O que fazer antes de pedir demissão?
Quais são os direitos de quem pede demissão?
O que falar na hora de pedir demissão?
Quem deve ser comunicado ao pedir demissão?
Aprimore suas habilidades para adentrar novamente no mercado de trabalho!

O que você precisa saber para pedir demissão do trabalho da maneira correta

Aprenda neste artigo quais são os passos que deverão ser seguidos na hora de pedir demissão e como garantir seus direitos.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que você precisa saber para pedir demissão do trabalho da maneira correta

A não valorização dos profissionais frequentemente causa insatisfação, fazendo com que muitas vezes os colaboradores optem por pedir demissão e procurem por outras maneiras de fazer renda, como por exemplo, por meio de aplicativos. Mas você sabe como pedir demissão no trabalho da maneira correta?

Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar você a descobrir como sair da empresa da maneira correta, sendo eles:

  • O que fazer antes de pedir demissão?
  • Quais são os direitos de quem pede demissão?
  • O que falar na hora de pedir demissão?
  • Quem deve ser comunicada ao pedir demissão?

Vamos à leitura?

O que fazer antes de pedir demissão?

É fundamental que o momento de pedir demissão seja planejado previamente, afinal, você não irá querer tomar essa decisão em um momento de raiva e depois se arrepender, não é mesmo?

Pedir demissão é uma decisão muito importante e séria, na qual pode gerar um grande impacto em toda sua carreira. E para fazer isso, existe uma maneira de se preparar. Vamos conferir?

Se acalme

É comum algumas pessoas decidirem se demitir em um momento de discussão e estresse. Procure sempre lembrar que este não é o momento ideal para tomar essa decisão.

A primeira coisa a se fazer neste tipo de situação é se acalmar. Tome um tempo para si e pense com mais calma no dia seguinte.

Sempre depois de uma noite de sono, os problemas passam a ser menores.

Mas lembre-se também que é nas crises em que há as maiores transformações!

Descubra os pontos positivos e negativos de se tomar a decisão

Pegue um papel e anote todos os pontos positivos e negativos do seu trabalho atual. Caso tenha recebido uma proposta, faça a mesma tarefa.

Procure realizar essa avaliação de maneira objetiva, sempre anotando para não se perder, realize uma análise crítica, identifique qual será a oportunidade de maior crescimento e tome a decisão.

Faça as contas

Caso você esteja pedindo demissão sem ter a proposta de um novo emprego, é de extrema importância que você faça os cálculos para saber com precisão quanto tempo você consegue viver com o que irá receber na rescisão e com suas reservas.

Seja conservador no cálculo e esteja ciente em se empenhar ao máximo para se desenvolver profissionalmente e se realocar no mercado rapidamente, por meio de outro emprego ou até mesmo abrindo seu próprio negócio.

Descubra seus direitos

Procure saber e entender quais os direitos e deveres que você possui na hora de pedir demissão. Faça os cálculos de quanto irá receber e considere cumprir o aviso prévio.

Mas caso deseje saber com mais detalhes sobre seus direitos, separamos o próximo tópico especialmente para tratar deste tema, vamos nessa?

Antes disso, veja só esse super material! 

Você sabia que um dos fatores que mais atrapalha uma comunicação efetiva é o julgamento? Pois é, e nós somos acostumados a julgar o tempo todo.

A comunicação não-violenta (CNV) vem justamente para ajudar a passarmos adiante nossas verdadeiras necessidades e não colocar julgamentos em nossa fala.

Este e-book de Comunicação Não Violenta na Prática vai te ensinar se a comunicar melhor quando está estressado, influenciar melhor as pessoas e desenvolver mais essa habilidade através da comunicação não-violenta.

Bora começar? Não perca tempo Baixe agora o nosso ebook gratuito!

Comunicação Não Violenta Na Prática

Quais são os direitos de quem pede demissão?

Sem dúvida, sair de uma empresa na qual você construiu uma carreira não é nada fácil. Mas as vezes é necessário. Caso você esteja querendo sair do seu emprego, esteja preparado para saber sobre seus direitos:

13° salário proporcional

Este é um dos direitos que o funcionário tem ao pedir demissão. Esse valor irá corresponder ao mês do qual a demissão foi pedida. Calcular este valor é simples, caso o funcionário saia da empresa no mês 9, ele receberá um equivalente a 9/12 de seu 13°.

Férias

Aqui, o funcionário precisa saber a respeito do período de férias que tirou ou deixou de tirar.

Caso você tenha ultrapassado o período que a lei determina sem retirar as férias que são de seu direito, você irá receber pelas férias em dobro.

Se as suas férias estiverem em dia, você não poderá utilizar este direito.

Caso, você ainda esteja no período aquisitivo, seu empregador precisará fazer cálculo das férias, levando em conta os 12 meses de trabalho, isso é chamado de “férias proporcionais”.

