Como você tem usado seu tempo?
Esta pergunta nos ajuda muito a refletir sobre o que estamos fazendo da nossa vida. Às vezes, temos tantas coisas para fazer no dia a dia, que 24 horas parecem ser insuficientes para conciliar trabalho, estudos e vida pessoal, não é mesmo?
Isso nos leva ao seguinte questionamento: como otimizar o tempo para conseguir fazer tudo que é preciso?
Quem nunca ouviu alguém (ou até nós mesmos) dizer em algum momento: “não tenho tempo suficiente para resolver tudo o que quero”, “trabalho o dia todo, não tenho tempo para me dedicar aos estudos” ou “não tenho disciplina para fazer isso sozinho”…
As justificativas são inúmeras, mas a verdade é que quem realmente quer muito uma coisa consegue se organizar e fazer com que o dia seja bem mais produtivo.
Afinal de contas, será que o tempo é mesmo escasso ou será que o problema está na procrastinação ou nas dificuldades que colocamos sobre os nossos projetos?
A grande diferença dos bons profissionais é que eles estão em constante aprendizado e não medem esforços para atingir seus objetivos. Não há como conquistarmos nada na vida, absolutamente nada, sem que tenhamos atitude para isso.
A atitude vem antes do aprendizado e, somente com a soma desses dois componentes (ATITUDE + APRENDIZADO), teremos nossas conquistas.
E para que isso seja possível é necessário que nos desenvolvamos técnica e pessoalmente. Apenas esses dois avanços alinhados é que nos levarão ao sucesso, pois ao se desenvolver como pessoa você aprende a lidar melhor com as emoções e terá mais potencial para se tornar um profissional bem sucedido.
Por outro lado, ao se desenvolver como profissional, você melhora sua autoestima, se sente mais seguro emais capaz, o que proporcionará o seu desenvolvimento como pessoa.
Como a Voitto é uma empresa que se preocupa com o futuro profissional de seus clientes e alunos, resolvemos compartilhar 9 dicas importantes para otimizar o tempo. Vamos lá?
Para começar, pense em algo que gostaria de fazer por você e trace um propósito firme para que aquilo se torne uma realidade. É importante que você tenha muita convicção dos benefícios que aquilo vai te trazer no futuro.
Além disso, você também pode manter pequenos hábitos para se manter mais motivado no ambiente de trabalho!
Tem tanta coisa para fazer que não sabe por onde começar?
O melhor a se fazer é, então, listar todas as atividades pendentes. Destaque as tarefas importantes em todos os âmbitos da sua vida de acordo com o nível de prioridade e elimine cada item conforme ele seja realizado.
Depois de criar a lista, pondere sobre ela. Caso seja possível, não hesite em delegar tarefas! Isso é fundamental para manter o fluxo de trabalho e dar conta das tarefas que realmente são essenciais para o seu cargo.
Se você já costuma fazer listas, comece a utilizar calendários e agendas para distribuir melhor suas atividades ao longo da semana e estipular as tarefas do dia. Dessa forma, você estará ciente de todas as coisas que deve fazer, sem se perder pelo caminho, e conseguirá otimizar o tempo gasto com a realização de tarefas.
Organize tanto a sua casa, quanto o ambiente de trabalho, de forma que os objetos e materiais fiquem organizados de forma simples e intuitiva. Sabe aquele tempo em que você se desespera procurando uma coisa que sumiu? Ele não pode existir!
Então, para não perder tempo, faça uma organização de tudo. Separe por cores, compre caixas, pastas, o que se adaptar melhor a você!
Uma boa forma de fazer isso é implementando o programa 5S.
As tecnologias estão aí para nos ajudar a ganhar tempo. Quanto mais coisas você puder resolver através da internet ou telefone, melhor! Assim, você evita perder um tempo em que poderia estar focando em outras tarefas.
Use o celular, e-mails e as mídias sociais para se informar de cada tarefa e se relacionar com as outras pessoas. Há várias ferramentas que podem ajudá-lo a otimizar o tempo, como Trello, MS Project, Google Agenda e o Microsoft Excel.
Mas, lembre-se de ter moderação! O uso excessivo de mensagens instantâneas ou redes sociais pode acabar atrapalhando o seu rendimento em suas tarefas diárias.
Para se livrar de distrações, você deve manter o foco!
Desabilitar as notificações de aplicativos, manter o celular fora de alcance, utilizar o e-mail apenas ao final do dia e utilizar um relógio de pulso para evitar ter que recorrer ao celular para olhar as horas são boas formas de evitar distrações e que ajudam muito a otimizar o tempo.
Se você possui dificuldade em se concentrar, uma boa leitura para fazer é a do livro Foco!
Outro fator importante é investir em um tempo para esfriar a cabeça e relaxar. Uma hora de leitura, trinta minutos de meditação ou um simples banho relaxante com música ambiente podem ser as melhores alternativas para desencanar dos problemas e aproveitar uma parte do dia longe dos problemas.
Nunca se esqueça que sua saúde e seu bem-estar devem estar sempre em primeiro lugar.
Não deixe as coisas importantes esperando uma década para serem feitas. O fim depende do início. Comece logo e independente do que for fazer, faça bem feito!
Se você se considera um procrastinador nato, temos algumas dicas importantes para vencer a mania de adiar a execução das tarefas.
Aproveitando melhor o seu tempo, será mais fácil obter resultados no seu trabalho e melhorar a sua qualidade de vida.
Se você tem dificuldade em manter uma rotina e não consegue cumprir todas as atividades propostas, mas quer dar um up na sua maneira de organizar suas atividades do dia a dia, temos a solução para você!
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Ana Clara Macedo é a Head de Marketing da Voitto, formada em Comunicação Social pela UFU, Estudos de Mídia pela UBI (Portugal), com MBA em Gestão da Comunicação em Mídias Sociais pela ESPM. Desde 2014, atua no mercado digital trabalhando com criação de conteúdo, estratégias de inbound marketig, SEO, SEM, CRO e growth hacking. Em 2019 foi eleita uma das profissionais mais influentes dentro da comunidade RD Connect da Resultados Digitais.
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