Qual é o conceito de inovação?
Qual a importância de inovar?
Como inovar?
Exemplos de inovações
Pronto para aprender mais?

Da simplicidade às tecnologias disruptivas: a jornada da inovação.

Entenda agora com esse artigo a relevância da inovação, aprenda como inovar e confira exemplos que vão desde serviços simples até a criação de novas tecnologias

Jamille Rocha
Por: Jamille Rocha
Da simplicidade às tecnologias disruptivas: a jornada da inovação.

"A necessidade é a mãe da inovação".

Você concorda com essa afirmação atribuída a Platão? Bem, não podemos negar que algumas das grandes invenções da humanidade, elementos hoje essenciais, sanaram uma necessidade social, como a invenção da roda ou da eletricidade.

Mas, quando falamos em inovação nos dias atuais, não pensamos mais em criar ou inventar coisas geniais, e sim em usar o que já temos para solucionar um problema ou mesmo melhorar a vida das pessoas.

E, então, qual será a necessidade social que move hoje para a inovação? Da simplicidade à tecnologias disruptivas, a inovação está aí para provar que cada vez mais estamos buscando por soluções mais eficientes para nossas atividades cotidianas ou no ambiente de trabalho.

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

Segue neste artigo que vamos começar entendendo, afinal, qual é o conceito de inovação no mundo atual?

Qual é o conceito de inovação?

Inovação significa renovar ou criar algo novo, e esse é um processo constante de melhoria. Inovar é enxergar brechas e identificar oportunidades nos mais diversos aspectos da sociedade. É mais que ter uma boa ideia, mesmo que isso já não seja lá tão fácil, é fazer com que essa ideia seja realmente aplicável.

Como disse Jack Welch, antigo CEO da General Electric Company:

"Eu acho que a inovação está ao seu redor. Você vê o que alguém já está fazendo, adapta isso ao seu local e eleva a novos níveis. Este processo nunca para".

Inovação


Inovar é um processo que torna a vida das pessoas mais práticas, perdemos menos tempo realizando atividades simples, ou você não acha que foi isso que , Spotify e Uber fizeram?

Com a Netflix você não precisa mais se deslocar até uma locadora, com o Spotify você não precisa mais ficar procurando onde baixar as músicas (ilegalmente) na internet e com poucos toques em um celular você solicita seu Uber.

Estas empresas conseguiram enxergar pontos de melhoria em serviços já existentes e inovaram, de forma que hoje se tornaram reconhecidas em seus serviços. Assim, é importante ter consciência de que inovar já é parte da evolução social, e quem não inova fica para trás.

Qual a importância de inovar?

Quem não inova, principalmente no meio empresarial, perde o da sociedade, que está em constante evolução e aprendizado. Empresas que não investem em inovação podem falir e ver seus produtos ou serviços serem esquecidos da mesma forma no meio organizacional, com a tendência atual das metodologias ágeis que tem tornado os modelos de gestão muito mais dinâmicos e eficientes.


E inovar também é importante para os profissionais o mundo e o contexto social têm se tornado cada vez mais dinâmicos e exigentes por pessoas capazes de ter diferentes pontos de vista, pensando sempre no aprimoramento dos serviços ou tecnologias.

Um profissional que se envolve em uma atividade de inovação e se capacita é cada vez mais almejado pelas empresas.

Mas, como ser essa pessoa inovadora? O que é preciso para inovar? Será que é fruto da genialidade de poucos ou podemos construir isso?

Como inovar?

Não é tarefa fácil como já dito, é mais que ter uma boa ideia, é conseguir que ela realmente traga valor a alguma parcela da sociedade. E, no que diz respeito à inovação, vale a pena falarmos da construção de ideias e no modo como devemos pensar nelas.


Então, vou te dar 4 dicas de leituras essenciais para você entender melhor como inovar, aplicar isso nas empresas e até mesmo em coisas simples da vida:

  • Design Thinking: o Design Thinking busca unir as necessidades do cliente com as tecnologias disponíveis e os requisitos para o sucesso de um negócio para trazer soluções inovadoras em produtos ou serviços, através de um processo de inovações que as empresas devem seguir. Você pode conferir no nosso artigo sobre  o que é e como utilizar o Design Thinking do que se trata essa metodologia utilizada para inovar;
  • Brainstorming: o brainstorming é uma ferramenta de construção de ideias geralmente voltada para a resolução de um problema. No nosso artigo,  o que é e como fazer um brainstorming em 7 dicas, você vai aprender como funciona essa ferramenta para utilizá-la na construção de uma ideia inovadora para projetos;
  • Habilidades para inovar dentro da empresa: dequais habilidades você precisa para inovar? Nesta dica de leitura você irá aprender as  5 habilidades para inovar e como desenvolvê-las; e
  • Criatividade: é claro que inovar está ligado a uma soft skill muito importante: a criatividade. Ela pode ser considerada por muitos como um talento natural, não desenvolvido. Mas, você vai descobrir lendo nosso artigo sobre  quais são as principais soft skills e como aprimorá-las, que o pensamento criativo pode sim ser desenvolvido e como fazer isso!

