
Você já se perguntou o porquê de algumas crianças terem dificuldade em se adaptar à escola? Foi o mesmo questionamento de Maria Cláudia Amaro, após sua filha ter passado por esse conflito.
Para ela, esse momento não se resumiu somente a uma preocupação de mãe, como a moveu para o mundo da educação.
E você? Tem algum problema que te move encontrar soluções? Então, leia os próximos tópicos:
Vamos lá?
Maria Cláudia Amaro não é só filha do dono da empresa TAM Linhas Aéreas, Rolim Amaro, mas uma empreendedora visionária que montou sua própria franquia de educação.
Ela cursou Marketing e Comunicação nos Estados Unidos. Além disso, também foi diretora de marketing e participou do conselho de administração da empresa, atualmente denominada LATAM Airlines Brasil.
Após a perda do seu pai em 2001, ela, a mãe e o irmão aprenderam a visualizar o empreendimento familiar a partir dos pilares que regem uma governança eficaz.
Assim, com a experiência empreendedora em suas veias, ela quis tentar algo fora da caixa, abrir sua franquia de educação bilíngue, o que contou com um empurrãozinho da sua filha:
“Eu já tinha feito de tudo nessa área e, de repente, comecei a lidar com a dificuldade da minha filha mais velha para se adaptar à escola”
Mas, como ela saiu de uma empresa no ramo de aviação e conseguiu empreender em um outro totalmente diferente do primeiro? É o que vamos te contar no próximo tópico.
Maria Cláudia Amaro fundou sua franquia pesquisando experiências similares à que queria propor.
Para isso, ela visitou a ONG Casa do Zezinho, situada no bairro do Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo. Lá ela percebeu como a falta de recursos era compensada com afeto e pedagogia na educação das crianças:
“Notei que eles trabalhavam com muito afeto para acolher as crianças. Percebi o quanto o carinho, junto com a pedagogia, é algo transformador.”
Assim, tocada pela experiência que viveu, ela decidiu conversar com pessoas do meio educacional, entrou em grupos de mães e foi pesquisar como a educação se comportava pelo mundo.
Sua primeira ideia se concentrava em fundar uma escola e por esse motivo, ela tentou entender quais eram as dores desse setor. Foi para solucioná-las que ela criou a Rhyzos Educação.
O que deu início ao projeto, aos poucos se transformou em uma franquia, por ter como intuito estar em vários outros estados brasileiros.
Nesse sentido, Maria Cláudia diz que desde a primeira ideia de montar o negócio, a decisão de ser um espaço bilíngue já estava tomada. Ela sabia o quanto era importante ter uma segunda língua.
Sob esse viés, a empreendedora entende como o idioma é capaz de gerar maiores oportunidades para aqueles que o praticam. Foi assim, que ela implementou o método TWICE em sua franquia.
Esse método conta com aulas de geografia, matemática e ciências ministrada em inglês até o fim do ensino fundamental II.
Assim, a renda do negócio vem da mensalidade que as escolas pagam para garantir que seus alunos usufruam dos serviços oferecidos pela franquia. E mesmo na pandemia, Maria Cláudia tem planos de faturar 20 milhões de reais em 2021.
Outro ponto importante é o fator de impacto da Rhyzos. Com o objetivo de impactar 100 mil estudantes só no estado de São Paulo, a dona da franquia espera abrir um programa de bolsas dentro das escolas que já adquiram o TWICE.
Desse modo, poderá beneficiar estudantes que não tenham condições econômicas para pagar por esse serviço. Por fim, ela deixa seu maior ensinamento:
“O que eu quero para as minhas filhas, quero para todos os jovens brasileiros.”
Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto
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