O que é um Gerente de Projetos?
O que faz um Gerente de Projetos?
Qual o papel do Gerente de Projetos?
Habilidades de um Gerente de Projetos de sucesso
Qual a importância de um Gerente de Projetos para empresa?
Qual o salário de um Gerente de Projetos?
Como posso me tornar um Gerente de Projetos?
Descubra as competências essenciais de um Gerente de Projetos de sucesso!

Descubra o que faz um Gerente de Projeto e qual o papel desse profissional!

Entenda o que é um Gerente de Projeto, qual a sua função dentro de uma empresa e quais são as competências necessárias para atuar nesse cargo de liderança.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra o que faz um Gerente de Projeto e qual o papel desse profissional!

O Gerente de Projetos é o profissional responsável por planejar, organizar, executar e controlar projetos dentro de uma organização.

O Gerente é um dos profissionais mais importantes para que um projeto possa alcançar o seu objetivo com excelência, de acordo com tudo o que foi proposto.

Para reconhecer as atribuições de um profissional desta área trouxemos tudo que você precisa saber sobre um Gerente de Projetos, o que ele faz, sua importância e como se tornar um.

A maioria das empresas trabalha de uma forma em que o Gerente de Projetos é absolutamente necessário, principalmente para liderar o trabalho e certificar de que a equipe está chegando cada vez mais perto do objetivo.

Além deste fato primordial de resultado de entrega, o gerente é aquele que mais terá contato com os colaboradores e os que motivará durante o dia a dia, além de os manterem alinhados à cultura empresarial.

Por isso, é necessário que o Gerente de Projetos tenha certas habilidades para lidar com as exigências do cargo.

Sendo assim, fica ainda mais claro o peso dos encargos cometidos neste posto. Agora, iremos aprender mais sobre este assunto, através dos seguintes tópicos:

  • O que faz um Gerente de Projetos?
  • O que faz um Gerente de Projetos?
  • Qual o papel do Gerente de Projetos?
  • Habilidades de um Gerente de Projetos de sucesso;
  • Qual a importância de um Gerente de Projetos para empresa?
  • Qual o salário de um Gerente de Projetos?
  • Como posso me tornar um Gerente de Projetos?

Preparado para essa imersão de conhecimento? Então vem comigo!

O que é um Gerente de Projetos?

O Gerente de Projetos, como o próprio nome já diz, ele possui o papel de gerenciar um projeto do começo ao fim.

Ele será responsável por distribuir tarefas, aproveitar o melhor de seus colaboradores, analisar resultados e fazer correções para que tudo ocorra de acordo com os prazos que também será feito por ele.

Por isso é muito importante ter conhecimento das ferramentas de projeto, como por exemplo a EAP, ou Estrutura Analítica do Projeto, que auxilia na visualização das etapas de entrega dos projetos.

O que faz um Gerente de Projetos?

O Gerente de Projetos tem o papel de informar todas as partes interessadas sobre os avanços e resultados obtidos por meio do trabalho coordenado por ele.

Todo o resultado esperado, será cobrado do responsável pela gestão de projetos, uma vez que não é possível que a empresa analise, cobre e ajuste todos os colaboradores sem um gerente específico.

Também é preciso ressaltar que um gerente de projetos não é a mesma coisa que gerente de portfólio. Este segundo é responsável por reunir as estratégias e técnicas já utilizadas no portfólio da empresa para maximizar os resultados de um novo projeto.

Como gerenciar projetos com facilidade?

Seguindo a linha do PMBOK, um guia das melhores práticas do gerenciamento de projetos, a agilidade em conquistar o êxito na execução do seu projeto, evitando perdas e minimizando riscos é essencial.

Por isso trazemos para você a solução desse enigma: o curso Fundamentos do Gerenciamento de Projetos na Prática! Aqui você terá os recursos necessários para gerenciar um projeto em todos os estágios, com facilidade e agilidade.

Este material gratuito vai te ajudar a ter uma boa ideia de como é feita a gestão de um projeto e quais os próximos passos para se tornar um profissional da área.

Utilize o cupom BLOG100 para garantir o desconto e comece agora mesmo!

Banner do curso Fundamentos de Gerenciamento de Projetos.

Qual o papel do Gerente de Projetos?

A importância do Gerente de Projetos se dá principalmente na especificidade. Uma empresa, seja ela de um projeto só ou diversos, precisa de alguém com foco total em fazer o resultado do projeto acontecer.

