Como a Coca-Cola foi criada?
Por que a Coca-Cola se tornou tão famosa?
Coca-Cola vs Pepsi
Como uma campanha de vendas quase faliu a Coca-Cola?
Quando a Coca-Cola chegou ao Brasil?
O império da Coca-Cola está enfraquecendo?
Estratégias da Coca-Cola

Você conhece a História da Cola-Cola? Entenda agora a origem, estratégias e curiosidades.

Você sabia que a Coca-Cola foi criada para ser um remédio? Veja a História da Coca-Cola e como a marca conseguiu estar presente na mesa de bilhões de pessoas.

Amanda Tartarotti
Por: Amanda Tartarotti
Você conhece a História da Cola-Cola? Entenda agora a origem, estratégias e curiosidades.

A Coca-Cola é um refrigerante carbonado produzido a partir do extrato de noz de cola.

Mas, você conhece a história da Coca-Cola? Cerca de 40% dos americanos consomem pelo menos uma latinha de refrigerante por dia e, por mais de cem anos, duas companhias lutaram pela supremacia nesse mercado de bebidas: Coca-Cola e Pepsi.

Hoje quem domina o paladar das pessoas ao redor do mundo é a The Coca-Cola Company, uma empresa cuja trajetória é um case de sucesso, que releva estratégias de vendas inovadoras e a criação do branding que se tornou referência no mundo dos negócios.

Você já pensou em aplicar os segredos do sucesso da Coca-Cola na sua empresa? A organização, uma das mais relevantes no mercado, gosta de aproveitar as estratégias de marketing, explorar a gestão de marca e ser engajada em projetos sociais.

Para isso, continue essa leitura e fique por dentro dos seguintes tópicos:

  • Como a Coca-Cola foi criada?
  • Por que a Coca-Cola se tornou tão famosa?
  • Coca-Cola vs Pepsi Cola;
  • Como uma campanha de vendas quase faliu a Coca-Cola?
  • Quando a Coca-Cola chegou ao Brasil?
  • O império da Coca-Cola está enfraquecendo?
  • Curiosidades sobre a Coca-Cola;
  • Estratégias da Coca-Cola.

Vamos nessa?

Como a Coca-Cola foi criada?

A Coca-Cola foi criada pelo farmacêutico John Pemberton, em maio de 1886, em Atlanta, nos Estados Unidos. Originalmente, a receita deveria servir como um remédio para o estômago, um mal estar comum entre os estadunidenses da época.

A fórmula original era uma mistura de folhas de coca, extrato de noz de cola, óleo de noz moscada, óleo de limão, óleos de lima, coentro e muito açúcar, além de alguns outros óleos essenciais, compondo os ingredientes que depois ficaram conhecidos como sabor 7X.

O vício da morfina era um dos maiores obstáculos enfrentados por Pemberton e, por conta disso, ele veio a falecer dois anos após ter criado a Coca-Cola, sem ter a chance de ver o sucesso de sua receita.

Entretanto, a Coca-cola nem sempre foi tão famosa, na verdade, em um primeiro momento, eram vendidos cerca de nove copos da bebida por dia e suas vendas chegaram inclusive a causar prejuízo, ao invés de ser uma ideia de negócio lucrativo. Como esse remédio se tornou um refrigerante tão famoso? Descubra a seguir!

Por que a Coca-Cola se tornou tão famosa?

Após a morte de John Pemberton, a história da Coca-Cola tem uma reviravolta.

Frank Robinson, o contador do falecido farmacêutico, vendeu a fórmula do tônico por U$2,3 mil para Asa Griggs Candler, o homem que transformou a bebida em um ícone de consumo. Como ele fez isso?

Entre seus primeiros passos, Candler criou a patente da marca Coca-Cola e fundou a corporação The Coca-Cola Company, mas o verdadeiro segredo para o sucesso do empreendimento foi investir em branding e uma boa estratégia de marketing.

A primeira ação de divulgação da bebida foi distribuir cupons que davam direito a um copo de Coca-Cola grátis, gatilho mental da reciprocidade aqui, percebeu?

Além disso, foram oferecidos brindes grátis como calendários, relógios, bandeirinhas e outros produtos com o slogan da marca estampado. Até hoje a Coca-Cola é uma das empresas que mais investe em propaganda, somando um investimento total de mais de 2 bilhões de dólares por ano.

Inclusive, você sabia que o Papai Noel, com as roupas vermelhas que conhecemos hoje, é uma imagem criada pela Coca-Cola? Vamos explicar isso adiante.

Papai Noel


Agora que você está por dentro de como foi a ascensão desse império de refrigerantes, é hora de falar sobre a Pepsi, maior concorrente da Coca-Cola!

Coca-Cola vs Pepsi

A Pepsi é um refrigerante criado em 1893, um pouco depois da Coca-Cola. Assim como sua concorrente, é uma bebida à base de cola e sua receita é originária dos Estados Unidos.

A Coca-Cola e a Pepsi travaram uma batalha acirrada durante anos para conquistar o paladar dos estadunidenses, e as campanhas publicitárias refletiam diretamente esse cenário.

Um dos comerciais mais famosos da Pepsi foi o chamado “Desafio da Pepsi", em que os consumidores de Coca-Cola eram convidados para um teste às cegas entre os dois refrigerantes.

O resultado foi que mais da metade dos entrevistados escolheram Pepsi e assim as empresas criaram uma rivalidade, que existe inclusive até os dias de hoje.

Desafio da Pepsi


Atualmente, a Coca-Cola sai na frente em diversos lugares e, no Brasil, é com certeza a queridinha dos consumidores. Mas essa vantagem nem sempre foi tão clara e ao longo da história a Coca-Cola já quase perdeu seu ranking.

