Muitos profissionais conseguem mais oportunidades de emprego evidenciando a qualidade do seu trabalho com exemplos. E, para isso, muitos se deparam com a questão: como fazer e o que é um portfólio?
Essa é uma ferramenta utilizada por diversas profissões, como designers, arquitetos, redatores, artistas, freelancers, fotógrafos e modelos. Afinal, em um portfólio é possível evidenciar a sua experiência através de exemplos práticos.
Com isso, as pessoas podem detectar se as suas habilidades são exatamente o que procuram e cadastrar os seus serviços. Por isso, não deixe para depois. Descubra aqui o que é portfólio e como fazer o seu através dos seguintes tópicos:
Portfólio é um compilado de materiais e trabalhos anteriores para que um profissional consiga demonstrar todas as suas competências, qualificações e habilidades de maneira exemplificada e tangível.
Montar um portfólio pode ser uma forma de conseguir mais oportunidades no mercado de trabalho. No entanto, ele não pode ser comparado com um currículo.
Isso porque fazer um portfólio tem o objetivo de demonstrar as suas experiências. Já o currículo busca mostrar competências através do histórico profissional, acadêmico e de outras experiências, mas sem exemplificá-las.
Você sabia que existem diferentes tipos de portfólios? Cada um deles é direcionado para um objetivo. Por isso, é preciso conhecer quais são eles antes de começar a montar o seu. Vamos lá?
Agora que você já sabe o que é portfólio, é preciso também conhecer os seus tipos. Isso é fundamental para fazer uma triagem dos seus melhores trabalhos e apresentá-los da maneira mais atrativa para os potenciais contratantes.
Para que você seja uma pessoa assertiva, separamos em detalhes os principais tipos de portfólio. Confira a seguir!
Como o próprio nome já diz, o portfólio impresso é aquele que o material é físico. Esse modelo pode ser ideal para levar em reuniões presenciais.
Por mais que isso hoje em dia possa ser feito através de tablets e celulares, criar um portfólio impresso ainda pode ser uma forma de trazer mais conectividade com os potenciais clientes, causando grande impacto com a qualidade do material e a possibilidade de pegar nas mãos.
Como você já deve imaginar, existem também os portfólios digitais. Atualmente, eles são os mais utilizados devido ao fácil compartilhamento, baixo custo e praticidade.
Dentro desse modelo existe a possibilidade do online. Ele normalmente é feito através de sites para portfólio. Entre as possibilidades estão o WordPress, a Cargo Collective e o Behance.
Por isso, vale conhecer a fundo as opções e entender quais oferecem funcionalidades que mais fazem sentido e robustez ao que você deseja evidenciar do seu trabalho. O portfólio online é um documento que pode ser compartilhado em redes sociais.
Por outro lado, há o portfólio digital offline. Ele se caracteriza por ser mais estático, normalmente o PDF é uma ferramenta muito utilizada para isso.
Sendo assim, ele é uma coleção dos seus melhores trabalhos e deve conter projetos autorais que mais fazem sentido com a imagem que você deseja passar ao cliente.
Além dos tipos que você acabou de conhecer, os portfólios podem ter diferentes categorias de acordo com os objetivos que se baseiam.
Como você já sabe, saber o que é portfólio e quais são os seus objetivos é o ponto principal para fazer um compilado interessante e que chame a atenção dos seus clientes.
Por isso, é essencial conhecer a categoria do trabalho que você deseja montar para ser mais assertivo. A seguir você encontrará detalhes sobre elas.
O portfólio acadêmico é essencial para quem quer seguir pela área, lecionar, fazer pesquisas e até mesmo ter um histórico bem elaborado de toda a sua trajetória enquanto estudante ou docente.
Normalmente, ele deve conter um compilado de todas as experiências durante a faculdade, pós-graduação e até mesmo durante o ensino fundamental e médio. No entanto, lembre-se que é interessante destacar o que houve de mais relevante e não encher de informações desnecessárias.
Sendo assim, um bom portfólio acadêmico evidencia desenvolvimento e apresentações de trabalhos, as notas e méritos alcançados, participações em seminários e congressos, certificados de cursos extras curriculares e outras atividades.
Portfólio de fotografia é essencial para pessoas que possuem essa atividade como profissão. Afinal, através do compilado dos melhores cliques será possível encontrar novos trabalhos e clientes.
Esse tipo de modelo pode ser desenvolvido de maneira física, mas atualmente o meio digital é interessante pois permite o fácil compartilhamento. Mas, de qualquer maneira, ainda assim é preciso se preocupar com layout, tamanho dos arquivos e qualidade deles.
