Será que só engenheiros podem fazer o treinamento de Lean Seis Sigma? Sempre que alguém me faz esse questionamento eu rebato com outra pergunta: "Só estudantes de engenharia aprendem estatística durante a faculdade?"
A resposta é simples. É claro que não, afinal, até em um curso de Psicologia o aluno pode ter contato com estatística. Então quer dizer que qualquer pessoa pode se tornar um Green Belt ou Black Belt? Antes de responder esta pergunta vamos fazer uma breve reflexão...
Os engenheiros são, por definição, pessoas de raciocínio lógico que utilizam cálculos matemáticos para transformar números em processos eficientes e produtos funcionais.
Outra capacidade de seu perfil é a de saber transferir as ideias da prancheta para o mundo real, mas para que isso aconteça é preciso ter também uma boa compreensão de questões sociais e econômicas.
O que eu quero dizer é que, no mercado, existe uma linha muito tênue entre as diferentes áreas do conhecimento. Na prática, toda profissão tem um pouco de cada área, sem exceções. Vou te dar alguns exemplos que comprovam isto:
Tem a ver que se você pensa que só um engenheiro ou um profissional da área das exatas pode aprender uma metodologia gerencial que envolve cálculos estatísticos, você está cometendo um grave erro.
Esse erro pode custar um cargo de trabalho melhor no futuro, já que as empresas estão procurando, cada vez mais, profissionais plurais, capazes de solucionar problemas e gerar resultados.
Os estudos da última década consolidaram a definição do termo Lean Seis Sigma como uma filosofia gerencial que permite à empresas potencializar seus lucros por meio do aprimoramento das operações, melhoria da qualidade e eliminação de defeitos, falhas e erros do processo.
Por ser tão ampla, esta é uma metodologia que não se restringe apenas a uma área, até porque ela é aplicada não só no setor operacional das empresas, mas também nas áreas administrativas.
Hoje nós temos vários exemplos de bons resultados que o Lean Seis Sigma trouxe no RH, na área jurídica, no comercial e até no marketing de uma empresa.
Então, se em cada área administrativa dessas que eu citei, eu estou falando de colaboradores com formações diferentes, quer dizer que esta metodologia é indicada para administradores, publicitários, psicólogos, economistas, para os próprios engenheiros e diversos outros tipos de profissionais.
Quer receber um Kit completamente personalizado com o passo a passo para sua certificação em Seis Sigma?
São 7 passos para te levar ao diferencial curricular e versatilidade de atuação com maiores salários, além modelos de planilhas e apresentações com todo suporte a sua trajetória gratuitamente.
É simples: garanta o seu com um clique no botão abaixo!
A resposta desta pergunta é SIM. Qualquer pessoa pode aprender e aplicar a metodologia. O único pré-requisito para fazer um treinamento em Lean 6 Sigma é estar disposto a encarar o desafio.
É preciso saber que no curso existe sim uma parte estatística extensa que faz parte da formação do profissional Seis Sigma, mas se você estiver interessado em aprender a aplicar a metodologia e topar encarar este desafio, você tem tudo para se tornar um profissional mais valorizado pelo mercado.
Como exemplo, vamos analisar uma das consultorias recentemente ministradas por nós em uma empresa?
A organização que nos contratou prestava serviços e, a partir daí, seus funcionários focaram no aprendizado da estratégia. Desta maneira, uma das melhores propostas de projeto Lean Seis Sigma trouxe um ótimo desfecho.
A sugestão visava diminuir a rotatividade de funcionários na empresa e, ao aplicá-la, o resultado deu certo.
A idealizadora do planejamento é formada em psicologia e trabalhava no núcleo de Recursos Humanos. Então, é fácil perceber: não só engenheiros ou pessoas da área de exatas podem aprender e aplicar o Lean Seis Sigma.
O treinamento em White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.
Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho.
Insira o cupom e se capacite gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no imagem abaixo para saber mais a respeito!
Engenheiro de Produção pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (escola IBS/FGV), certificação como MBTI Practicioner e certificação Master Black Belt Lean Seis Sigma desde 2008. Atua como consultor de melhoria contínua pelas consultorias Werkema e Voitto e como especialista em Sistema de Produção pela thyssenkrupp CSA, onde desenvolve trabalhos de gestão da rotina e coordena os programas Lean e Seis Sigma.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!