O que é uma Folha de Verificação?
Quais os tipos de Folha de Verificação?
Antes de continuarmos com a leitura do artigo, eu quero te mostrar uma coisa....
Como utilizar a Folha de Verificação?
Realmente, "não se deve ir à guerra sem conhecer o inimigo"!
Que tal conhecer as outras ferramentas de gestão?

Folha de Verificação: saiba tudo sobre essa ferramenta da qualidade!

Conheça umas das 7 principais ferramentas da qualidade, a Folha de Verificação, e entenda como ela pode facilitar a sua gestão!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Folha de Verificação: saiba tudo sobre essa ferramenta da qualidade!

É muito provável que você já tenha ouvido a seguinte frase: "Não se vai para a guerra sem conhecer o inimigo", não é mesmo? Pois bem, essa frase se encaixa muito bem quando se fala de Folha de Verificação, e você entenderá o motivo ao longo deste artigo.

Para você melhorar a qualidade, é necessário que se tenha uma base de dados confiável. Pois, com a análise dessas informações, você pode tentar achar a causa raiz de um problema e atuar sobre ela.

Interessado em saber mais sobre a folha de verificação? Agora, vamos passar pelos pontos que você precisa saber a respeito de uma folha de verificação, desde a sua finalidade até algumas dicas valiosas que vão fazer toda a diferença quando você for utilizá-la!

Neste artigo você aprenderá:

  • O que é uma Folha de Verificação?
  • Quais os tipos de Folha de Verificação?
  • Como fazer uma Folha de Verificação?
  • Realmente, "não se deve ir à guerra sem conhecer o inimigo"!

O que é uma Folha de Verificação?

A folha de verificação é a ferramenta mais simples da qualidade. Basicamente, ela visa padronizar e organizar a coleta desses dados, podendo ser por meio de tabelas, planilhas ou quadros.

Como a folha de verificação já vem com um formato pronto, com apenas as informações necessárias, economiza-se tempo e aumenta-se a produtividade da análise.

Quais os tipos de Folha de Verificação?

Entendemos que a folha de verificação é uma ferramenta extremamente simples e extremamente útil, mas quais são os tipos de folha de verificação? Qual deles eu devo usar? Observe, abaixo.

1 - Folha de verificação para a análise da distribuição de um item de controle

Lista de Verificação


Esse primeiro tipo de folha de verificação é utilizado quando se quer conhecer e analisar a distribuição dos valores de um item de controle ou de interesse associado a um determinado processo.

Primeiramente, no cabeçalho da folha você deverá pôr os dados e informações sobre o processo, como a data, hora, estágio, produto e total inspecionado.

Já na parte inferior da folha de verificação, existem colunas que deverão ser preenchidas com as especificações dos pesos e suas variações.

Com essas variações, você consegue verificar onde está acontecendo a maior incidência de problemas no processo e se ele está produzindo abaixo ou acima da média.

Como resultado, obtém-se outra ferramenta da qualidade, o histograma.

2 - Folha de Verificação de itens defeituoso

Itens Defeituosos


O segundo tipo de folha de verificação é utilizado quando você deseja saber quais os tipos de defeitos mais frequentes e o número de vezes em que as causas ocorrem.

Para construí-la, deve-se seguir os passos do tipo anterior. É extremamente necessário colocar todas as informações do cabeçalho, para que se tenha o controle de todo processo de produção.

Como resultado dessa folha de verificação, você tem informações para a construção de outra ferramenta da qualidade, o Gráfico de Pareto. Assim, você consegue identificar onde se encontra o maior índice de defeitos.

3 - Folha de Verificação de identificação de causas de defeito

Causas de defeito


Esse tipo de folha de verificação é utilizado para relacionar as causas aos defeitos, ou seja, os dados das causas são dispostos de que forma que são facilmente relacionados aos efeitos, tornando mais fácil e clara a investigação dos defeitos observados dentro de um determinado processo.

Com isso, você pode se confundir, e achar que as folhas 2 e 3 são a mesma coisa. É aí que você se engana!

Essa folha de verificação tem como papel pegar os defeitos identificados pela folha anterior e procurar a causa desses defeitos, podendo assim cortar o mal pela raiz.

Antes de continuarmos com a leitura do artigo, eu quero te mostrar uma coisa....

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!


Agora, iremos aprender como utilizar a folha de verificação! Vamos lá?

Como utilizar a Folha de Verificação?

Elaborar sua folha de verificação não é uma tarefa difícil, porém, demanda um pouco de atenção e algumas boas práticas para que ela consiga atingir seu objetivo, não existe um passo a passo oficial de como você deve elaborar a sua, porém podemos facilmente criar a nossa seguindo alguns passos simples.

1. Defina seus objetivos

  • O que?
  • Como?
  • Quando?

2. Determine o tipo de folha de verificação

3. Construa um formulário claro

4. Conscientize as pessoas envolvidas no processo

5. Informe como, onde e quando será feita a coleta

6. Faça testes

Realmente, "não se deve ir à guerra sem conhecer o inimigo"!

Como falei ao longo deste artigo, antes de entrar em ação para resolver os problemas do processo, tem que fazer uma pesquisa, coletar dados sobre o processo como um todo, identificar a melhor forma de combatê-lo, e depois, entrar em ação!

Agora tudo faz sentido, não é mesmo? A folha de verificação é a base do conhecimento de tudo, dos problemas, do "inimigo", e, depois disso tudo coletado, se deve ir à guerra, lutar contra esses obstáculos, buscando sempre extingui-los.

Que tal conhecer as outras ferramentas de gestão?

Confira o eBook 7 Ferramentas da Qualidade, que vão ajudar a sua empresa na melhoría continua dos processos!

Devido à alta concorrência do mercado hoje, sua empresa precisa ser excelente para se destacar no mercado. Neste Ebook, você aprenderá mais sobre as 7 Ferramentas da Qualidade.

Neste Ebook, você terá uma visão geral de como utilizar Fluxograma; Cartas de Controle; Diagrama de Ishikawa; Folha de Verificação; Histograma; Gráfico de Dispersão; Gráfico de Pareto. Além de opiniões/conceitos de diversos gurus da qualidade.

Baixe agora e aprenda mais sobre as 7 Ferramentas da Qualidade!

As 7 ferramentas da qualidade

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Gestão da Qualidade

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Gestão Da Qualidade

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.