Além das imagens retratarem o estilo do artista por trás das câmeras, também é interessante que existam diferentes portfólios para diferentes contextos.
Exemplo: profissionais que tiram fotos de casamento e de recém-nascidos, é importante que existam dois modelos de divulgação dos seus trabalhos.
O portfólio de redatores é um tipo um pouco diferente. Afinal, quando as pessoas trabalham nesse nicho de mercado costumam vender o direito autoral e por isso não podem se designar como escritores de determinados conteúdos.
Por isso, ao invés de trabalhos passados, é comum que o profissional crie textos exclusivos para seus portfólios ou faça parceria com clientes para que ele possa assinar as publicações para que elas façam parte da divulgação do seu trabalho. Assim, o portfólio será como um teste de perfil de escrita.
Além dos modelos descritos acima, também há os portfólios utilizados por design e arquitetos. Neles, é comum termos representações de trabalhos antigos que também sirvam como inspiração para os próximos.
Afinal, o cliente pode apontar os detalhes que mais gostou e optar por replicá-los no projeto que ele contratará o profissional.
Agora que você já conhece o que é portfólio, quais seus tipos e categorias, chegou a hora de conhecer boas práticas para que você desenvolva o seu! Para isso, confira o tópico abaixo.
Agora chegou a hora de entender na prática como fazer um bom portfólio. Para isso, separamos dicas básicas que são assertivas na hora de elaborar o seu material.
A base para qualquer portfólio de sucesso é a clareza do objetivo pelo qual ele foi criado. Vamos voltar ao exemplo do fotógrafo.
Para que ele escolha os seus melhores trabalhos, é preciso que ele saiba exatamente o público-alvoque ele deseja atingir com o material que está montando.
Como por exemplo fotógrafos que desejam focar em conseguir trabalhos em festas de formatura. Não é ideal que contenham festas de criança no portfólio de divulgação.
Depois de descobrir qual o seu foco, é a hora de fazer uma triagem e escolher os seus melhores materiais. Afinal, essa é a parte que deve ser mais assertiva em todo o processo.
É preciso que você opte por colocar um volume de informações que não seja muito alto, para que o cliente tenha paciência de conferir todo o portfólio.
Por exemplo, caso você seja um arquiteto, opte por trabalhos com diferentes abordagens. Não é preciso escolher dois projetos em que foram usados os mesmos materiais, com a mesma linha de raciocínio e estilos iguais.
Com o portfólio finalizado, você deve divulgar o trabalho para que mais pessoas o conheçam. Para isso, é possível usar o documento para ganhar visibilidade no LinkedIn, Facebook ou outras plataformas e redes sociais.
No ambiente digital, o compartilhamento é fácil e até mesmo amigos e familiares podem ajudar a fazer com que seu material chegue a mais pessoas.
4. Mantenha o Portfólio Atualizado
É essencial entender que o portfólio precisa estar constantemente sendo atualizado, de acordo com o desenvolvimento de suas habilidades e os trabalhos mais recentes. Um portfólio de sucesso não é algo que você monta uma vez e deixa de lado.
Além disso, revise periodicamente os trabalhos antigos para garantir que ainda estejam alinhados com suas metas atuais e o que você deseja destacar para os potenciais clientes.
Seguindo essas dicas e mantendo um portfólio bem organizado e atualizado, você aumentará suas chances de se destacar no mercado e conquistar novos clientes.
Tenha 13 vezes mais chances de ser contratado após aperfeiçoamento das Soft Skills!
Para 93% dos RHs, candidatos com Soft Skills desenvolvidas superam candidatos que dominam apenas habilidades técnicas, segundo o palestrante e escritor best-seller Andrea Iorio, junto a 264 RHs de empresas brasileiras com mais de 500 colaboradores.
Com a Formação em Soft Skills da Voitto você tem acesso a 13 cursos + 6 bônus, suporte técnico e de conteúdo, liberdade para aprender de onde quer que você esteja e ainda garante certificados com validade em todo o território nacional.
Com desconto de 80% exclusivo para as primeiras turmas, em comparação ao preço dos cursos sendo vendidos separadamente, a Formação tem o Selo de Qualidade Voitto: teste a autêntica metodologia da Voitto e, caso suas expectativas não sejam atendidas no prazo de 30 dias, reembolsamos 100% do valor investido.
Chegou a hora de você mudar a sua carreira. Torne-se parte do seleto grupo das altas remunerações! Clique na imagem abaixo e saiba mais!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!