O que é Google Doodle
Como surgiu o Google Doodle?
8 games famosos do Google Doodle

Aprenda o que é o Google Doodle e conheça alguns games de destaque!

Saiba o que é o Google Doodle, algumas de suas curiosidades e conheça 8 games que entraram para a história da empresa de tecnologia.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda o que é o Google Doodle e conheça alguns games de destaque!

Você já abriu o Google e percebeu uma forma diferente da empresa apresentar seu logo? O que muita gente não sabe é que essa maneira inusitada de apresentar a marca tem nome, e se chama Google Doodle.

E por isso separamos alguns tópicos neste artigo para matar a sua curiosidade a respeito dos doodles, sendo eles:

  • O que é Google Doodle?
  • Como surgiu o Google Doodle?
  • 8 games famosos do Google Doodle

Vamos à leitura?

O que é Google Doodle

O Google Doodle é uma forma diferente e divertida que a Google apresenta seu logotipo na página inicial. Geralmente acontece para comemorar feriados, aniversários de artistas, pessoas pioneiras e também cientistas.

Doodle é uma palavra da língua inglesa que significa um esboço ou desenho feito de maneira simples e despretensiosa. A tradução literal da palavra significa “rabisco”.

Os Doodles podem tanto representar figuras reais quanto formas abstratas.

Desde o surgimento da ideia, a Google já criou mais de quatro mil doodles em todo o mundo.

Talvez você possa ter algumas curiosidades em relação a esse assunto, por isso, trouxemos algumas dúvidas comuns para sanar:

Quem é responsável por decidir quais doodles serão criados?

Segundo a própria empresa, regularmente um grupo de funcionários da Google se reúne para ter ideias e discutir sobre quais eventos serão comemorados através de um doodle.

Além do time específico para isso, também é possível a comunidade propor ideias.

Em geral, a empresa procura celebrar eventos e aniversários dos quais vão de encontro ao pensamento da marca e a inovação tecnológica.

Quem cria o Google Doodle?

Existe um time de engenheiros e ilustradores da empresa que são responsáveis por criar os doodles que vemos na página inicial do buscador.

Como posso enviar a ideia um Doodle?

Para sugerir algum evento ou alguma data para o Google é simples, basta enviar um e-mail para doodleproposals@google.com com a ideia desejada.

Saiba como estabelecer políticas e objetivos a fim de conquistar suas metas e atingir todos seus objetivos! Fortaleça o seu alcance de maneira eficiente e eficaz, inicie agora mesmo!
Aprenda com esse Ciclo de Mentoria: Estruturação de um Sistema de Gestão, a elevar os seus negócios a outro patamar e não ficar de fora dos melhores insights de Thiago Coutinho e os melhores convidados!
Aproveite essa oportunidade, acesse o material gratuitamente clicando no botão abaixo!

Consultoria #4: Estruturação de um Sistema de Gestão

Como surgiu o Google Doodle?

Pouco antes da empresa ser criada em 1998, a dupla de fundadores da Google, Larry e Sergey fizeram uma variação do logotipo da empresa para mostrar que eles iriam participar do festival Burning Man em Nevada, nos Estados Unidos, sendo este, o primeiro doodle.

Fonte: google

O doodle consistia em um desenho de um boneco palito atrás do logotipo original da empresa com a ideia de mostrar a mensagem cômica de que os fundadores da empresa estavam “fora do escritório”. Foi uma ideia diferente, inusitada e que passou a ser algo característico da marca.

Pouco depois, nos anos 2000, a dupla pediu ao ex-estagiário e atual webmaster Dennis Hwang que criasse um Doodle para comemorar o Dia da Bastilha. A comunidade gostou muito do Doodle, e com isso, Dennis foi nomeado como doodler chefe, e a partir de então, os doodles passaram a serem vistos com mais frequência.

Muito interessante, não é mesmo? E não acaba por aqui. Confira no tópico a seguir alguns games famosos da plataforma.

