Vivemos em um mundo em que a inovação disruptiva faz parte do nosso cotidiano, em que tudo muda constantemente. Aquilo que hoje é uma tendência (como podcasts, por exemplo) pode se tornar obsoleto amanhã frente a uma nova opção de mercado (como o Clubhouse).
O sociólogo polonês Zygmunt Bauman atribuiu a esse fenômeno o nome de modernidade líquida. Segundo ele, a pós-modernidade trouxe a fluidez de ideias e pensamentos, mudando tudo em todo o mundo, pois as ideias agora podem ocupar todos os espaços.
Assim, a modernidade líquida acabou diluindo certezas no mundo todo e, com isso, também diluiu a estabilidade em todos os setores.
Para se adaptar a essa instabilidade, hoje as empresas focam na inovação disruptiva com base na criatividade e no pensamento crítico para buscar soluções que as diferenciem de seus concorrentes.
Neste cenário de tanta incerteza, aprender sobre uma técnica que desperta a criatividade aliada ao pensamento crítico não parece má ideia, certo?
Neste artigo vamos aprender sobre:
O termo inovação disruptiva é um conceito de inovação criado por Clayton M. Christensen, que foi professor de administração na Harvard Business School, em seu livro intitulado “O Dilema da Inovação”.
A inovação disruptiva se refere a quando uma tecnologia, produto ou serviço amplamente utilizado é desbancado por algo mais novo que atenda melhor às demandas do mercado. Em outras palavras, é quando algo provoca uma ruptura nos padrões de consumo das pessoas.
Em nossa história recente temos incontáveis exemplos de inovação disruptiva.
Talvez um dos mais famosos seja o caso da Amazon, que hoje é a maior varejista online do mundo e que optou por adotar um modelo de negócio pouco convencional para a época: buscou ter lucros menores para atingir um maior número de consumidores.
Além disso, a empresa sempre prezou muito pela experiência de seus usuários desde a sua criação, quando essa não era uma pauta tão popular entre as empresas. A partir disso surgiram grandes inovações como o Kindle e o Echo Dot.
Em um mundo extremamente competitivo, a inovação disruptiva se torna cada vez mais importante. Mas para que a inovação possa ocorrer, é necessário antes que as empresas tenham pessoas criativas e de alta performance dentro de suas equipes.
Felizmente existe uma técnica muito útil para a obtenção de ideias criativas: o MASP.
O MASP (abreviação para Método de Análise e Solução de Problemas) é uma metodologia para abordar e resolver um problema.
Ele é fundamental para que soluções sejam encontradas de maneira rápida e precisa, atacando diretamente a raiz do problema.
Além disso, ele está intimamente ligado ao ciclo PDCA, obedecendo rigorosamente as quatro etapas desse ciclo (planejar, desenvolver, controlar e agir).
O MASP consiste basicamente de oito etapas:
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Nesse ebook você terá acesso detalhado a todas as 8 etapas do método, bem como um paralelo entre MASP e PDCA. Além disso, você aprenderá quando é a melhor hora para se utilizar o método e quais as melhores ferramentas que irão lhe guiar em cada etapa.
Como já foi citado, uma inovação disruptiva cria uma maneira diferente de oferecer produtos e serviços que podem já existir no mercado ou não.
Engana-se quem pensa que a inovação disruptiva ocorre apenas quando alguém cria um novo produto que vira sinônimo de inovação, como foi com a Apple quando lançou o iPod, ou como foi com a Kodak em 1975, quando criou a primeira câmera digital.
E é justamente na simplicidade onde estão as ideias mais disruptivas.
Uma das inovações disruptivas mais conhecidas dos últimos anos é tão e somente uma plataforma de locação de imóveis: o Airbnb. Não foram necessários grandes engenheiros do Vale do Silício para desenvolver a plataforma, foi necessário apenas uma boa ideia. E é na geração de ideias que mora o valor produzido pelo MASP.
Quando levantamos uma oportunidade de melhoria em algum processo em nosso local de trabalho, estamos buscando maneiras disruptivas de melhorar algo já existente, uma vez que isso irá mudar a maneira como aquele processo é feito por todos no ambiente de trabalho.
Além disso, a inovação disruptiva não é algo que deve ocorrer casualmente, ela é um processo, uma busca incessante por melhoria. Inclusive, esse é um dos pensamentos de Elon Musk, um dos maiores empreendedores da atualidade.
Elon Musk afirma que o sucesso de suas empresas está voltado ao fato de que ele está sempre procurando algo que pode ser melhorado em seus produtos e busca maneiras criativas de resolver essas lacunas, criando um diferencial competitivo para os seus produtos.
É assim que, segundo ele, são construídos Teslas cada vez melhores, mais seguros e com mais tecnologia.
Em outras palavras, Elon Musk aplica diretamente o pensamento crítico e a criatividade para criar inovações disruptivas dentro dos seus empreendimentos.
Foi assim que ele passou dos seus 300 milhões conquistados com a venda da sua primeira empresa, a Zip 2, para se tornar uma das pessoas mais ricas do mundo, com uma fortuna de aproximadamente 180 bilhões de dólares.
Além disso, ele é atualmente a pessoa mais relevante dentro das causas que ele acredita, como a perpetuação da raça humana a partir da colonização de outros planetas. Mas é claro, poucas pessoas no mundo têm a ambição e a produtividade de Elon Musk para fazer isso tudo.
A inovação disruptiva não precisa ser necessariamente uma inteligência artificial capaz de dirigir um carro sozinha, como há hoje em dia no Vale do Silício. Ela pode ser uma diminuição no lead time da sua empresa, um aumento no número de entregas feitas no prazo ou até mesmo encontrar maneiras de reduzir os gastos com juros e multas.
E aí, já pensou em como seria trazer a inovação disruptiva para as áreas da sua empresa e ser reconhecido por isso? Para isso, é necessário, além do pensamento crítico e da criatividade, um vasto corpo de conhecimento.
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Grad. em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Maria. Participou do Movimento Empresa Júnior atuando em consultorias, gerenciamento de equipes e no setor de marketing pela ITEP Jr. Bolsista de iniciação científica na área de eficiência energética. Possui formação em Excel avançado, Gerenciamento de Projetos, Fundamentos de Scrum, Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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