A violação de privacidade em redes sociais
O problema agora é com o Instagram
Isso é verdade? O que os termos de uso realmente dizem?
E o que é coletado pelo Instagram?
Por que monitorar essa quantidade de informação?

Conheça as políticas de privacidade do Instagram e descubra se você está sendo espionado pela câmera frontal do seu aparelho

Entenda a polêmica envolvendo o Instagram e a possível espionagem dos usuários por meio da câmera frontal dos aparelhos móveis.

Sávio Vale
Por: Sávio Vale
Conheça as políticas de privacidade do Instagram e descubra se você está sendo espionado pela câmera frontal do seu aparelho

Recentemente surgiu um rumor a respeito da política de privacidade da rede social Instagram. Esse rumor sugere que a câmera frontal dos dispositivos móveis estão capturando a reação dos usuários enquanto eles interagem com o conteúdo da conta deles.

Quer saber como esse rumor surgiu e a verdade por trás dele? Então continue a leitura porque nesse artigo você entenderá:

  • A questão da violação de privacidade em redes sociais;
  • O caso do Instagram;
  • Rumor sobre o Instagram é verdade ou mentira?
  • Quais os dados são coletados no Instagram?
  • Por que os dados são monitorados em redes sociais?

A violação de privacidade em redes sociais

Não é de hoje que a questão da violação de privacidade, principalmente nas redes sociais, é discutida.

No entanto, desde 2018, essa temática ganhou força com o sancionamento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A Lei nº 13.709/18, também conhecida como LGPD, é uma lei que regulamenta a forma como dados pessoais dos usuários são compartilhados e utilizados por empresas no mundo digital.

Com as discussões em torno dessa lei, as pessoas passaram a estar mais atentas à questão da ssegurança no meio virtual, sobretudo com as empresas de Mark Zuckerberg.

O empresário, que é dono das maiores redes sociais de comunicação e entretenimento: WhatsApp, Facebook e Instagram atualmente (2020), está constantemente envolvido com denúncias e rumores envolvendo a violação das políticas de privacidade dos usuários de suas empresas.

As principais acusações envolvendo essas redes giram em torno da venda de dados, manipulação de massas, monopólio de mercado entre outras.

Além das polêmicas envolvendo o Facebook, a rede social Instagram vem sofrendo ataques substancialmente depois da mudança dos termos de uso e das políticas de privacidade.

O problema agora é com o Instagram

No final do mês de dezembro de 2020, surgiu um rumor alegando que, ao navegar na rede social Instagram, as expressões faciais dos usuários são capturadas, especialmente quando o conteúdo é um anúncio.

Dessa forma, esses dados seriam utilizados para monitorar a experiência dos usuários com fins de marketing e publicidade.

Isso é verdade? O que os termos de uso realmente dizem?

De primeira mão, saiba que essa história de espionagem da sua expressão facial é mentira!

A equipe de Relações Públicas da empresa declarou no twitter:

Instragram Comms

Traduzindo a publicação:

"Fizemos algumas alterações em nossos Termos para torná-los mais fáceis de entender por exemplo, fornecemos uma linguagem mais clara sobre como usamos os dados para personalizar os anúncios. Você pode encontrá-los aqui (facebook.com/help/instagram...) e eles se aplicam a todos eles no Instagram "


A empresa ainda pronunciou-se afirmando que se um dia chegasse a utilizar a tecnologia de reconhecimento facial com a finalidade apontada no rumor, os usuários seriam notificados antecipadamente.

E o que é coletado pelo Instagram?

De acordo com a política de dados da empresa atualmente, são coletados os seguintes dados:

  • Informações fornecidas pelo conteúdo que você cria: como localização de fotos, data de criação de arquivos, recursos do aplicativo (máscaras e filtros, por exemplo) entre outros
  • Redes e conexões: hashtags, pessoas e páginas com as quais você interage
  • Uso: quais são os tipos de conteúdos que você mais consome e quais são as suas principais ações (curtir, comentar, compartilhar, salvar e etc.)
  • Transações comerciais: se você utilizar a rede para comprar ou vender algum produto, as principais informações sobre a transação comercial será monitorada
  • Ações de terceiros: também é monitorado informações sobre conteúdos que terceiros marcam seu ID ou compartilham com você, por exemplo.

Por que monitorar essa quantidade de informação?

O monitoramento de dados dentro de uma rede social pode parecer assustador.

No entanto, quando você analisa do ponto de vista da sua experiência ao utilizar uma rede como o Instagram ou Facebook, você começa a entender que, ao fornecer esses dados, você permite que as redes entreguem um conteúdo personalizado de qualidade.

Claro que existem interesses comerciais, mas até mesmo nesse viés o monitoramento dos dados traz uma experiência personalizada, tendo em vista que é "oferecido a você" produtos que potencialmente são do seu interesse (essa é a Era do Marketing Digital, não é mesmo?).

Além disso, o controle de informações como a localização, o reconhecimento facial e o tipo de conteúdo é importante para o mantimento de um ambiente virtual mais seguro, pois com essas iniciativas, é possível identificar e banir conteúdos violentos, sexuais ou criminosos.

Enfim, entenda que essa história de reconhecimento facial se trata apenas de um grande rumor (por enquanto). O mundo virtual pode ser aterrorizante, mas se bem utilizado, você pode viver "em harmonia" nele.

E para não se desesperar no próximo rumor que surgir na internet, você pode criar o hábito de ler os termos de uso e as políticas de privacidade dos aplicativos que você utiliza ou pretende utilizar. Assim, você fugirá de possíveis notícias falsas.

Sávio Vale

Sávio Vale

Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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