
Diversas vezes, nós seres humanos tomamos decisões de forma inconsciente e intuitiva, muitas vezes até mesmo por meio do chamado bom senso. A estratégia chamada de heurística é a responsável por essas decisões.
Originada da palavra grega “heuristiké”, que significa a arte de descobrir, a heurística representa como as pessoas simplificam o entendimento de questões complexas, de forma a ajudar na resolução de problemas.
É um conceito que há muito vem sendo estudado, e hoje está sendo aplicado em áreas que lidam diretamente com o comportamento humano e suas possíveis decisões.
Assim, prossiga na leitura deste artigo para entender melhor sobre a heurística, se aprofundando nos seguintes tópicos:
Heurística é uma espécie de “atalho mental” tomado por nosso cérebro que possui como finalidade resolver problemas, ou ainda, realizar julgamentos de forma mais veloz e eficiente.
De maneira que, não precisamos repensar determinadas informações todas as vezes que executamos ações ou comportamentos repetidamente.
Sendo assim, esse atalho é tomado de modo inconsciente e intuitivo, e se baseia na experiência, no modo de pensar, na criatividade e na imaginação de um indivíduo.
Além disso, o motivo de recorrermos a heurística é que o cérebro humano possui a capacidade de processar um número limitado de informações. Dessa forma, fazendo o uso dessa tática, otimizamos o tempo utilizado no processo de tomada de decisão.
Assim, o tempo que é otimizado pode ser útil em várias situações do dia a dia. Porém, algumas heurísticas podem levar o ser humano a cair em determinados vieses cognitivos.
Alguns pesquisadores se tornaram referência quando se trata de estudos nessa área, são eles: Daniel Kahneman, Amos Tversky e Richard Thaler.
O primeiro é um cientista que se dedicou a estudar o comportamento do ser humano, ganhando inclusive o Prêmio Nobel de Economia em 2002.
Já os dois segundos são psicólogos que tornaram a heurística conhecida nas décadas de 70 e 80.
E qual é a importância desses atalhos tomados pela mente humana? É o que você vai descobrir logo a seguir!
Você quer aprender a tomar melhores decisões a partir da realização de uma análise de risco? Temos aqui a sua solução!
Com a nossa planilha de Planilha de Análise de Risco e Matriz de Decisão, você terá acesso a uma estrutura prática e interativa que te permite categorizar as possibilidades por riscos e vantagens, facilitando assim sua análise de riscos e a sua tomada de decisão.
Não vai perder essa oportunidade não é mesmo? Então clique no botão abaixo e faça já o seu download!
Como o conceito da heurística está muito relacionado com o comportamento humano, ela pode ser considerada de grande importância para o marketing, a experiência do usuário e o design.
Com a aplicação dos diferentes tipos de heurística, é possível aumentar a conversão de leads, já que esses atalhos mentais são capazes de incentivar a tomada de decisão dos mesmos.
Vamos agora entender quais são os principais tipos de heurística existentes no tópico a seguir.
São diversos os tipos de heurísticas que são utilizadas enquanto realizamos processo cognitivos ao longo da vida. Aqui, abordaremos os principais, que são empregados com maior frequência.
São eles:
A heurística de disponibilidade diz respeito à tomada de decisão baseada na facilidade de trazer algo à mente.
Ou seja, ao tomar uma decisão, podemos lembrar de vários exemplos que são relevantes para o problema em questão. Assim, como eles são alcançáveis rapidamente na memória, você passa a julgá-los como resultados mais comuns.
Desse modo, ela é utilizada para estimar a probabilidade de eventos, a frequência de certa categoria ou ainda, a associação entre fenômenos.
O atalho da representatividade está relacionado com a tomada de decisão a partir da comparação de uma situação atual com algum protótipo mental que seja mais representativo.
Ou seja, nessa heurística, o cérebro busca reconhecer situações semelhantes e compará-las, emitindo então um julgamento e estereotipando a situação.
Por exemplo: Uma pessoa compra um celular super moderno. A última vez que você viu alguém com esse celular, era alguém rico. O cérebro então conclui que a pessoa que realizou a compra também é uma pessoa rica.
A heurística do afeto compreende a realização de escolhas que são influenciadas por emoções que o indivíduo está experienciandoquando as realiza.
Assim, se uma pessoa está experimentando emoções negativas, é provável que, ao realizar uma escolha, ela foque nas desvantagens e riscos dessa decisão, e não em seus benefícios. Também, ocorre exatamente o contrário quando está de bom humor.
Na heurística da ancoragem, os indivíduos são influenciados pelas informações e números recebidos em um tempo recente quando julgam certa situação, usando-os para fazer estimativas ou tomar decisões.
Num estudo realizado por Tversky e Kahneman, eles pediram aos participantes para girar uma roleta que sorteava números entre 0 e 100. Depois do sorteio, pediram que respondessem certas perguntas, e foi observado que os números sorteados influenciaram a resposta dos participantes.
Para uma pergunta, por exemplo, “quantos países africanos eram membros da ONU”, quanto maior o número sorteado, maiores eram suas respostas, e vice-versa.
Dessa forma, eles concluíram que as pessoas realizam estimativas a partir de um valor inicial, o ajustando para chegar em suas respostas finais.
Por fim, neste artigo você viu que a heurística diz respeito às decisões tomadas de forma inconsciente. Mas e as decisões que tomamos conscientemente? Você sabe a melhor forma para chegar na resolução de um problema?
Se ainda precisa aprimorar essa habilidade, não se preocupe! Aqui na Voitto temos a solução que foi desenvolvida pensando especialmente em você!
Inscreva-se agora no curso de Criatividade e Resolução de Problemas e inove sua carreira!
Você tem algum problema que não consegue resolver? Você acredita não ter o dom da criatividade? Com a criatividade aliada à resolução de problemas você é capaz de identificar um problema e gerar soluções inovadoras, mudando a forma de olhar para as situações em qualquer âmbito.
Este treinamento conta com os passos fundamentais para identificação de um problema e construção de soluções, tanto no cotidiano quanto no trabalho, apresentando ferramentas como Brainstorming Reverso, Design Thinking, Design Sprint e Lean Inception de forma prática e dinâmica.
Se você deseja inovar na resolução de qualquer problema, essa capacitação é para você!
Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!