A não valorização dos profissionais frequentemente causa insatisfação, fazendo com que muitas vezes os colaboradores optem por pedir demissão e procurem por outras maneiras de fazer renda, como por exemplo, por meio de aplicativos. Mas você sabe como pedir demissão no trabalho da maneira correta?
Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar você a descobrir como sair da empresa da maneira correta, sendo eles:
Vamos à leitura?
É fundamental que o momento de pedir demissão seja planejado previamente, afinal, você não irá querer tomar essa decisão em um momento de raiva e depois se arrepender, não é mesmo?
Pedir demissão é uma decisão muito importante e séria, na qual pode gerar um grande impacto em toda sua carreira. E para fazer isso, existe uma maneira de se preparar. Vamos conferir?
É comum algumas pessoas decidirem se demitir em um momento de discussão e estresse. Procure sempre lembrar que este não é o momento ideal para tomar essa decisão.
A primeira coisa a se fazer neste tipo de situação é se acalmar. Tome um tempo para si e pense com mais calma no dia seguinte.
Sempre depois de uma noite de sono, os problemas passam a ser menores.
Mas lembre-se também que é nas crises em que há as maiores transformações!
Pegue um papel e anote todos os pontos positivos e negativos do seu trabalho atual. Caso tenha recebido uma proposta, faça a mesma tarefa.
Procure realizar essa avaliação de maneira objetiva, sempre anotando para não se perder, realize uma análise crítica, identifique qual será a oportunidade de maior crescimento e tome a decisão.
Caso você esteja pedindo demissão sem ter a proposta de um novo emprego, é de extrema importância que você faça os cálculos para saber com precisão quanto tempo você consegue viver com o que irá receber na rescisão e com suas reservas.
Seja conservador no cálculo e esteja ciente em se empenhar ao máximo para se desenvolver profissionalmente e se realocar no mercado rapidamente, por meio de outro emprego ou até mesmo abrindo seu próprio negócio.
Procure saber e entender quais os direitos e deveres que você possui na hora de pedir demissão. Faça os cálculos de quanto irá receber e considere cumprir o aviso prévio.
Mas caso deseje saber com mais detalhes sobre seus direitos, separamos o próximo tópico especialmente para tratar deste tema, vamos nessa?
Você sabia que um dos fatores que mais atrapalha uma comunicação efetiva é o julgamento? Pois é, e nós somos acostumados a julgar o tempo todo.
A comunicação não-violenta (CNV) vem justamente para ajudar a passarmos adiante nossas verdadeiras necessidades e não colocar julgamentos em nossa fala.
Este e-book de Comunicação Não Violenta na Prática vai te ensinar se a comunicar melhor quando está estressado, influenciar melhor as pessoas e desenvolver mais essa habilidade através da comunicação não-violenta.
Bora começar? Não perca tempo Baixe agora o nosso ebook gratuito!
Sem dúvida, sair de uma empresa na qual você construiu uma carreira não é nada fácil. Mas as vezes é necessário. Caso você esteja querendo sair do seu emprego, esteja preparado para saber sobre seus direitos:
Este é um dos direitos que o funcionário tem ao pedir demissão. Esse valor irá corresponder ao mês do qual a demissão foi pedida. Calcular este valor é simples, caso o funcionário saia da empresa no mês 9, ele receberá um equivalente a 9/12 de seu 13°.
Aqui, o funcionário precisa saber a respeito do período de férias que tirou ou deixou de tirar.
Caso você tenha ultrapassado o período que a lei determina sem retirar as férias que são de seu direito, você irá receber pelas férias em dobro.
Se as suas férias estiverem em dia, você não poderá utilizar este direito.
Caso, você ainda esteja no período aquisitivo, seu empregador precisará fazer cálculo das férias, levando em conta os 12 meses de trabalho, isso é chamado de “férias proporcionais”.
O saldo salarial corresponde ao número de dias trabalhados naquele mês que o pedido de demissão foi solicitado. Por exemplo, se você trabalhasse vinte dias após a formalização do pedido, teria um saldo de contas a receber igual a essa quantidade de dias.
Vale ressaltar que pelo fato do pedido de demissão partir de você, não haverá FGTS, seguro desemprego e nem os 40% de indenização. Também não haverá direito ao seguro desemprego.
Acredito que você veio até este artigo para descobrir como pedir da maneira correta, e enfim chegou a hora de aprender isso. Vamos lá?
Saber o que falar é uma dúvida que muitas pessoas têm. Afinal, este é um dos momentos mais delicados da carreira, será necessário usar as palavras certas para não criar um clima desagradável.
O principal objetivo é sair da empresa com as portas abertas para futuras novas oportunidades e deixando uma boa impressão. Agora vamos conferir alguns passos para realizar o pedido da maneira correta e deixar esta boa impressão:
Para se demitir formalmente da empresa, você deve enviar uma carta solicitando formalmente a rescisão do contrato.
Para escrever o documento, confira os passos abaixo:
Comece escrevendo seus detalhes pessoais, como seu nome, localização, data e e-mail da empresa.
Esclareça sua intenção de deixar a empresa. Informe sua intenção de cumprir (ou não) o aviso e informe seu último dia de trabalho.
No segundo parágrafo, agradeça a oportunidade de melhorar seu desenvolvimento. Mencione todas as conquistas que você fez.
Por fim, diga que deseja tudo de bom para a empresa, seus funcionários e seus companheiros de equipe.
Apesar de ser muito bom ter amigos no trabalho, você não deverá comunicar a eles a sua intenção de saída. A primeira pessoa que você contatar é seu chefe, procure marcar uma reunião com ele, para que a conversa seja mais tranquila.
Lembre que identificar as 5 linguagens de conexão no ambiente de trabalho pode ser uma ótima maneira de garantir uma boa comunicação interpessoal.
Lembre-se que seu chefe é ocupado, então procure dar a notícia de forma objetiva. Caso você se importe, diga quais os motivos de sua saída.
Depois de dar a notícia, você precisa destacar o quão bom foi trabalhar na empresa. Afinal, sem dúvidas há coisas positivas a serem apontadas.
Fale sobre suas habilidades adquiridas, lições apreendidas, projetos importantes e conquistas.
Deixe claro que você irá completar suas pendências antes de sair da empresa, cumprindo o prazo prometido.
Depois de tudo devidamente acordado, entregue a carta de demissão da empresa para o RH.
Agora vai uma dica para as empresas: uma das maneiras de evitar que haja um alto turnover é realizando pesquisas de satisfação interna e adequando a companhia com os desejos de seus colaboradores.
De forma a preservar sua imagem profissional, é necessário seguir algumas formalidades ao pedir demissão. Ao pedir demissão siga esta sequência para comunicar o pessoal:
Confira agora o eBook gratuito 5 Dicas para Negociação de Sucesso!
Nos dias de hoje não é necessário estar em um ambiente corporativo para que haja negociações. Mesmo em casa, com a família e com amigos estamos o tempo todo tomando decisões e expressando nossos interesses (negociando), e se não soubermos nos expressar podemos prejudicar o convívio e a harmonia do ambiente e em muitas das vezes não chegar em uma solução ideal para as partes envolvidas.
Sempre desejou saber mais sobre como ser persuasivo na hora das negociações? Então, baixe agora o nosso eBook!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!