1. Entenda a estratégia do seu negócio
2. Conquiste o apoio da alta gestão
3. Preocupe-se com a gestão
4. Saiba por onde começar
5. Defina quais ferramentas aplicar
Implemente o Lean Six Sigma!

Entenda o que é necessário para liderar uma implantação Lean Six Sigma em 5 passos!

Está cansado de apresentar resultados pontuais e sem transformação efetiva na empresa? Está na hora de aprender a disseminar a cultura Lean!

Alexandre Brum
Por: Alexandre Brum
Entenda o que é necessário para liderar uma implantação Lean Six Sigma em 5 passos!

O projeto Lean Six Sigma é responsável por implementar a metodologia e a cultura ágil em uma empresa. Essa implementação é responsável por elevar a qualidade dos processos, a retenção e a satisfação dos clientes.

Dessa forma, ter uma pessoa para liderar projetos e estabelecer o Six Sigma na empresa é essencial para a padronização de processos e redução de custos.

Confira a seguir cinco passos que um líder deve realizar para implementar a metodologia Lean Six Sigma no seu negócio:

1. Entenda a estratégia do seu negócio

Para ter sucesso com a Liderança Lean Seis Sigma dentro da empresa, é  preciso estabelecer um link direto com a sua estratégia. A estratégia precisa ser desdobrada, estar clara e permear todos os níveis da organização.

Algumas técnicas podem ajudar no desdobramento de metas, como é o caso da Hoshin Kanri e do Balanced Scorecard, por exemplo. Tendo esta visão clara, fica muito mais fácil de entender quais resultados e quais projetos de melhoria são prioridade para o seu negócio.

O programa Lean Six Sigma só será valorizado e terá vida longa se ele estiver focado em buscar resultados de melhoria contínua alinhados com a estratégia.

Cada negócio tem a sua estratégia. E mais importante, ela muda de acordo com o mercado e com aquilo que os acionistas acreditam. O desdobramento da estratégia é a bússola que direciona todos os movimentos do seu negócio, principalmente a tomada de decisões.

Na era digital, onde a informação tem uma velocidade cada vez maior, estratégias desenhadas para ouvir o cliente vêm ganhando força. Algumas vezes, novos modelos de negócio nascem desse tipo de discussão.

Portanto, mais uma vez, o líder precisa ter uma visão 360 graus e não considerar somente o custo como alvo.

2. Conquiste o apoio da alta gestão

Por que falar de estratégia? Por que o programa Lean Six Sigma é “Top Down”. Se ele não ajudar a resolver as dores do seu negócio, você não terá apoio da alta gestão.

Sem esse “patrocínio”, você dificilmente terá recursos disponíveis. São recursos primordiais: pessoas dedicadas e treinadas, orçamento financeiro disponível e principalmente tempo.

Uma boa abertura, com técnicas de gestão de projetos, focada nas dores que precisam ser remediadas, terá sem dúvida, maiores chances de conquistar aliados de peso para o seu programa Lean Six Sigma.

Dentro do ciclo DMAIC, o D de Definição é fundamental nesta etapa. Escopo e metas claras, além de uma boa escuta na “voz do cliente” podem fazer total diferença.

Tentar liderar a implantação de um programa Lean Seis Sigma sem apoio de patrocinadores fortes é como dar um tiro de 100 metros ou de 200 metros para correr uma maratona. Você sai na frente, cansa rápido e logo será ultrapassado.

Da mesma forma, no mundo corporativo você começa bem, consegue dar a largada e reúne um grupo engajado, mas logo aparecem obstáculos, outras prioridades, mudanças de área e, assim, o programa ficará para trás.

Um projeto é como um tiro curto. Já o programa é um tiro bem mais longo. Envolve cultura e transformação. Deve ser um legado. Mesmo que as pessoas mudem, ele se mantém.

Por isso, esse líder é tratado como um grande transformador dos processos.

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3. Preocupe-se com a gestão

Cronograma, prazos, responsáveis, plano de ação e comunicação eficaz são palavras-chave na gestão de projetos. E na liderança Lean Seis Sigma não é diferente.

Uma governança de reuniões, reportes, papéis e responsabilidades bem estabelecidos são chave para fazer o “bonde” andar. Decisões importantes, correções de rota e pedidos de ajuda devem ser tratados em fóruns desta governança.

Um ponto crucial da gestão é a disciplina na execução das tarefas. Lidere pelo exemplo, cumprindo com os combinados sendo colaborativo, mas também não tenha receio de cobrar quando deve.

Também evite comportamentos e ações como: chegar atrasado, só delegar e colocar ações para os outros, não ouvir e só criticar. Lembre-se: toda a construção depende de uma boa gestão.

4. Saiba por onde começar

Pessoas

Sim, você precisará formar um time. Um time ideal é formado por pessoas que conhecem o processo (especialistas), pessoas que conhecem do processo anterior (fornecedores) e pessoas que recebem o produto ou serviço (clientes).

Com isso é possível ter uma visão mais ampla da cadeia. Vale um ponto de atenção aqui 🡪 No mundo real, as pessoas nem sempre estarão disponíveis. Planejamento para lidar com imprevistos e negociação para montar uma agenda factível são fundamentais.

Local

Escolha uma área piloto, com fronteiras bem definidas, principalmente se você faz parte de uma organização muito grande. É menos complexo, tem menos variáveis e você consegue ter resultados mais rápidos. O conceito de prototipagem se aplica muito bem aqui.

Teste em um escopo menor, valide a solução e depois replique para o todo. Falhas e erros podem acontecer e neste caso é muito mais rápido e menos custoso corrigir em um ambiente menor e com menos variáveis.

5. Defina quais ferramentas aplicar

“Comece pelo 5S”. Será? Nem sempre. Não há receita de bolo aqui. Planeje, converse com as pessoas e vá até o “gemba” para validar e entender o processo.

O 5S é pode ser um bom remédio, mas muitas vezes não é o mais eficaz para aquilo que você procura resolver. Focando naquilo que irá trazer resultados, financeiros ou não, é possível desenhar o “seu” programa Lean Six Sigma.

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Alexandre Brum

Alexandre Brum

Graduado em Engenharia Mecatrônica pela PUC-PR e pós-graduado em Gestão da Produção pela FAE Business School. Atua há 20 anos na área de Operações Industriais em empresas nacionais e multinacionais de grande porte dos segmentos médico, cosmético, alimentício e automotivo. Grande experiência em gestão de fábrica, gestão de manutenção, gestão de projetos e melhoria contínua com inúmeros projetos e treinamentos realizados. É Black Belt em Lean Six Sigma e APICS – CPIM: Certified in Production and Inventory Management.

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