O que é ter uma boa liderança liberal?
Quais são as características de um bom líder liberal?
Como ser um líder liberal  de sucesso?
Dica de Ouro!

Veja como desenvolver autonomia na sua empresa por meio da liderança liberal

Descubra como um líder pode melhorar os seus resultados ao descentralizar as decisões do seu negócio, e confiar na sua equipe

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Veja como desenvolver autonomia na sua empresa por meio da liderança liberal

Cada vez mais, a imagem do chefe absoluto (e às vezes até carrasco) que toma as decisões da empresa de maneira unilateral sem ouvir a opinião dos funcionários, vem dando espaço para o estilo de liderança liberal.

Com a evolução das tecnologias e processos produtivos, os modelos de gestão não permaneceram estáticos. Assim, especialmente em empresas mais modernas, é comum encontrar líderes bem diferentes das empresas tradicionais.

Nesse sentido, um bom líder liberalé capaz de alcançar resultados melhores de maneira mais eficiente. No entanto, é importante entender bem os princípios para que a empresa não perca o seu rumo.

Diante disso, quer entender melhor sobre o tema? Então nos acompanhe, pois, hoje vamos falar sobre liderança liberal:

  • O que é ter uma boa liderança liberal?
  • Quais são as características de um bom líder liberal?
  • Como ser um líder liberal  de sucesso?

O que é ter uma boa liderança liberal?

A liderança liberal é um modelo de liderança que promove a liberdade individual, ou dos grupos responsáveis, na tomada de decisões.

Assim, o termo também é conhecido como liderança Lasseiz-faire, originado da expressão francesa “laissez faire, laissez aller, laissez passer”, que significa “deixai fazer, deixai ir, deixai passar”, se referindo ao sistema econômico liberal.

Dessa forma, ter uma boaliderança liberalsignifica garantir que a sua equipe consiga se desenvolver com as próprias decisões, fornecendo apoio quando solicitado, e contribuindo com um ambiente que promova o desenvolvimento.

Nesse sentido, um dos primeiros estudiosos a classificar os modelos de liderança foi o psicólogo alemão Kurt Lewin, que dividiu os estilos em:

  • Autocrático;
  • Democrático;
  • Liberal.

Independente do modelo de liderança, a algo que é imprescindível para todos os líderes, a Inteligência Emocional.

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

Quais são as características de um bom líder liberal?

Uma vez entendido o que significa ter uma boa liderança liberal, o próximo passo é conhecer quais são as características de um bom líder liberal. Afinal, como diferenciar esse modelo das outras formas de liderança?

Assim, se você deseja descobrir, confira abaixo as principais características de um bom líder liberal:

Segue uma filosofia de não intervenção (hands-off)

O princípio base da liderança liberalé uma abordagem com intervenção mínima por parte do líder, que deve dar autonomia para os grupos ou indivíduos desenvolverem as suas próprias decisões.

Desse modo, o papel do líder é se apresentar disposto para auxiliar no que for preciso, além de garantir condições que permitam que as equipes possam tomar as melhores decisões, mas sem de fato intervir na mesma (confiando que elas resolvam os problemas por conta própria).

Confia às equipes as tomadas de decisões

Outra característica fundamental de uma boa liderança liberalé que as decisões são tomadas pelos indivíduos ou equipes responsáveis por elas, e não pelo líder.

Assim, ainda que o gestor normalmente seja o responsável por estabelecer os valores e visões de longo prazo para a empresa, ele deve confiar que as suas equipes irão tomar as melhores decisões.

Assume a responsabilidade

Essa última característica é também uma das mais difíceis de se entender e aplicar. Afinal, como assumir a responsabilidade de decisões tomadas por outras pessoas?

Apesar de garantir que as equipes funcionem de maneira autônoma, é também de responsabilidade do bom líder liberala formação de equipes qualificadas para o projeto que será designado.

