela de responsabilidade nos custos totais da empresa.
É uma maneira de fazer uma análise mais detalhada do negócio, por meio da análise individual de receitas e despesas destes grupos e entender o impacto deles nas receitas totais da empresa.
Existem vários benefícios em se fazer um fluxo de caixa por centro de custo nas empresas. Alguns deles são:
Com a análise mais detalhada da saúde financeira do negócio proporcionada pelo centro de custo, é possível identificar de forma mais rápida e fácil possíveis problemas que afetam a possibilidade de haver um melhor aproveitamento dos recursos financeiros.
Assim como a análise mais detalhada beneficia a redução de despesas, também apoia a criação de metas adequadas a cada setor, pois leva em consideração a realidade de cada um e seus objetivos de acordo com ela.
Ao ficar evidente como cada setor contribui para os resultados gerais da empresa, metas individuais podem surgir para aumentar a parcela de contribuição, caso esteja inferior se comparado aos demais.
Sabemos bem que inicialmente destrinchar o cálculo de despesas de cada setor, mas aqui vão umas dicas para te orientar.
Primeiramente, sabe-se que algumas áreas não possuem custos diretos, diferente do setor de marketing que podemos ter como investimento e custos as ações(propaganda/publicidade) de marketing.
Contudo, se um setor não possui estes investimentos, ainda assim é calculado os recursos para mantê-los, como salário e despesas do ambiente físico, o que nos leva para a próxima dica.
Se um espaço físico é dividido por diferentes setores, este custo deverá ser repartido com equivalência. Ou seja, 50% para cada, contudo uma equipe maior deve ser levada em consideração, então esta deverá absorver maior parte, pois ela ocupa e utiliza uma maior porção.
Fazendo este tipo de organização pode beneficiar qualquer tipo de empresa, mas principalmente as de pequeno porte. Isto porque elas têm maior controle e observação de suas áreas, além de ter um crescimento mais organizado em relação aos gastos e recursos em suas atividades.
Agora venha entender com este vídeo como realizar seu fluxo de caixa por centro de custo e depois tenha nosso passo a passo escrito para melhorar suas compreensão!
Para começar a criar o fluxo de caixa por centro de custo, você precisa entender a ferramenta. A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os gráficos apresentados são uma amostra do que contém nas respectivas abas. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.
A aba "Contas" tem o intuito de reunir informações básicas sobre a empresa, já as discriminando em seus diferentes tipos. Os campos marcados em pretos tidos como "tópicos", e os seus subtópicos deverão ser preenchidos de acordo com a realidade da empresa.
No exemplo abaixo, tem se o tópico de Receita, que deve ser preenchido com os produtos e serviços que geram receita para a empresa.
Nessa aba deverão ser listados todos os centros de custos para avaliação do fluxo de caixa, conforme exemplo:
As receitas e despesas possuem campos para acompanhamento detalhado do fluxo de caixa para os doze meses do ano. O preenchimento da mesma é intuitivo e deve ser feito de modo a possibilitar um gerenciamento preciso.
A Demonstração do Resultado do Exercício visa evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e resultados, oferecendo uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período.
Embora sejam elaboradas anualmente para fins legais de divulgação, em geral, são feitas mensalmente para fins administrativos.
Com o preenchimento da aba anterior, a planilha irá apresentar a DRE referente a cada mês, conforme o exemplo:
A aba de Fluxo de Caixa é interessante por apresentar de forma objetiva as informações acumulativas mensais de despesas e receitas, sendo possível ainda realizar um comparativo entre o realizado e planejado.
Projetado: ilustra os valores de receita, despesas e saldos projetados
Para facilitar as análises, nessa aba será possível verificar as demonstrações mensais para cada centro de custo presente na empresa. Para tanto, basta selecionar o referido centro de custo na parte superior da aba, conforme ilustrado:
Com a seleção do centro de custo na etapa anterior, os fluxos de caixas mensais apresentados nesta aba, serão referentes ao centro de custo selecionado.
Viu como é simples?
Você deseja saber montar não apenas esta planilha de fluxo de caixa como também qualquer outra planilha de organização?
Então você está no local certo! O Excel é uma segunda língua, quase obrigatória, no mundo dos negócios, assim como o inglês é no mundo da comunicação. Mas sabemos como é difícil conseguir tempo e disponibilidade para se capacitar.
Então estamos com a solução perfeita para você: o curso Fundamentos de Excel!
Aqui você aprenderá as primeiras etapas para manusear esta ferramenta tão eclética, em qualquer hora e em qualquer lugar que estiver, você monta seu horário!
E o melhor de tudo é que estamos com uma promoção por tempo limitado de 100%, ou seja, você terá acesso a 3h de conteúdo de graça! Basta usar o cupom BLOG100 e aproveitar esta excelente capacitação.
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!