Atualmente, a educação tem passado por muitos desafios. Afinal, o processo de modernização do ensino já vinha acontecendo, mas com a pandemia do coronavírus, essa transformação não pôde mais ser de forma tão gradual. Por isso, muitas tecnologias foram criadas e entre elas está o Google Jamboard.
Essa é uma ferramenta que buscou trazer integração para a sala de aula do ensino à distância (EAD). Por meio dela, os alunos e professores podem incluir notas adesivas, comentários e muito mais. Mas o melhor de tudo, esse processo pode ser acompanhado em tempo real!
Além disso, o Google Jamboard é uma ferramenta de acesso grátis. Agora a pergunta que você deve estar na cabeça: por que eu ainda não utilizo essa plataforma?
Não se preocupe, aqui você aprenderá tudo o que precisa saber sobre o Jamboard para começar a usá-lo no dia a dia. Confira:
O Google Jamboard é um dos aplicativos desenvolvidos pelo G Suite for Education. Ou seja, ele tem como principal objetivo potencializar os meios de educação online, promovendo um processo de aprendizagem colaborativo e funcional.
Por ser um aplicativo, o Jamboard conta com a vantagem do acesso de qualquer aparelho, seja ele computador, celular ou tablet com acesso a internet.
Em termos práticos, o Jamboard pode ser considerado um quadro branco digital. Através dele, alunos e professores podem interagir em tempo real e por isso a ferramenta é altamente recomendada para dinâmicas, momentos de discussões e muito mais.
Vale lembrar também que o Jamboard conta com a vantagem de armazenamento na nuvem. Com isso, os seus conteúdos gerados não ocupam a capacidade de memória dos dispositivos e ainda possuem interface simples com outros aplicativos.
Você já deve ter percebido o quanto o Jamboard é uma ótima tecnologia para a educação. Mas agora é hora de aprender na prática como utilizá-lo!
Mas antes disso, você como profissional, tem dúvida de como gerenciar melhor seus projetos? Não se preocupe! Temos a solução para isso!
O curso Fundamentos de Gerenciamento de Projetos, traz um conjunto de práticas e fundamentos eficientes no que se refere ao gerenciamento de um projeto, foi elaborado de acordo com o Guia para o Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK).
Com esse curso, você terá acesso aos recursos e embasamento necessários para gerenciar um projeto por meio de todo o seu ciclo de vida totalmente alinhado com o PMBOK!
Aproveite essa oportunidade! Clique na imagem abaixo e se inscreva!
Usar o Jamboard é muito simples e justamente pela sua praticidade que a ferramenta é uma das mais potencializadoras da educação 4.0. Ela une uma experiência intuitiva à uma interface leve e rápida.
Para te provar que isso é verdade, separamos algumas das funcionalidades mais importantes para o uso dessa tecnologia na educação à distância.
Antes de mais nada, para usar o Jamboard é necessário ter uma conta do Google. Com isso feito, basta acessar esse link que você já estará pronto para fazer login no seu aplicativo.
Já na área logada, é possível criar o seu primeiro quadro branco acessando o ícone de "+" no canto inferior esquerdo da tela de início.
Assim, você já será direcionado para a área de criação do seu Jamboard e encontrará as ferramentas a seguir:
O ícone acima é a caneta. Ao selecionar essa ferramenta você poderá escrever e desenhar como quiser.
Já o desenho de uma borracha,
serve justamente para apagar algo que você não deseja mais no seu quadro Jamboard.
Quando quiser selecionar algo, é possível clicar no cursor:
No entanto, outra boa opção para quem está apresentando é o ícone:
Ele tem a função parecida com os indicadores a laser utilizados em salas de aula presenciais.
Para adicionar um stick note você precisará clicar na ferramenta:
Ela irá gerar imagens parecidas com as notas adesivas. Para destacar informações ou fazer fluxos mais visuais, este ícone permite que o usuário escolha entre diferentes cores.
Além dessas ferramentas, também é possível utilizar as seguintes funcionalidades:
1. Adicionar imagens:
2. Adicionar círculos:
3. Adicionar textos:
4. Aumentar o zoom do quadro:
5. Trocar a tela de fundo do quadro:
6. Alterar e incluir quadros:
7. Desfazer ações:
Para compartilhar o quadro Jamboard o processo também é muito simples. Mas para isso, você possui duas opções.
A primeira delas é para o compartilhamento de todo o conteúdo. Com isso, você permitirá que outras pessoas o acessem para editar e/ou visualizar.
Para isso, basta acessar o ícone:
que fica localizado no canto superior direito. Ao clicar nele, você poderá escolher quais permissões quer conceder.
Outra alternativa é compartilhar a tela durante uma apresentação. Para isso, basta clicar em:
Com todas essas ferramentas, já dá para perceber que o Jamboard é uma ferramenta que pode ser utilizada tanto no ensino à distância, quanto no ensino híbrido.
No entanto, a ferramenta está ganhando popularidade também como meio de estudo extra-classe. Os alunos passaram a utilizá-la como uma técnica de estudo que permite criar esquemas visuais de fácil memorização e aprendizagem. Além disso, a plataforma pode ser utilizada até para criar um plano de estudos.
Agora que você já sabe como utilizar o Google Jamboard, é hora de entender as vantagens de incluir esse aplicativo no seu processo de aprendizagem. Seja você professor ou até mesmo estudante!
A primeira vantagem do Google Jamboard já foi dita muitas vezes por aqui, mas é muito importante reforçá-la: a possibilidade de um ambiente colaborativo. Afinal, compartilhando o quadro muitas pessoas poderão ter acesso e editar ao mesmo tempo.
Mas essa vantagem não para por aí. Os professores podem acompanhar as mudanças de versão do documento e por isso conseguem avaliar as contribuições de cada aluno no quadro.
Outro ponto importante é o fato de que não há limitações para diferentes meios de acesso. Com isso, a interface se adequa e possibilita que pessoas contribuam independente se estão acessando pelo computador ou celular, por exemplo.
Vale ressaltar que o Jamboard também é uma das maneiras de tirar a monotonia das aulas, que pode ser encarado como um dos grandes desafios do ensino à distância.
Além disso, é uma boa plataforma até mesmo para o desenvolvimento de trabalhos avaliativos em grupo. Por meio dela, a contribuição pode ser feita através de alterações em tempo real que todos os membros envolvidos podem acompanhar.
Por fim, se gostou deste conteúdo, não deixe de acompanhar o Blog Voitto para mais artigos como esse. Ainda, não deixe de verificar nossa próxima dica!
O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!
Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.
Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!
Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!