Deixar o quadro de colaboradores solto, sem alguém para liderar e coordenar as atividades é caminho certo para o fracasso ou retrabalho em muitas etapas do projeto.

Sendo assim, contratar um bom gerente é indispensável para evitar que todo o investimento em um grande projeto seja desperdiçado e o tempo passe sem que a equipe chegue a lugar algum, ou demore muito para atingir o resultado esperado.

Pensando nisso, é preciso que gestores de projetos funcionem como agentes de mudanças, tirando o melhor que podem de todos os recursos oferecidos para alcançar um resultado satisfatório.

Habilidades de um Gerente de Projetos de sucesso

Das habilidades necessárias mais importantes de um gerente de projetos, podemos citar algumas:

A boa comunicação é, por exemplo, essencial para que seja possível passar aos colaboradores as informações necessárias de forma clara e objetiva.

No entanto, é preciso ter tato para lidar com os colaboradores e, para isso, utilizar a comunicação não violenta pode ajudar a solucionar problemas de forma mais tranquila.

Em sua liderança, o Gestor de Projetos precisa estar apto a motivar sua equipe, resolver conflitos, distribuir tarefas de acordo com as qualificações e habilidades do time, entre outras ações.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre as habilidades, veja quais outras competências este cargo deve possuir:

Qual a importância de um Gerente de Projetos para empresa?

O gerente de projetos é o colaborador que dá ritmo ao desenvolvimento geral dos projetos atuais dentro de uma empresa.

Ele existe para ser o mediador entre eficiência, entrega e satisfação entre os outros colaboradores, ele é o que mais sabe sobre cada processo, por isso sua capacidade de realizar projetos integrados é grande e extremamente importante.

Por isso, ter um profissional bem capacitado nesta posição é de grande impacto estratégico nos resultados da empresa, já que este trabalha para aparar os empecilhos e dores do negócio.

Qual o salário de um Gerente de Projetos?

O salário de um Gerente de Projetos pode variar significativamente, dependendo de vários fatores, como o nível de experiência, a localização geográfica, o setor de atuação e o porte da empresa.

Em média, um Gerente de Projetos pode ganhar entre R$8.000 e R$20.000 mensais, podendo ultrapassar esse valor em empresas de grande porte ou com projetos complexos.

Como posso me tornar um Gerente de Projetos?

Para se tornar um Gerente de Projetos, é importante seguir algumas etapas e desenvolver habilidades específicas. Aqui estão alguns passos que podem ajudar você nesse caminho:

Educação e certificações

Obtenha uma formação acadêmica relevante, como um diploma em Administração, Engenharia ou áreas relacionadas. Além disso, considere a obtenção de certificações reconhecidas na área de Gerenciamento de Projetos, como a certificação PMP (Project Management Professional).

Experiência prática

Busque oportunidades para trabalhar em projetos, mesmo que seja em um papel auxiliar. Isso ajudará a desenvolver habilidades de gerenciamento de projetos, entender os desafios e a dinâmica envolvida.

Aprofundamento em metodologias de gerenciamento de projetos

Estude e familiarize-se com as principais metodologias de gerenciamento de projetos, como o PMBOK (Project Management Body of Knowledge) e o Agile.

Desenvolvimento de habilidades

Além das habilidades técnicas em gerenciamento de projetos, é fundamental desenvolver habilidades interpessoais, como liderança, comunicação eficaz, negociação e resolução de problemas.

Networking e aprendizado contínuo

Participe de eventos, conferências e grupos de profissionais da área de Gerenciamento de Projetos para ampliar sua rede de contatos e manter-se atualizado sobre as melhores práticas e tendências do setor.

Projetos pessoais

Inicie e gerencie projetos pessoais, como iniciativas de voluntariado ou projetos independentes. Isso demonstrará sua capacidade de liderar e entregar resultados.


Lembre-se de que se tornar um Gerente de Projetos requer dedicação, experiência prática e constante aprendizado. Continuar se atualizando e adquirindo novas habilidades ajudará a fortalecer sua carreira nessa área.

Descubra as competências essenciais de um Gerente de Projetos de sucesso!

Descubra as competências essenciais para se tornar um Gerente de Projetos de sucesso!

Baixe agora nosso ebook exclusivo "Competências de um Gerente de Projetos" da Voitto e adquira os conhecimentos necessários para liderar projetos com excelência.

Clique no banner abaixo e garanta seu acesso gratuito ao ebook agora mesmo!

Banner do ebook Competências de um Gerente de Projetos.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Acompanhamento De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.