Entretanto, como em qualquer outra modalidade de liderança, os funcionários não são isentos da culpa pelos seus erros. É uma característica fundamental da liderança liberala criação mecanismos que promovam o aprendizado a partir dos erros (que devem ser mínimos).

Como ser um líder liberal  de sucesso?

Agora que você já entendeu as vantagens que uma liderança liberalpode gerar, chegou a hora de aprender a como se tornar um líder liberal de sucesso. Afinal, não é porque esse estilo de liderança promove a autonomia que sua execução é fácil.

Por isso, separamos para você os principais passos que devem ser seguidos para se tornar um líder liberal de sucesso. Acompanhe abaixo:

Garanta a formação de equipes bem preparadas

Essa é sem dúvida uma das principais atribuições de um líder liberal, pois só é possível delegar e confiar nas decisões das suas equipes se elas estiverem bem preparadas.

Isso não significa que você não deve contratar funcionários menos experientes, mas sim que, especialmente se esse for o caso, é de sua responsabilidade garantir treinamentos e um ambiente propício para o desenvolvimento do mesmo.

Além disso, é preciso entender que o ideal é sempre confiar a tomada de decisão a membros experientes. Dessa forma, para liderar uma equipe pouco preparada é mais indicado utilizar outro estilo de liderança (pois, ainda que bem intencionada, os membros não estarão aptos para tomar as melhores decisões).

Acompanhe de perto o desempenho dos grupos

Um ponto importante da liderança liberal é que, apesar de se basear no modelo hands-off, é fundamental que o líder acompanhe de perto a performance de cada uma das equipes.

Apenas ao analisar e entender o desempenho de cada grupo se torna possível melhorar a sua estratégia de gestão, formando novas equipes ou contratando pessoas mais experientes quando necessário.

Forneça feedbacks para os grupos

Por fim, a última dica que separamos para que você se torne um líder liberalde sucesso trata da comunicação com os grupos. Nesse sentido, você deve consistentemente fornecer feedbacks para cada membro da equipe.

É necessário entender que dar feedbacks com frequência para os grupos não significa influenciar nas tomadas de decisões dos mesmos. Na verdade, é preciso garantir que todas as equipes estejam alinhadas umas com as outras, e também com o planejamento da empresa como um todo.

Dessa forma, um bom líder liberalfornece às equipes as informações necessárias para que elas consigam desenvolver suas atividades da melhor maneira, dado a situação atual do negócio.

Assim, um grande desafio é conseguir acompanhar e fornecer feedbacks para os seus times, mas sem interferir no processo de decisões. Nesse caso, as 3 dicas são complementares, pois o que permite que isso ocorra é a confiança de que funcionários qualificados irão desempenhar com sucesso os seus objetivos.

E aí? Se sente mais preparado para desenvolver sua postura como um líder liberal? Então siga o blog Voitto, para ficar por dentro de notícias e artigos que te ajudarão a ser o profissional que sempre quis. Além disso, assine nossa newsletter abaixo e nos siga no Google News para não ficar por fora de nada!

Mas antes, confira essa super dica!

Dica de Ouro!

Atualmente, os líderes precisam sobreviver a um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo como o mercado. Isso porque as empresas necessitam de certas competências e habilidades organizacionais diferentes daquelas que traziam sucesso antigamente.

Tendo isso em mente, você se considera preparado para os desafios da liderança?

Caso sua resposta seja não, fique tranquilo porque preparamos uma super qualificação pra você! Sendo assim, o curso de Liderança para Gestores  irá te preparar para conduzir equipes rumo ao alto desempenho através de uma cultura forte, alinhada a estratégia da organização, ao perfil dos membros e ao contexto de mercado, tudo isso embasado pelos principais best-sellers sobre liderança.

Imperdível, não é mesmo? Inscreva-se agora no nosso curso de Liderança para Gestorese se torne um líder de alta performance!!

Liderança para Gestores

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Liderança Para Gestores

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.