Calma, hora de se especializar!
1. O Discurso do Rei (2010)
2. O Homem que Mudou o Jogo (2011)
3. Steve Jobs (2015)
4. 300 (2006)
5. Fome de Poder (2016)
6. A procura da felicidade (2006)
7. Coach Carter - Treino para a Vida (2005)
8. O Irlandês (2019)
9. O Diabo Veste Prada (2009)
Gostaria de ser líder ainda melhor?

Conheça a lista de filmes sobre liderança que são verdadeiras lições de gestão!

Com essa lista dos principais filmes sobre liderança, você conseguirá empreender e gerenciar com mais confiança e tomar decisões mais assertivas para o seu negócio!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça a lista de filmes sobre liderança que são verdadeiras lições de gestão!

Você que procura inspiração para liderar, já pensou como os filmes sobre liderança podem mudar sua vida? A maioria das vezes assistimos filmes pensando apenas em nos entreter, mas acredite, se você colocar um pouquinho de olhar crítico pode tirar lições valiosas de liderança para desenvolver a sua capacidade de gestão.

Então, sente no sofá e acompanhe a lista de filmes para líderes com mensagens e histórias para você se inspirar e desenvolver características chave para se tornar um bom líder.

Vem com a gente!

Calma, hora de se especializar!

A Voitto preparou especialmente para você um material super rico para que a sua evolução profissional seja constante e para que você seja um líder presente e eficaz nos seus negócios. Baixe o ebook gratuito de 5 Práticas Exemplares de Liderança.


Todos nós conhecemos exemplos de líderes de sucesso em nossa sociedade, mas podemos nos perguntar: será que todos eles possuem características em comum? Trabalham da mesma forma? Barry Posner e James Kouzes, após anos de entrevista e análise de líderes altamente eficazes, perceberam a existência de algumas práticas em comum entre esses gestores.


Assim, chegou-se à conclusão de que existem cinco práticas básicas adotadas por grandes líderes no mundo.  Além disso, é possível perceber ações concretas que podem ser utilizadas no seu dia-a-dia para melhorar sua atuação como líder e, consequentemente, o resultado de sua equipe.

5 práticas exemplares de liderança

1. O Discurso do Rei (2010)

O discurso do Rei


Para começar nossa lista de filmes para líderes, imagine um líder com problemas em relação a fluência da fala. Isso mesmo, o filme "O discurso do rei" apresenta a narrativa de George (Colin Firth), um jovem aspirante a coroa britânica gago e que enfrenta dificuldades em fazer seus discursos.

Com a ajuda de Lionel Logue (Geoffrey Rush) um fonoaudiólogo com métodos nada ortodoxos, George enfrenta suas dificuldades de fluência para assumir a coroa.

Uma das virtudes de um líder é comunicar-se de maneira clara e efetiva, sendo assim, "O discurso do rei" é um título indispensável para líderes que procuram melhorar sua forma de se expressar.

2. O Homem que Mudou o Jogo (2011)

Sabe aqueles filmes clichês narrativos de esportes no qual o treinador inspira todos por meio do discurso?

Pois é, nesse filme que mostra trabalho em equipe, o ator Brad Pitt interpreta o personagem Billy Beane o manager de um time de baseball de baixo orçamento que procura meios de elevar o padrão da sua equipe e encontra uma saída na análise estatística auxiliado por Peter Brand (Jonah Hill).

Curiosidade para leitores do nosso blog que existe um livro que relaciona estatística de Tennis com Seis Sigma.

Características de liderança: análise crítica.

A principal característica do filme é quebrar o paradigma de que a motivação é fator exclusivo para o sucesso e sim que além das questões motivacionais a análise de dados pode ajudar a tomada de decisões rumo ao sucesso.

Para um líder é necessário se basear em fatos e análises críticas de dados para tomar decisões. Isso diz respeito, de forma geral e identificar problemas e buscar soluções com o argumento certo, visando a resolução dos mesmos.

3. Steve Jobs (2015)

Steve Jobs


Dá para falar sobre filmes de liderança e não citar essa biografia?

Steve Jobs dispensa apresentações, neste filme onde é interpretado por Michael Fassbender são retratados três momentos que impactaram na carreira do principal líder da Apple.

A vida pessoal também não é deixada de lado e serve para mostrar um pouco mais da personalidade do protagonista.

O fundador da Apple está longe de ser um exemplo de relacionamento com pessoas, mesmo assim conseguiu fazer com que sua equipe produzisse de forma incrível. O filme tem lições importantes sobre a forma disruptiva de Jobs liderar.

Além disso, nota-se em vários momentos como a visão de Steve Jobs influenciava os demais e isso tornava a empresa a frente de seu tempo.

4. 300 (2006)

300


Chegando na nossa quarta posição na lista de filmes para líderes trazemos alguém que foca no trabalho de equipe e lidera pelo exemplo.

Na Grécia antiga o rei de Esparta Leônidas (Gerard Butler), recebe uma mensagem com um convite persa para se render ao gigante exército do rei Xerxes (Rodrigo Santoro).

Impedido de levar todo o exército espartano por um aviso dos deuses, Leônidas resolve somente levar 300 guerreiros para enfrentar o numeroso contingente persa.