8 games famosos do Google Doodle

Ao longo dos vários anos de existência da empresa, alguns jogos do Google Doodle se destacaram, vamos apresentar alguns deles para você:

1. 30 anos do Pac Man

É claro que o clássico do fliperama não poderia ficar de fora! Em 21 de maio de 2010, a Google lançou um doodle interativo para comemorar o aniversário de 30 anos do clássico game Pac Man.

Tal, possui gráficos e trilha sonora iguais aos do jogo original, mas com uma modificação no cenário com o logotipo da marca.

Fonte: google

2. 40 anos do cubo mágico

Em 2004, o Google homenageou os 40 anos da criação húngara do professor de arquitetura Erno Rubik. O Doodle era um jogo no qual o usuário poderia resolver o quebra cabeça virtualmente.

Fonte: google

3. Jogos olímpicos de Tóquio

O Doodle Champion Island é um jogo que possibilita o usuário participar de uma equipe das olimpíadas de Tóquio para as modalidades de skate, rugby, escalada, arco e flecha, tênis de mesa e outras modalidades.

Fonte: google

4. Comemoração a Johann Sebastian Bach

Além de ser uma celebração ao renomado compositor e músico alemão Johann Sebastian Bach,  este doodle foi o primeiro a ser desenvolvido com inteligência artificial.

O doodle solicita que o usuário adicione algumas notas musicais dentro de uma partitura, o resto irá ficar por conta da inteligência artificial, que será responsável por adicionar a harmonia e criar uma incrível música com as características deste grande compositor.

Fonte: google

5. Comemoração de 50 anos de programação para crianças

O Google em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, no dia 4 de dezembro de 201,7 comemorou os 50 anos de programação para crianças.

O Doodle se tratava de um incrível game que, através da tecnologia ensinava crianças a programar de maneira lúdica e divertida.

Fonte: google

6. Dia das bruxas 2016

Em 31 de outubro de 2016, para comemorar o dia das bruxas, a empresa lançou um Doodle no qual era possível controlar um gato preto, chamado de Momo, que desejava salvar a sua escola de magia após fantasmas roubarem alguns livros de feitiços.

Para derrotar os fantasmas, o usuário tem que desenhar o símbolo que aparece acima de cada um dos fantasmas.

Fonte: google

7. Dia dos Namorados

Em 12 de junho de 2017, para comemorar o dia dos namorados, o Google lançou um game que conta a história de um pangolim que ganhou uma carta de seu amor. O Pangolim decide então sair para encontrar a sua amada, mas no meio do caminho ele percebe que esqueceu de comprar o presente.

O jogo consiste em ajudar o pangolim a coletar o maior número possível de nozes, notas musicais e outros itens para criar o presente perfeito para seu amor.

Fonte: google

8. 50º aniversário do Doctor Who

Na sexta-feira 23 de novembro de 2013, a aclamada série de televisão britânica de ficção científica Doctor Who completava 50 anos de aniversário, e para comemorar, o Google lançou um Doodle.

O Doutor é um alien que tem um poder inusitado, sempre que ele está prestes a morrer, ele consegue regenerar-se em um novo corpo.

Em 2013, o personagem da série tinha até então 11 reencarnações e o game consistia em poder escolher uma dessas reencarnação para recuperar as letras e construir a palavra “Google”.

Fonte: google

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o Blog Voitto para estar sempre atualizado das informações mais relevantes!

Por fim, se liga nessa super dica que separamos especialmente para você!

Já se sentiu ansioso e indeciso na hora de tomar uma decisão, tem medo de arriscar ou onde suas ações podem te levar?!
Com o Curso voltado para o Pensamento Crítico você se tornará capaz de resolver os problemas com mais eficiência e assertividade!
Ao acessar esse material você vai ter a chance de identificar o quanto você precisa desenvolver para se tornar o profissional capaz de resolver problemas de maneira eficaz!
Está esperando o que? Garanta sua inscrição gratuita por tempo Limitado, basta clicar no botão abaixo.

Pensamento Crítico

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

10 empresas com cultura data-driven para se inspirar

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

10 Empresas Com Cultura Data Driven Para Se Inspirar

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.