Se especialize!
O que é a jornada do herói?
O Marketing e a jornada do herói
Passo a passo de aplicação da jornada do herói
Não para por aqui! Continue se especializando…

Aprenda a criar campanhas incríveis com a jornada do herói

Saiba neste artigo como a jornada do herói poderá ajudar a sua empresa a criar campanhas incríveis de marketing e aumentar os seus resultados.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda a criar campanhas incríveis com a jornada do herói

Você já imaginou criar uma história e com isso captar um cliente para sua empresa? Saiba que isso é possível através da jornada do herói.

Este conceito já é antigo e é utilizado em diversos filmes que conhecemos, além disso, ele também pode ser usado dentro do marketing para fazer com que seu cliente se identifique com o herói apresentado e compre seu produto.

Caso você tenha ficado curioso em saber mais sobre a jornada do herói, separamos alguns tópicos para lhe auxiliar, sendo eles:

  • Se especialize! 
  • O que é a jornada do herói?
  • O Marketing e a jornada do herói
  • Passo a passo de aplicação da jornada do herói

Mas antes de continuarmos a leitura, fica ligado nesse presente que a Voitto preparou para você!

Se especialize!

A Voitto preparou para você um KIT super completo sobre Marketing e Vendas para você enriquecer o seu conhecimento e ainda colocá-lo em prática com planilhas de Indicadores de Marketing Digital, Performance de E-Mail Marketing, e muito mais.

Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.

Está esperando o que? Não perca esta oportunidade!

Marketing e vendas

O que é a jornada do herói?

A jornada do herói é um conceito que possui uma jornada cíclica e está presente em mitos, romances, lendas e obras narrativas, de acordo com o antropólogo Joseph Campbell, e também, pode ser chamada de monomito

Este conceito, busca contar histórias, onde o protagonista da história supera diversas dificuldades ao longo da narrativa para se tornar um herói.

O termo apareceu em 1949 em um livro de Campbell, com o título de “O Herói de Mil Faces”.

Campbell junto de outros acadêmicos, descreveram algumas narrativas, tais como a de Buddha, Cristo e Moisés, em termos da jornada do herói, ele afirma que diversos mitos de várias culturas seguem o padrão monomito.

Além disso, este padrão também foi adotado por George Lucas na criação da saga Star Wars, em todos os filmes.

Christopher Vogler, roteirista de Hollywood, também usou da jornada para fazer um guia para o estúdio Disney, este guia foi chamado de A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Roteiristas, e influenciou diversos outros trabalhos, como A Pequena Sereia em 1989, Mulan em 1998 e também no trilogia Matrix.

O conceito da jornada do herói permanece influente e é utilizado entre artistas e intelectuais no mundo todo, além disso, atualmente, o conceito também é utilizado no marketing digital, buscando fazer com que o seu público alvo se identifique com a história e tome sua decisão de compra.

O Marketing e a jornada do herói

A jornada do herói também vem sendo muito utilizada dentro do marketing de conteúdo como estratégia de storytelling, com o objetivo de manter a atenção do público e fazer com que ele se identifique com a história e como consequência se torne um cliente.

Comercial Pantene, o melhor comercial do mundo

https://www.youtube.com/watch?v=uW9hdOf9Esc

Perceba como a propaganda conta a história de uma menina que deseja se tornar uma bailarina, ao longo de toda sua trajetória, ela passa por diversos desafios e superações, e a Pantene esteve presente em todos esses momentos.

Mesmo no momento mais importante de sua trajetória, a Pantene continua junto a protagonista, fazendo com seus cabelos fossem um show à parte e com que ganhasse o campeonato de dança com o qual tanto sonhava.

Passo a passo de aplicação da jornada do herói

Para aplicar a jornada do herói, é necessário passar através de 12 etapas, vamos conferi-las mais detalhadamente?

1. O mundo comum

A história do nosso protagonista começa dentro de um mundo comum, e ele é uma pessoa normal vivendo a sua vida.

Aqui é onde as pessoas começam a se identificar com o herói e a se envolverem na sua trajetória, conhecendo o protagonista intrinsecamente, seus medos, personalidade, virtudes, pontos positivos e negativos.

Aqui também é apresentada a ideia de que o personagem precisa resolver algum tipo de problema devido a sua vida monótona.

2. O chamado à aventura

A aventura começa de fato, quando o nosso protagonista começa a se envolver em conflitos, fazendo com que ele saia de seu mundo comum, da sua zona de conforto e supere a resistência à mudança. Bastando apenas que o desafio faça com que o personagem experimente coisas novas.