Característica de liderança: trabalhar em grupo.

Afinal, porque 300 está numa lista de filmes que falam de liderança? O filme é uma clara definição de liderança moderna na qual o rei Leônidas fica com seus guerreiros lado a lado no front de batalha. Além de demonstrar extremo trabalho em equipe com suas táticas de batalha.

O trabalho de equipe do time fez o exército espartano derrotar milhares de persas, mesmo estando em total desvantagem, isso só foi possível devido ao treinamento, cumplicidade e execução dos soldados como um todo.

5. Fome de Poder (2016)

Estrelando a quinta posição de filmes para líderes trazemos "Fome de Poder" que conta a história de Ray Kroc (Michael Keaton), representante de máquinas de milk shake mal sucedido, mas que possuía forte mentalidade empreendedora.

Durante uma venda, nota uma lanchonete no sul da Califórnia que era diferente de tudo que já havia visto. A partir disso ele começa a se articular com os irmãos MCDonald&rsquos até virar o dono da famosa marca e rede de lanchonetes.

Característica de liderança: reinvenção.

Apesar da polêmica por trás dessa história, Ray Kroc nos ensina que nunca é tarde para ter sucesso. Quando decidiu expandir os negócios ele tinha 52 anos e não pensava em fazer fortuna e ser milionário, e só foi ser dono depois de 7 anos.

A história da rede McDonald&rsquos é recheada de lições de liderança, mas principalmente é incrível notar a capacidade de Ray Kroc de se reinventar como líder e descobrir novos caminhos para si e seu negócio.

6. A procura da felicidade (2006)

A Procura da Felicidade


Chris Gardner (Will Smith) é um pai solteiro que enfrenta diversas dificuldades financeiras, usando sua habilidade de persuasão ele consegue uma vaga de estágio não remunerado, mas que pode lhe gerar um cargo de executivo, mesmo tendo que se sacrificar para isso.

Característica de liderança: networking.

Um filme muito emocionante pelas dificuldades enfrentadas pelo protagonista, em que podemos extrair a importância de se ter uma paciência para que seu trabalho seja reconhecido.

7. Coach Carter - Treino para a Vida (2005)

Um clássico quando se trata de liderança e que não poderia ficar de fora dessa lista de filmes para líderes, "Coach Carter" conta a história de um técnico de basquete que volta para a sua antiga escola na periferia da cidade e tem o desafio de treinar uma equipe cheia de problemas pessoais e externos.

Para superar essas dificuldades o personagem impõe um rígido contrato de bons comportamentos, mas que transforma os resultados para a equipe.

Característica de liderança: disciplina.

O filme demonstra como a liderança do técnico transforma a vida dos jovens, com a ação de alinhar as expectativas da equipe por meio de regras básicas de comportamento e desempenho acadêmico.

8. O Irlandês (2019)

O filme mais recente da lista de filme para líderes, conta a história de Frank Sheeran (Robert De Niro) um veterano de guerra que em meio ao trabalho como caminhoneiro, conhece Russel Buffalino (Joe Pesci) um dos chefes da máfia local e que se torna um assassino de aluguel.

Característica de liderança: tomada de decisões.

Ao longo de suas três horas e meia o filme fala sobre escolhas e como elas impactam na vida de um líder, o protagonista é colocado em diversas situações complicadas e usa da lealdade para tomar suas decisões. Se você tem dificuldade de tomar decisões não pode perder esse filme.

9. O Diabo Veste Prada (2009)

O Diabo Veste Prada


Por último, mas não menos importante, "O diabo veste Prada" conta a história de Andrea Sachs (Anne Hathaway) uma recém-formada em jornalismo que consegue um trabalho de assistente em uma das mais importantes revistas de moda de Nova York. Porém logo se depara com sua chefe Miranda Priestly (Meryl Streep) uma diabólica executiva que faz de tudo para mostrar sua autoridade.

Característica de liderança: liderança autoritária.

A comédia brinca principalmente com a liderança de Miranda que mostra muitas das falhas que um líder não deve cometer, como autoritarismo e extrema exigência. Por outro lado, temos a Andrea uma profissional com potencial e resiliência que se submete aos caprichos de sua chefe e aprende com cada situação imposta. Então essa é uma recomendação sobre o que não fazer com os seus subordinados.

Se você gostou desse tema, não deixe de conferir o nosso artigo de séries para líderes. É só clicar no link: "7 séries para líderes na Netflix".

Gostaria de ser líder ainda melhor?

Com essa lista de filmes para líderes você vai conseguir definir de vez o seu conceito de liderança e vai ter ainda mais vontade de crescer profissionalmente.

Quer saber como você pode transformar a sua maneira de lidar com pessoas, se tornando um líder de alta performance?
Tem uma coisa que eu posso te afirmar: os principais líderes que você já teve tem algumas características similares. Para você entender quais são elas e como desenvolvê-las, o eBook Guia prático para ser um líder de alta performance será seu aliado.

Conheça nesse material as principais qualidades de um líder e 5 práticas exemplares de liderança. E aprenda de vez que a liderança não é um "traço" e, sim, uma "ação". Aproveite essa oportunidade, clique e baixe agora!

Guia prático para ser um líder de alta performance

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

teste lider e chefe

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Líder E Chefe

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.