Por que as pessoas são tão resistentes a mudanças em uma empresa?
Quais são os benefícios da NR 10?
A importância da segurança no trabalho
Como está o mercado de trabalho neste setor?

Como uma boa gestão da segurança traz benefícios a uma empresa?

Saiba mais sobre a gestão da segurança e quais são os benefícios da NR-10 na prevenção de acidentes de trabalho na área elétrica da empresa.

Orestes Rodrigues
Por: Orestes Rodrigues
Como uma boa gestão da segurança traz benefícios a uma empresa?

Muito se engana quem acha que a gestão da segurança nas empresas não tem valor, achando por vezes, um custo desnecessário e elevado para determinadas áreas.

Um ponto importante que abordaremos neste artigo é o tempo que se leva para formar um bom profissional, pois, além de trazer respeito à organização, traz também benefícios, sendo o maior deles, a preservação à vida.

Neste artigo especial, abordaremos os seguintes assuntos:

  • Por que as pessoas são tão resistentes a mudanças em uma empresa?
  • Quais são os benefícios da NR 10?
  • A importância da segurança no trabalho;
  • Como está o mercado de trabalho neste setor?
  • Como se capacitar na área de segurança? 

Continue com a gente e tenha um bom aprendizado!

Por que as pessoas são tão resistentes a mudanças em uma empresa?

No Brasil, a mudança de cultura pode não acontecer por livre e espontânea vontade do empregador.

Logo, esse trabalho é dividido e precisa ser em conjunto entre as partes, com informações, treinamentos, reciclagem e a verdadeira “mão na massa”, sempre supervisionado por um profissional já experiente.


Infelizmente, essas questões têm sido burladas por causa de preços, sendo a terceirização uma dos maiores causadores da mão de obra barata, desqualificada e prejudicial a qualquer tipo de serviço.

É comprovado pelo Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica da Abracopel da Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos da Eletricidade, que acidentes de trabalho são causados pela falta de conhecimento de Normas Regulamentadoras, como a NR 10.

Além disso, outras normas regulamentadoras e políticas de segurança são a ABNT NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão e a ABNT NBR 16384 – Seguranças nas Instalações Elétricas.

Vale lembrar que a NBR 16384 não substitui a NR 10, mas é um conjunto de ações para evitar acidentes por meio de análise de riscos e elaborar memorial descritivo de projetos e procedimentos de serviço de operação.

Problem Solving

O World Class Manufacturing desenvolveu o que chamamos de 7 passos de Problem Solving, que nada mais é que uma metodologia que está inserida dentro dos pilares da melhoria contínua, reduzindo erros, aumentando a eficiência e dinâmica dos processos.

Quer aprender mais sobre essa metodologia?

Não perde tempo e baixe agora o Ebook 7 passos do Problem Solving em WCM e aprenda como mensurar problemas e os diferentes tipos de Kaizen aplicados ao WCM!

Ebook 7 passos do Problem Solving em WCM

Quais são os benefícios da NR 10?

A NR 10 é de suma importância para os profissionais que trabalham com eletricidade.

Mortes causadas decorrentes dos acidentes de origem elétrica crescem cada vez mais e, mesmo que em 2021 essa porcentagem tenha reduzido em 7,5%, isso ainda não é o suficiente, pois os números de acidentes continuam aumentando.

Além de profissionais do setor, pessoas que se aventuram em resolver pequenos problemas, sem conhecimento das normas de segurança, falta do uso de equipamentos de proteção ou até o uso inadequado deles, também sofrem acidentes.

Essas ações acarretam sérios riscos, não apenas para o profissional envolvido, mas também para familiares que perdem seus entes queridos e o processo que se estende ao contratante.


O maior número de acidentes estão na faixa etária de 21 a 40 anos de idade, representando em média, mais de 60% dos acidentes, segundo dados da Abracopel.

Isso nos mostra que, mesmo em meio à tecnologia e ao acesso aos conteúdos de intitulados influenciadores, a informação deve ser segura, transmitida por profissionais habilitados e qualificados.

Mais adiante, falaremos que você não está em risco ao atuar ou se aventurar na área, outras questões serão analisadas.

Já fiz o meu curso completo de NR 10, preciso me reciclar?

Como qualquer outra profissão, a atualização precisa ser constante; reciclar é necessário se um profissional quer ser reconhecido no mercado.

Mesmo que tenhamos a prática diária, muitas coisas que não são tão corriqueiras assim podem passar despercebidas ao realizarmos uma tarefa não condizente com aquilo já aprendido anteriormente.

