A história do índice Dow Jones
Qual a importância do índice Dow Jones Industrial Average no meu investimento?
Quem realiza o índice DJIA e onde posso consultá-lo?
Como é calculado o índice DJIA?

Você conhece o índice de Dow Jones (DJIA) e qual é a sua importância?

O índice de Dow Jones é um dos mais antigos da América e mesmo assim, continua sendo muito utilizado atualmente, entenda o porquê.

Letícia Basso
Por: Letícia Basso
Você conhece o índice de Dow Jones (DJIA) e qual é a sua importância?

O índice norte americano Dow Jones acompanha o desenvolvimento do mercado, fazendo a cotação das 30 maiores empresas do continente, ou seja, aquelas que são líderes de segmento.

O DJIA é o segundo índice mais antigo da América do Norte e mesmo assim continua sendo muito utilizado e considerado um grande indicador do mercado americano.

O índice Dow Jones é essencial para você que pensa em investir principalmente no mercado norte americano, mas também muito importante de ser acompanhado mesmo se seu investimento for em outro local.

Para entender melhor do que ele se trata e como utilizar ele ao seu favor, o artigo está dividido nos seguintes tópicos:

  • A história do índice Dow Jones
  • Quem realiza o índice DJIA e onde posso consultá-lo?
  • Qual a importância do índice Dow Jones Industrial Average no meu investimento?
  • Como é calculado o índice DJIA?

A história do índice Dow Jones

O índice Dow Jones, também conhecido como DJIA (Dow Jones Industrial Average) foi criado por Charles Dow, um dos editores do The Wall Street Journal e também fundador do Dow Jones & Company, no ano de 1896.

Foi criado para acompanhar os movimentos do mercado americano e se tornou um dos principais indicadores ao lado do S&P 500. Sendo o índice Dow Jones Industrial o mais conhecido e publicado.

O cálculo é baseado nas 30 empresas que são líderes de mercado, é utilizado os preços das ações para fazer a média. Você pode entender a importância desse índice no próximo tópico.

Qual a importância do índice Dow Jones Industrial Average no meu investimento?

O DJIA foi calculado pela primeira vez no ano de 1896, portanto se trata de um índice antigo, que já vem sendo realizado a muito tempo, gerando assim uma grande confiança entre o público e seus dados publicados, além de um grande impacto na bolsa de valores da América do Norte.

Outro ponto, é que o mercado de ações americano tem grande influencia no mercado global, por se tratar de uma região muito exposta e conhecida, que dita algumas tendências pelo mundo.

Sendo assim, de maneira simples, o índice Dow Jones é um critério importante para o mercado americano e o mercado americano é importante para economia mundial.

Portanto, acompanhar esse índice para realizar investimentos tanto na América do Norte como em outros lugares é importante, pois pode ser possível observar mudanças e tendências a partir dele.

Para iniciar seu investimento  são necessárias algumas atitudes, a primeira delas é realizar um planejamento financeiro pessoal para aprender a lidar com seu dinheiro com o mínimo de desperdício.

Com o kit Gestão Financeira, você receberá 21 planilhas para controlar as finanças na sua empresa e até mesmo na sua vida pessoal.

Aprenda com ele a organizar: Análise de Ponto de Equilíbrio, Análise de Produto por Giro de Venda, Balanço Socioambiental, Contas a receber, Controle de Cheque , Controle de Comissão de Vendas, Controle de Orçamento e Despesas, Controle Financeiro de Vendas, Cotação de Preços, Custos de Fabricação, Fluxo de Caixa com Análise bancaria, Caixa Diária, Por Centro de Custo, Gestão de Compras, Indicadores Financeiros, Investimento Iniciais para abertura de Negócios, Mapa de Análise Financeira, Margem de Contribuição e Lucratividade, Necessidade de Capital de Giro e Precificação de Produto.

Vai ficar de fora desse KIT de Gestão financeira recheado de conteúdo rico? Bora crescer com a gente!

Banner do Kit de Planilha

Quem realiza o índice DJIA e onde posso consultá-lo?

Desde que o índice Dow Jones foi criado, os responsáveis pela seleção das empresas que farão parte do cálculo são os editores do jornal The Wall Street Journal.

Não existem critérios de escolha bem estabelecidos para seleção das empresas, o único critério usado é a empresa ser um Blue Chips do seu segmento de atuação e constar na lista da bolsa de Nova York.

Atualmente, diversos sites da internet realizam o cálculo do índice Dow Jones. Mas vale ressaltar que o jornal financeiro The Wall Streetcontinua sendo o que passa maior credibilidade.

Mas como ele é realizado? Veja a seguir.

Como é calculado o índice DJIA?

Para calcular o índice DJIA é utilizado uma fórmula muito simples. A equação se baseia no somatório das 30 ações escolhidas e são divididas pelo divisor Dow.

O divisor de Dow é um número que se altera com o tempo levando em consideração diversos fatores, acontecimentos e mudanças do mundo econômico.

Sendo assim, o valor do índice de Dow Jones é alterado conforme as variações do mercado e dos segmentos que o compõem.

As empresas que compõem o índice DJIA em outubro de 2021 são:


Merck & Co. Inc.

Johnson & Johnson

Walmart Inc.

Chevron Corp.

Amgen Inc.

Travelers Cos. Inc.

Apple Inc.

Caterpillar Inc.

Intel Corp.

Visa Inc. Cl A

JPMorgan Chase & Co.

Cisco Systems Inc.

Verizon Communications Inc.

Home Depot Inc.

Honeywell International Inc.

Procter & Gamble Co.

Nike Inc. Cl B

Walgreens Boots Alliance Inc.

Boeing Co.

Goldman Sachs Group Inc.

International Business Machines Corp.

UnitedHealth Group Inc.

Walt Disney Co.

McDonald's Corp.

Salesforce.com Inc.

American Express Co.

Microsoft Corp.

3M Co.

Coca-Cola Co.

Dow Inc.


Como foi visto até aqui, o índice de Dow Jones é de extrema importância para a América do Norte e também para a economia mundial, por conta da sua credibilidade e a forte influência do território.

O Grupo Voitto pensa no seu desenvolvimento profissional e pessoal, queremos ajudar o máximo de pessoas a conquistar os seus sonhos. Por isso, desenvolvemos conteúdos que sempre possam agregar valor para você.

Portanto, caso tenha interesse em aprimorar ou iniciar sua carreira de investidor, recomendamos algum dos nossos cursos para aprimorar sua capacidade de analisar investimentos e de gerir seu dinheiro.

Para iniciar uma carreira empreendedora do mercado de trabalho, é essencial ter um controle da quantidade de recursos necessários para o desenvolvimento e estabelecimento de uma organização.

Foi pensando nisso que criamos a Planilha de Investimentos Iniciais para Abertura de Negócios, que permite que você tenha os controles básicos da contabilidade e gestão inicial do seu negócio.

Baixe agora e acesse nossa ferramenta gratuitamente clicando no botão abaixo!

planilha investimentos iniciais para a abertura de negócios

Letícia Basso

Letícia Basso

Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Gestão Financeira

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Gestão Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.