Agora, para você se inspirar, a seguir, vou citar exemplos de inovação que partem de ideias que resolvem pequenos problemas sociais até as inovações tecnológicas que mudaram a forma como encaramos o mundo atual!

Exemplos de inovações

Dentre os diversos tipos de inovações possíveis como a inovação de marketing, novos produtos, serviços e novos métodos de gestão, vamos citar alguns exemplos.

  • Espelhos em elevadores: você sabe o motivo de ter espelhos nos elevadores? O problema tratado aqui foi a demora. Em vez de investir em uma tecnologia nova (e cara) que tornasse o elevador mais rápido, a inovação veio de uma forma bem mais simples, os espelhos, além de darem a impressão de que o elevador é maior, também amenizam a sensação de demora;
  • Semáforos com contagem regressiva: como os espelhos, é uma solução bem simples que está aí para evitar acidentes; como as pessoas sabem quando o semáforo irá abrir, a espera se torna mais natural;
  • Pagamento recorrente: é uma forma de pagamento automática que surgiu para os planos de assinatura, e também é uma solução para venda de produtos com alto valor, dessa forma o cliente só precisa ter o valor da parcela no limite do cartão;
  • Serviços por assinatura: chegamos agora aos serviços que mudaram atividades sociais simples, os serviços por assinatura como a Netflix e o Spotify tornaram muito mais fácil o acesso ao consumo dos seus produtos;
  • Serviços de entrega de comida: da mesma forma como os serviços de assinatura, os serviços de entrega de comida trouxeram praticidade e comodidade, o sucesso do iFood está aí para provar isso;
  • Serviços de transporte: a Uber fez uma revolução no serviço de transporte urbano, trazendo o acesso ao transporte através de simples toques no celular, com preços mais acessíveis;
  • Serviços de hospedagem:  e como não falar da dificuldade para achar uma hospedagem quando temos de fazer uma viagem? Com uma simples ideia de aluguel de quartos e casas, o  Airbnb fez uma ponte entre quem precisa alugar e quem precisa de um lugar; e onde estão as invenções geniais?
  • Smartphones: não há como negar que uma das últimas grandes invenções foi o smartphone; o seu sucesso começou em 2007, quando a  Apple lançou seu primeiro iPhone; com tela de touch, o iPhone criou uma divisão histórica entre os modelos de celular.

Pronto para aprender mais?

Agora que você tem conhecimento sobre inovação, sobre como é formada uma ideia que é inovadora, e viu alguns exemplos para se inspirar, você pode estar se perguntando qual o próximo passo para aprender mais e desenvolver suas habilidades.

A inovação caminha junto com o conhecimento e você tem de estar preparado. Seja se você está criando um modelo de negócio ou trabalhando em alguma empresa, é muito importante que você se capacite para ser inovador!

Deseja aprimorar sua trajetória profissional e se destacar no mercado de trabalho?

O Voitto Pro, Programa de Aceleração de Carreira, foi desenvolvido com base em 13 formações em negócios, com 200 certificações, um plano de estudos personalizado, mentoria com especialistas, ferramentas de cases práticas e suporte ao  currículo ao contrato.

Aqui você terá a liberdade de aprender de onde quer que esteja e a chance de escolher o seu  futuro profissional.

Exerça seu poder de decisão: escolha o sucesso. Comece agora, clique naimagem abaixo!

VOITTO PRO

Antes de ir não se esqueça de deixar aqui nos comentários seu feedback sobre este conteúdo!

Jamille Rocha

Jamille Rocha

Especialista em SEO e ASO, Grad. em Engenharia Elétrica com Habilitação em Sistemas Eletrônicos - UFJF. Participou do Cesar Summer Job edição 2019, desenvolvendo soluções digitais para a Petrobras, foi Coordenadora de Conteúdo e SEO no Grupo Voitto e atuou como Mobile Growth/ASO Analyst e SEO Analyst.

Banner do curso "Introdução ao Agile Scrum"

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Introdução Agile Scrum

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.