Um prestador de serviço precisa de fato se manter em dia com os processos, além de uma análise profunda dos documentos apresentados por ele à empresa, atento à veracidade das informações e do conteúdo programático.

A área já oferece curso superior e pós-graduação com carga horária reduzida e on-line, dividindo-se na área de gestão de segurança privada ou de segurança do trabalho.

No setor de pára-raios na qual atuo, por exemplo, o engenheiro eletricista é o profissional habilitado para executar projetos e assinar documentos, mas isso não é o suficiente.

Ele precisa conhecer de fato todo o sistema, quais são materiais compatíveis com a ABNT NBR 5419/2015 e não pode trabalhar apenas com achismos, estes que custam vidas, estruturas e equipamentos.

A importância da segurança no trabalho

O investimento em segurança do trabalho deve começar pelo próprio gestor da área, se qualificando, instruindo suas equipes com treinamentos e reciclagens.

Esse conjunto de medidas visa reduzir o número de acidentes não apenas no setor elétrico, mas na construção civil e no trabalho em vias públicas, hospitais, indústrias, entre outros.

Como dito anteriormente, achismos no setor elétrico não são permitidos, pois quando falamos em prejuízo, ele se estende também às pessoas, não apenas a equipamentos.

Outro erro comum é achar que apenas o trabalho direto com eletricidade mata, mas não, trabalhar ao lado de instalações, como na fachada de um prédio, também apresenta riscos de acidentes iminentes, principalmente com os fios de baixa ou média tensão nos postes ao lado da obra.

Improvisar instalações elétricas em canteiros de obras também é uma das causas de acidentes e que tem vitimado pessoas constantemente.

Dessa forma, instalações elétricas temporárias precisam estar adequadas, conforme a RTP-05 – Recomendação Técnica de Procedimentos nº 05, atualizada em 2021, que está dentro do contexto da NR 18 – Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção.

Respeito às normas, sem autoconfiança. Este é o ideal para qualquer profissional, inclusive, recusar-se caso algum procedimento imposto pelo gestor seja nocivo à sua integridade física.

Como está o mercado de trabalho neste setor?

O mercado é crescente, pois obras existem por todos os lugares, entretanto, reforçando o assunto já abordado, a busca por instituições de ensino deve ser minuciosa.

Todos nós pesquisamos os preços ao comprar produtos e serviços, por que temos que ser diferentes quanto ao aprendizado?

É dele que tiraremos nosso sustento e seremos reconhecidos pelo trabalho realizado, não apenas na questão financeira, mas, ter a certeza de que agregamos mais conhecimento teórico e prático à nossa vida.

Dessa forma, você pode se especializar em gestor de segurança privada e trabalhar em uma empresa de segurança terceirizada, assim como também trabalhar para uma só empresa.

Existem cursos de gestão, de engenharia da segurança do trabalho e de segurança privada, EAD (estudos à distância) com duração de até dois anos. A segurança privada é uma das tendências desse mercado.

Portanto, a dica final deste artigo é: pesquise, se aperfeiçoe, se recicle quando necessário e invista tempo e dinheiro nos estudos, seja através de leitura de livros, cursos, palestras ou lives.

Há muito material rico em informações sendo disponibilizados a cada dia, basta separar um pequeno tempo para isso.

Um forte e caloroso abraço, com segurança.


Como se capacitar na área de segurança?

Hoje, estar capacitado na metodologia World Class Manufacturing (WCM) tem se tornado um pré-requisito para os profissionais da indústria 4.0!

E para te ajudar a alcançar uma posição de destaque, oferecemos para você nossa Formação de Especialistas em World Class Manufacturing.

Nosso pacote contempla 14 cursos, iniciando com conhecimentos básicos para compreensão da abordagem WCM em uma organização, passando pelo aprofundamento dos conceitos dentro de áreas vitais em uma organização, representadas pelos pilares do WCM.

Está esperando o que? Não perca tempo! Clique na imagem abaixo e se inscreva na capacitação que te tornará capaz de entender e aplicar uma metodologia utilizada por gigantes como Fiat, Whirlpool, Unilever e muitas outras. Torne-se um profissional de alto nível!

Formação Especialista em WCM - Word Class Manufacturing

Orestes Rodrigues

Orestes Rodrigues

Especialista em gestão documental de projetos e obras, diretor de Marketing da Abracorpel, membro do CE 003 da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, que revisa a NBR 5419. Também é colunista no Portal Universo Lambda. Certificado pela Termotécnica Pára Raios, também esteve presente no Simpósio Internacional SIPDA e no ESW Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Wcm Pilar Segurança

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.