Se você possui uma marca ou um produto inovador, é muito importante fazer o seu registro. E uma das formas de fazer isso é através do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
Ficou interessado em aprender mais sobre o registro de marcas no INPI? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar no seu aprendizado, sendo eles:
Vamos à leitura?
INPI é a sigla para Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Consiste em um órgão federal brasileiro vinculado ao ministério da economia que tem como objetivo principal executar a nível nacional, as normas que buscam regular a propriedade industrial, de acordo com a Lei 9.049/96.
O INPI é conhecido principalmente pelo seu registro de marcas, mas além disso, ele oferece alguns outros serviços, como por exemplo: registro de desenhos industriais, registro de programas de computadores, de indicações geográficas e também de topografia de circuitos.
O instituto também é responsável pela concessão de patente, transferência de tecnologias e averbações de contratos de franquia.
Você deve estar se perguntando, “Mas por que eu devo fazer isso?”. Bom, ter uma marca registrada no INPI é muito importante. E é exatamente por isso que separamos o próximo tópico, para apresentar a importância de fazer este registro. Vamos lá?
A importância do INPI é garantir a proteção jurídica de sua ideia ou marca. Desta maneira, é possível evitar problemas relacionados ao plágio ou roubo de novas criações ou produtos.
Sendo assim, o INPI tem como objetivo principal preservar legalmente sua ideia, produto ou marca.
Imagine uma situação onde um empreendedor criou uma marca incrível e muitas pessoas estão usando os produtos da marca.
Caso a marca não seja registrada, poderá aparecer outra pessoa e registrá-la antes de você. Ou seja, você perderá todos os direitos sobre a sua própria marca e o todo o trabalho será perdido.
Desta maneira, é muito importante que você realize o registro de sua marca. Bem como o registro de toda propriedade intelectual que seja de sua autoria ou de seu time.
Confira o eBook Guia de Propriedade Intelectual para Negócios!
Atualmente, com o advento da internet, mais do que nunca é preciso saber o que é a propriedade intelectual e se atentar para resguardar sua empresa ou até mesmo evitar algum tipo de violação de propriedade intelectual. Por isso, a Voitto desenvolveu o eBook Guia de propriedade intelectual para negócios para descomplicar para você esse tema tão importante.
Neste eBook Guia de Propriedade Intelectual para Negócios, iremos apresentar a você a definição de Propriedade Intelectual, a importância e os riscos atrelados ao desconhecimento do tema. Além disso, te mostraremos como impulsionar seu negócios a partir da PI e algumas dicas para gestão de sua PI.
Se interessou? Não fique de fora dessa, baixe agora!
Lembra que falamos que além do registro de marcas o INPI também realiza outros serviços? Vamos conferir cada um deles agora!
Como visto acima, são várias as classificações do registro de marcas do INPI. Vamos conferir algumas delas?
Ter a patente sobre um produto consiste em ter o direito de impedir que outras pessoas possam produzir, usar ou vender um produto sem o seu consentimento.
Este registro busca proteger os aspectos ornamentais de um componente que pode ser produzido de maneira industrial, tanto em formatos tridimensionais quanto em formatos bidimensionais.
Esta classificação identifica a origem de um produto ou serviço que tem qualidade graças a sua origem geográfica ou que tenha uma origem em um local conhecido por aquele produto ou serviço.
O registro de um programa de computador garante maior segurança jurídica para seu titular, caso exista demanda judicial para comprovar sua autoria e titularidade.
Está relacionado a imagens construídas ou codificadas que representam a configuração tridimensional das camadas de um circuito integrado.
Vamos aprender como registrar a sua marca no INPI? Separamos um passo a passo especial para você.
Além disso, o registro é feito pelo site do INPI de maneira simples e fácil.
Antes mesmo de fato registrar sua marca, é necessário buscar por aquelas marcas que já estão registradas dentro do sistema de busca de marcas do INPI.
Este passo é importante para você saber se já existe alguma marca com o nome ou logotipo que você pretende utilizar. A prioridade de registro sempre será da empresa que solicitou primeiro, independente se o processo estiver concluído ou não.
Uma marca pode ser registrada para diferentes setores. E é exatamente por isso que pode existir um restaurante e uma marca de produtos eletrônicos com o mesmo nome.
Também é necessário definir qual é o tipo de marca. Para isso é necessário que você conheça todos. Será apenas o nome comercial? Possui logotipo? É uma marca física? Portanto, defina sua apresentação e até mesmo sua identidade visual.
É necessário também estabelecer a classificação da marca. A classificação consiste em determinar se ela vende um produto, serviço, se é uma marca coletiva ou de certificação.
Basicamente, existem duas taxas que devem ser pagas ao efetuar o registro da marca. Uma no momento da entrada do pedido e outra quando você receber o registro.
É possível que durante o processo, seja solicitado a você alguma outra ação, como por exemplo: documentos complementares e outras taxas.
Registrar uma marca é simples, porém pode ser um pouco demorado, tendo uma duração média de dois anos.
Durante esse período, é possível que o INPI solicite a você informações ou documentos, e o pedido é levado ao público para saber se alguém se opõe ao registro, os técnicos analisam e concluem se o pedido deve ser deferido ou não.
Para acompanhar basta procurar pelo número do pedido na Revista de Propriedade Industrial, que é publicada toda semana pelo INPI.
Depois de ter o pedido protocolado, o instituto irá realizar um exame formal deste pedido. Nesta etapa, o INPI poderá exigir documentações comprobatórias e diversos outros documentos.
Esteja atento a revista semanal, pois você tem apenas 5 dias para apresentar o que for exigido.
Caso os documentos estejam de acordo, o órgão publicará o pedido do registro e um prazo de 60 dias será aberto para que outras pessoas possam se manifestar contra o pedido.
Caso ocorra manifestação, você terá 60 dias para contestá-la. Depois desse período o INPI faz outro exame formal, podendo solicitar documentos da sua parte ou da parte que manifestou contra, decidindo pelo deferimento ou indeferimento.
Agora, o INPI irá prosseguir com o registro da marca, caso não tenha coincidências com outras marcas, você terá 60 dias para pagar as taxas de proteção e a marca será registrada!
Você já deixou de apresentar seu produto inovador a investidores com medo de ser copiado? Ou já imaginou ser copiado e perder todo o investimento feito? Diante desse cenário é fundamental saber sobre propriedade intelectual! Ela é o dispositivo legal cujo objetivo é proteger a inovação, estimular a criação e garantir exclusividade temporária aos inventores, empreendedores e pesquisadores!
O curso de Propriedade Intelectual e Direitos de Marcas e Patentesaborda temas como patentes, marcas, desenho industrial, e até mesmo direitos autorais como música, desenhos, programas de computador, entre outros.
Se você quer proteger sua invenção a hora é agora! Esse curso prepara você para compreender todos os conceitos e seus direitos sobre patente e marcas para que você fique protegido.
Então não perca tempo e se inscreva agora!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!