Saldo de salário

O saldo salarial corresponde ao número de dias trabalhados naquele mês que o pedido de demissão foi solicitado. Por exemplo, se você trabalhasse vinte dias após a formalização do pedido, teria um saldo de contas a receber igual a essa quantidade de dias.

Vale ressaltar que pelo fato do pedido de demissão partir de você, não haverá FGTS, seguro desemprego e nem os 40% de indenização. Também não haverá direito ao seguro desemprego.

Acredito que você veio até este artigo para descobrir como pedir da maneira correta, e enfim chegou a hora de aprender isso. Vamos lá?

O que falar na hora de pedir demissão?

Saber o que falar é uma dúvida que muitas pessoas têm. Afinal, este é um dos momentos mais delicados da carreira, será necessário usar as palavras certas para não criar um clima desagradável.

O principal objetivo é sair da empresa com as portas abertas para futuras novas oportunidades e deixando uma boa impressão. Agora vamos conferir alguns passos para realizar o pedido da maneira correta e deixar esta boa impressão:

Comece escrevendo uma carta de demissão

Para se demitir formalmente da empresa, você deve enviar uma carta solicitando formalmente a rescisão do contrato.

Para escrever o documento, confira os passos abaixo:

Cabeçalho

Comece escrevendo seus detalhes pessoais, como seu nome, localização, data e e-mail da empresa.

Direto ao ponto

Esclareça sua intenção de deixar a empresa. Informe sua intenção de cumprir (ou não) o aviso e informe seu último dia de trabalho.

Mostre gratidão

No segundo parágrafo, agradeça a oportunidade de melhorar seu desenvolvimento. Mencione todas as conquistas que você fez.

Deseje o bem da empresa

Por fim, diga que deseja tudo de bom para a empresa, seus funcionários e seus companheiros de equipe.

Comunique seu chefe

Apesar de ser muito bom ter amigos no trabalho, você não deverá comunicar a eles a sua intenção de saída. A primeira pessoa que você contatar é seu chefe, procure marcar uma reunião com ele, para que a conversa seja mais tranquila.

Lembre que identificar as 5 linguagens de conexão no ambiente de trabalho pode ser uma ótima maneira de garantir uma boa comunicação interpessoal.

Vá direto ao ponto e explique os motivos

Lembre-se que seu chefe é ocupado, então procure dar a notícia de forma objetiva. Caso você se importe, diga quais os motivos de sua saída.

Fale que foi um prazer trabalhar na companhia

Depois de dar a notícia, você precisa destacar o quão bom foi trabalhar na empresa. Afinal, sem dúvidas há coisas positivas a serem apontadas.

Fale sobre suas habilidades adquiridas, lições apreendidas, projetos importantes e conquistas.

Fale sobre os projetos que irá concluir antes de sair

Deixe claro que você irá completar suas pendências antes de sair da empresa, cumprindo o prazo prometido.

Entregue a carta ao RH da empresa

Depois de tudo devidamente acordado, entregue a carta de demissão da empresa para o RH.

Agora vai uma dica para as empresas: uma das maneiras de evitar que haja um alto turnover é realizando pesquisas de satisfação interna e adequando a companhia com os desejos de seus colaboradores.

Quem deve ser comunicado ao pedir demissão?

De forma a preservar sua imagem profissional, é necessário seguir algumas formalidades ao pedir demissão. Ao pedir demissão siga esta sequência para comunicar o pessoal:

  • A primeira pessoa que você deverá comunicar é seu chefe direto. O pedido será feito a ele e você deverá explicar os motivos caso queira;
  • Caso não haja hierarquia na empresa, o pedido deverá ser feito para o time que você trabalha;
  • Depois, será necessário comunicar o RH. Sendo neste local que a carta de demissão será entregue;
  • Além disso, caso deseje escapar do aviso prévio, tente negociar isso antes com o seu chefe, e inclua este pedido na carta.

Aprimore suas habilidades para adentrar novamente no mercado de trabalho! 

Confira agora o eBook gratuito 5 Dicas para Negociação de Sucesso!

Nos dias de hoje não é necessário estar em um ambiente corporativo para que haja negociações. Mesmo em casa, com a família e com amigos estamos o tempo todo tomando decisões e expressando nossos interesses (negociando), e se não soubermos nos expressar podemos prejudicar o convívio e a harmonia do ambiente e em muitas das vezes não chegar em uma solução ideal para as partes envolvidas.

Sempre desejou saber mais sobre como ser persuasivo na hora das negociações? Então, baixe agora o nosso eBook!

5 Dicas para Negociacao de Sucesso

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

ebook curriculo do papel ao linkedin

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Currículo: Do Papel Ao Linkedin

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.