É muito provável que você já tenha ouvido a seguinte frase: "Não se vai para a guerra sem conhecer o inimigo", não é mesmo? Pois bem, essa frase se encaixa muito bem quando se fala de Folha de Verificação, e você entenderá o motivo ao longo deste artigo.
Para você melhorar a qualidade, é necessário que se tenha uma base de dados confiável. Pois, com a análise dessas informações, você pode tentar achar a causa raiz de um problema e atuar sobre ela.
Interessado em saber mais sobre a folha de verificação? Agora, vamos passar pelos pontos que você precisa saber a respeito de uma folha de verificação, desde a sua finalidade até algumas dicas valiosas que vão fazer toda a diferença quando você for utilizá-la!
Neste artigo você aprenderá:
A folha de verificação é a ferramenta mais simples da qualidade. Basicamente, ela visa padronizar e organizar a coleta desses dados, podendo ser por meio de tabelas, planilhas ou quadros.
Como a folha de verificação já vem com um formato pronto, com apenas as informações necessárias, economiza-se tempo e aumenta-se a produtividade da análise.
Entendemos que a folha de verificação é uma ferramenta extremamente simples e extremamente útil, mas quais são os tipos de folha de verificação? Qual deles eu devo usar? Observe, abaixo.
Esse primeiro tipo de folha de verificação é utilizado quando se quer conhecer e analisar a distribuição dos valores de um item de controle ou de interesse associado a um determinado processo.
Primeiramente, no cabeçalho da folha você deverá pôr os dados e informações sobre o processo, como a data, hora, estágio, produto e total inspecionado.
Já na parte inferior da folha de verificação, existem colunas que deverão ser preenchidas com as especificações dos pesos e suas variações.
Com essas variações, você consegue verificar onde está acontecendo a maior incidência de problemas no processo e se ele está produzindo abaixo ou acima da média.
Como resultado, obtém-se outra ferramenta da qualidade, o histograma.
O segundo tipo de folha de verificação é utilizado quando você deseja saber quais os tipos de defeitos mais frequentes e o número de vezes em que as causas ocorrem.
Para construí-la, deve-se seguir os passos do tipo anterior. É extremamente necessário colocar todas as informações do cabeçalho, para que se tenha o controle de todo processo de produção.
Como resultado dessa folha de verificação, você tem informações para a construção de outra ferramenta da qualidade, o Gráfico de Pareto. Assim, você consegue identificar onde se encontra o maior índice de defeitos.
Esse tipo de folha de verificação é utilizado para relacionar as causas aos defeitos, ou seja, os dados das causas são dispostos de que forma que são facilmente relacionados aos efeitos, tornando mais fácil e clara a investigação dos defeitos observados dentro de um determinado processo.
Com isso, você pode se confundir, e achar que as folhas 2 e 3 são a mesma coisa. É aí que você se engana!
Essa folha de verificação tem como papel pegar os defeitos identificados pela folha anterior e procurar a causa desses defeitos, podendo assim cortar o mal pela raiz.
O treinamento em White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.
Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho.
Insira o cupom e se capacite gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no imagem abaixo para saber mais a respeito!
Agora, iremos aprender como utilizar a folha de verificação! Vamos lá?
Elaborar sua folha de verificação não é uma tarefa difícil, porém, demanda um pouco de atenção e algumas boas práticas para que ela consiga atingir seu objetivo, não existe um passo a passo oficial de como você deve elaborar a sua, porém podemos facilmente criar a nossa seguindo alguns passos simples.
1. Defina seus objetivos
2. Determine o tipo de folha de verificação
3. Construa um formulário claro
4. Conscientize as pessoas envolvidas no processo
5. Informe como, onde e quando será feita a coleta
6. Faça testes
Como falei ao longo deste artigo, antes de entrar em ação para resolver os problemas do processo, tem que fazer uma pesquisa, coletar dados sobre o processo como um todo, identificar a melhor forma de combatê-lo, e depois, entrar em ação!
Agora tudo faz sentido, não é mesmo? A folha de verificação é a base do conhecimento de tudo, dos problemas, do "inimigo", e, depois disso tudo coletado, se deve ir à guerra, lutar contra esses obstáculos, buscando sempre extingui-los.
Confira o eBook 7 Ferramentas da Qualidade, que vão ajudar a sua empresa na melhoría continua dos processos!
Devido à alta concorrência do mercado hoje, sua empresa precisa ser excelente para se destacar no mercado. Neste Ebook, você aprenderá mais sobre as 7 Ferramentas da Qualidade.
Neste Ebook, você terá uma visão geral de como utilizar Fluxograma; Cartas de Controle; Diagrama de Ishikawa; Folha de Verificação; Histograma; Gráfico de Dispersão; Gráfico de Pareto. Além de opiniões/conceitos de diversos gurus da qualidade.
Baixe agora e aprenda mais sobre as 7 Ferramentas da Qualidade!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!