É comum que o desafio esteja ligado às coisas que são importantes para ele e para sua família ou alguma conquista que deseja muito obter, como é a estratégia de marketing da Pantene apresentada acima.

3. Recusa do chamado

É comum que ao se deparar com um grande desafio, a pessoa tenha resistência ao aceitá-lo, isso porque todos somos humanos e estamos acostumados a viver em nossa zona de conforto.

Isso ocorre por vários motivos, tais como: medo, insegurança e ansiedade.

Ao longo da história, este tipo de decisão atormenta o herói por um tempo, alternando entre vontade e coragem para encarar o desafio e medo de se afastar do mundo comum, algo que continuamente passamos em nossas vidas.

Mas no final, o herói sempre cumpre seu papel de aceitar o desafio.

4. Encontro com o mentor

Ao longo de todos os desafios que nosso herói encontra, ele fica incapaz de resolver tudo sozinho, e é agora onde ele encontra a ajuda de um mentor, que ficará encarregado de dar a ele todos os ensinamentos necessários.

Aqui podemos encontrar forças sobrenaturais, treinamentos excessivos, conselhos e até mesmo super poderes, tudo isso para resolver os problemas.

5. A travessia do primeiro limiar

Aqui é onde o herói ultrapassa a fronteira entre o mundo comum e o novo mundo repleto de desafios e perigos.

Não necessariamente precisa ser uma mudança de localidade, basta apenas que seja uma virada de chave em rumo a mudança.

6. Provas, aliados e inimigos

É claro que para a história ser contagiante, é necessário surgir obstáculos e contratempos.

Nesse início, o protagonista é preparado para assumir os grandes desafios que irão aparecer no futuro, desenvolvendo suas habilidades e conquistando ainda mais o público.

7. Aproximação da caverna secreta

Sabe quando você está prestes a entrar de fato no maior desafio da sua vida mas por um momento há uma excitação? Nosso herói retorna aos seus questionamentos iniciais e ao enfrentamento de seus medos, aqueles mesmos que o impediam de iniciar sua jornada.

Isso serve para mostrar ao público a grandeza do desafio que está por vir.

8. Aprovação

O personagem está prestes a passar pelo desafio mais difícil de toda sua jornada, ele passa por testes físicos extremos e experiências de quase morte.

Geralmente, nosso personagem enfrenta algum inimigo muito poderoso ou passa por um conflito interno muito forte, que abala sua mente de maneira muito profunda.

No final disso tudo, o herói vence a batalha, ficando mais forte e conquistando ainda mais o público.

9. A recompensa

Depois de ter passado por tudo isso, com certeza nosso herói é digno de uma recompensa, não é mesmo?

Essa recompensa pode simbolizar uma transformação pessoal por completo, um objeto de grande valor, a reconciliação com alguém importante, uma nova habilidade ou até mesmo um tesouro.

10. O caminho de volta

Hora de voltar para a casa com o gostinho de vitória, um caminho muito mais tranquilo e amigável do que aquele enfrentado antes.

Reflexões profundas das experiências vividas são feitas no caminho e o herói reconhece que a missão foi cumprida.

11. A ressurreição

Em um momento onde ninguém espera mais por isso, o inimigo ressurge! O herói então destrói o inimigo definitivamente e pode renascer para uma nova vida transformada para todos em sua volta.

12. O retorno com o elixir

Enfim, a história do nosso herói chega ao final e ele volta para casa com o elixir da verdade, recebendo o devido reconhecimento de todos em sua terra natal.

Todas as pessoas comemoram seu retorno e reconhecem sua braveza, aqueles que se opuserem a isso, são punidos.

Além disso, o herói mostra a lição final ao público, onde a moral da história é revelada.

Não para por aqui! Continue se especializando…

Você sabia que podemos gerar os estímulos ideais em nossos clientes para que eles se tornem consumidores de nossas soluções?

Imagens e frases, se utilizadas no momento correto, podem rapidamente influenciar a decisão de compra de um cliente. Portanto é essencial que um vendedor tenha domínio destas técnicas!

Pensando nisso, te convido a conhecer o nosso curso de Gatilhos Mentais Para Vendas, que te preparará para trabalhar com os principais gatilhos utilizados pelas maiores empresas no mercado, embasado pelos principais best-sellers sobre vendas.

Além disso, para cada gatilho você verá exemplos de sucesso que lhe darão embasamento para a implementação imediata em suas próximas vendas.

Vamos nessa? Então se inscreva agora mesmo no nosso curso de Gatilhos Mentais Para Vendase seja um exímio vendedor!

Gatilhos Mentais Para Vendas

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gatilhos Mentais Para Vendas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.