CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

A inteligência emocional e as redes sociais
Como ter inteligência emocional nas redes sociais?
Dica de ouro!

Veja como ter inteligência emocional nas redes sociais e manter a saúde mental

A inteligência emocional nas redes sociais é fundamental para a sua saúde psicológica e para a sua carreira profissional. Entenda o porquê.

Pâmela Souza
Por: Pâmela Souza
Veja como ter inteligência emocional nas redes sociais e manter  a saúde mental

Em um mundo conectado, ter inteligência emocional nas redes sociais é uma habilidade essencial para lidarmos com as múltiplas informações, que se propagam com facilidade.

Além disso, ela é necessária para que não nos tornemos escravos do mundo digital e para que não sejamos reféns de likes, compartilhamentos e comentários.

Atualmente, temos nos esquecido do essencial, que são as relações profundas e verdadeiras que vão além de uma tela de celular.

Usar as redes sociais sem o devido cuidado pode trazer prejuízos para a sua vida pessoal e profissional, afetando a sua autoestima e a sua produtividade.

Ao longo deste artigo vamos conversar sobre:

  • A inteligência emocional e as redes sociais;
  • Como ter inteligência emocional nas redes sociais?

Vamos ir além dos joinhas e dos coraçõezinhos?

A inteligência emocional e as redes sociais

Sabe-se que a inteligência emocional é a capacidade de conhecer e controlar as emoções. É um processo contínuo de autoconhecimento que nos ajuda a conectar com o nosso próprio eu e a desenvolver habilidades, como a empatia, em busca de relacionamentos saudáveis.

Quando falamos de inteligência emocional nas redes sociais, estamos nos referindo a aplicação dessa habilidade no mundo online.

A cada dia vemos e vivemos a evolução das redes sociais, tornando mais rápida a velocidade com que consumimos conteúdos digitais. Isso afeta o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Vamos te explicar o porquê.

Antes, porém, quero convidar você a assistir a nossa Websérie Soft Skills: as habilidades do profissional do futuro. Nela você encontrará uma série de dicas práticas para a sua carreira.

Clique no banner abaixo e assista agora mesmo!

Websérie Soft Skills. Assista!

Agora que você já garantiu o seu acesso à nossa websérie, vamos voltar ao assunto deste artigo.

Quando postamos um conteúdo nas redes sociais, logo queremos ver as reações das pessoas que nos seguem, seja por meio dos número de curtidas, da quantidade de comentários ou dos compartilhamentos.

Até esse ponto, ainda não vemos nada de ruim. O problema maior surge quando nos tornamos reféns disso, dessas reações, do que o outro vai falar ou achar do conteúdo postado.

Isso afeta a nossa autoconsciência, fazendo com que a imagem que temos de nós mesmos seja um reflexo vindo da lente de outras pessoas.

Outra questão a ser abordada é a ansiedade gerada quando estamos a espera de "respostas" à nossas publicações. Tal fato influi negativamente na nossa capacidade de adiar gratificações.

Essa é uma característica essencial para o desenvolvimento de vários aspectos da nossa inteligência emocional, impactando na nossa maturidade, determinação e gerenciamento de expectativas, o que influi diretamente na nossa automotivação.

Isso traz um senso de imediatismo, o que nos faz querer um reconhecimento instantâneo das nossas ações. Quando isso não acontece a frustração toma conta das nossas emoções.

No entanto, como posso desenvolver a minha inteligência emocional para gerir o meu psicológico e usar as redes sociais de maneira saudável?

No próximo tópico nós vamos dar a resposta à essa pergunta.

Como ter inteligência emocional nas redes sociais?

Para que você tenha inteligência emocional nas redes sociais, separamos algumas dicas que você pode colocar em prática. Veja só:

1. Desenvolva a autopercepção

Faça uma análise de quanto tempo você fica nas redes sociais e o quanto de conteúdo você tem absorvido.

Veja quais são os impactos que as redes sociais provocam em suas emoções. Procure analisar se você não tem utilizado as redes sociais como um refúgio, em busca de tirar o foco do seus problemas reais ou, até mesmo, das suas tarefas, procrastinando o que deve ser feito.

2. Desenvolva hábitos offline

Muitas pessoas acabam se viciando nas redes sociais e esquecendo de desfrutar de momentos prazerosos com a família e amigos.

Para evitar que isso aconteça, crie hábitos que possam ser feitos sem o auxílio das redes, como ler um livro, ouvir músicas, tocar algum instrumento musical ou passar um tempo com os amigos.

Em resumo, aproveite o tempo presente e real, não apenas o virtual. Isso ajudará você a ter uma saúde mental saudável e a desenvolver relações profundas, sem a superficialidade das redes.

3. Tenha controle do seu tempo

Analise quanto tempo você gasta rolando o feed das suas redes sociais e veja se você está sendo produtiva(o) ou não.

Se organize e determine períodos exclusivos para determinadas atividades, incluindo um tempo para desfrutar das redes sociais de modo saudável e consciente.

Dica de ouro!

Nesse artigo, você aprendeu um pouco mais sobre a inteligência emocional nas redes sociais.

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:

  • Entender suas próprias emoções e ter consciência de raciocinar perante elas para controlar suas ações.
  • Compreender como as pessoas ao seu redor se sentem.
  • Perceber as relações de comportamento de sua equipe de trabalho e entender o caminho de ações para melhorar as situações de convívio.
  • Influenciar Pessoas.
  • Se destacar e se tornar um líder inspirador capaz de motivar e potencializar o trabalho de toda uma equipe.

Ficou interessado em nosso treinamento? Então, clique na imagem abaixo e tenha maiores informações sobre o nosso curso Inteligência Emocional além de, com o cupom BLOG50, ter 50% de desconto no curso!

Clique e saiba mais!

Pâmela Souza

Pâmela Souza

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique e adquira o curso Inteligência Emocional com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Inteligência Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.