Como uma campanha de vendas quase faliu a Coca-Cola?

O grande sucesso da Coca-Cola tornou a empresa um pouco resistente a mudanças, especialmente quando se trata da fórmula secreta de seu sabor, conhecida por menos de 6 pessoas em todo o mundo.

Em 1985, a marca decidiu, em uma jogada ousada, inovar e fazer a primeira alteração na fórmula em 99 anos, dando início a uma campanha de vendas que deu muito errado.

O público não aceitou bem a mudança e as vendas do refrigerante começaram a cair, deixando como única alternativa abandonar a nova fórmula e voltar a produzir a Coca-Cola Classic, com seu sabor original.

Esse é considerado o maior erro da história da Coca-Cola e o prejuízo dessa campanha custou muito caro à empresa, desde então poucas alterações foram feitas em sua fórmula original.

Você sabia que até 1929 a cocaína ainda era um dos ingredientes do refrigerante? Difícil de acreditar, mas é real! Essa versão da Coca-Cola nunca chegou ao Brasil, onde as vendas começaram anos depois.

Quando a Coca-Cola chegou ao Brasil?

A Coca-Cola chegou pela primeira vez ao Brasil em 1941, construindo sua primeira fábrica no país um ano depois, no Rio de Janeiro.

O sabor da bebida deliciosa e refrescante conquistou os brasileiros e não demorou muito para a produção em larga escala da Coca-Cola no Brasil se expandir pelo país, por meio de franquias e novos pontos de vendas.

Em 1962 surgiram produtores locais de matéria prima e a Coca-Cola lançou seu segundo refrigerante em solo nacional: a fanta laranja.

Hoje, a empresa é dona de 26 marcas diferentes e mais de 200 produtos, sendo uma das companhias mais lucrativas no ramo de bebidas. Com um império construído ao longo de tantos anos, há quem se pergunte se a Coca-Cola está enfraquecendo. Acredita nisso?

O império da Coca-Cola está enfraquecendo?

Não, o império da The Coca-Cola Company não está enfraquecendo, mas o carro chefe da empresa, o refrigerante Coca-Cola, tem se mostrado motivo de algumas preocupações.

Com o aumento das preocupações com alimentação saudável e um estilo de vida mais fitness, muitas pessoas têm repensado seus hábitos de consumo e até mesmo abandonado os refrigerantes.

Essa tendência não é uma novidade, a empresa lançou a Coca-Cola Diet justamente para esse público, mas é uma preocupação crescente. Nos últimos anos, os brasileiros diminuíram em 50% o consumo de refrigerantes e sucos artificiais, segundo uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde.

Para se manter no pódio, a Coca-Cola continua apostando no marketing como uma das suas principais estratégias de vendas. Quer aprender como também impulsionar a sua empresa por meio do Marketing Digital? Então continue a leitura até o final!

Curiosidades sobre a Coca-Cola

Quem nunca chegou em um almoço de família no domingo e se deparou com a Coca-Cola na mesa? É difícil conhecer alguém que nunca tenha bebido o refrigerante.

Separamos algumas curiosidades sobre a Coca-Cola. Confira:

O Papai Noel com a roupa vermelha foi invenção da Coca-Cola

Sabe o Papai Noel que citamos no começo do nosso artigo? Pois é! Essa figura reconhecida mundialmente pelas roupas vermelhas foi invenção da Coca-Cola.

Em 1931, a empresa contratou Haddon Sundblom, artista sueco-americano que ficou encarregado de retratar o Papai Noel nos anúncios de Natal da Coca-Cola.

Em Hong Kong as pessoas bebem Coca-Cola quente

Como assim? Estranho imaginar que existem pessoas que não bebem aquela Coca-Cola geladinha, ainda mais no calor, não é mesmo?

Em Hong Kong, algumas pessoas costumam beber Coca-Cola quente como um remédio para gripe.

Onde está a receita da Coca-Cola?

A receita da Coca-Cola é guardada a sete chaves! Ela fica armazenada e protegida dentro de um cofre no World of Coca-Cola Museum, em Atlanta, sede da marca.

A Coca-Cola gasta mais em publicidade do que a Microsoft e Apple juntas

É isso mesmo que você leu! Quando falamos que a Coca-Cola é amante das estratégias de marketing não foi à toa. A marca gasta mais em publicidade do que a Microsoft e a Apple juntas. Para você ter uma ideia, a Coca-Cola investiu quase 3 bilhões de dólares em anúncios em 2019.

Estratégias da Coca-Cola

Primeiramente, a principal estratégia de branding da Coca-Cola é associar o refrigerante aos momentos de felicidade. É a conhecida frase “abra a felicidade”.

Se pensarmos bem, a organização nada mais é que uma produtora de refrigerantes compostos de água gaseificada, açúcares, cafeína e extrato de cola. Mas, o que eles vendem para os consumidores? Esperança, momentos felizes em família ou com amigos, sonhos, inspiração…

Tudo isso é mostrado a partir do storytelling, adesão às causas sociais, campanhas de diversidade e inclusão e colaboração dos próprios consumidores do refrigerante nas campanhas publicitárias.

Além disso, a Coca-Cola conseguiu ultrapassar todas as barreiras sociais ao longo da sua existência.

Você pode ir à casa de uma família humilde no interior e encontrar o refrigerante como parte das refeições, assim como pode estar em um voo de primeira classe e ter a Coca-Cola como opção de bebida.

Em todos os dois exemplos, a Coca-Cola é o mesmo produto, com o mesmo gosto e vendido pelo mesmo preço.

Como impulsionar as vendas da sua empresa? 

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

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Amanda Tartarotti

Amanda Tartarotti

Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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